Home»Artigos de Foto e Vídeo»Como fotografar eventos? Veja essas dicas para mandar bem!

Como fotografar eventos? Veja essas dicas para mandar bem!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Você tem dúvida sobre como fotografar eventos, independente do tipo de comemoração? Então saiba que não é o único. O segmento de eventos é um dos maiores atrativos para os fotógrafos, pois tem oportunidades de trabalho de sobra e as remunerações são elevadas, na maioria das vezes.

Por esse motivo, muitos fotógrafos iniciantes se aventuram nesse estilo fotográfico para criar uma carreira e ganhar dinheiro com a fotografia. Mas é preciso muito cuidado, preparo e atenção para fotografar eventos com qualidade e ser reconhecido.

O mercado é amplo e tem muitas oportunidades, sim. Mas, poucos conseguem se destacar e realmente ganhar uma posição de destaque nele. Você quer chegar a este nível?

Então veja neste post como fotografar eventos e dicas para tornar o seu trabalho mais fácil, eficaz e produtivo. Acompanhe essas dicas e melhore as suas chances de ter sucesso nesse mercado tão promissor e requisitado. Confira!

Crie um escopo do evento

A primeira dica de todas é se planejar para fotografar o evento e colocar tudo no papel. O que você precisa fazer na comemoração? Quem são as pessoas mais importantes? Que ocasiões importantes ocorrerão nessa data?

Essas são algumas perguntas a responder se você quer aprender como fotografar eventos. Garanta que você sabe tudo sobre a comemoração para preparar-se o máximo possível e aproveitar assim todas as capturas.

Converse com o contratante ou os responsáveis do evento alguns dias antes também. Procure descobrir o que eles esperam das fotos, quais as partes que querem que você foque na hora de fotografar e assim por diante.

Durante o evento, as coisas costumam ficar muito corridas e agitadas. Ter um escopo, ou um planejamento completo de suas tarefas, ajuda a se manter tranquilo e não esquecer nada durante a comemoração.

Atenção aos equipamentos

Como fotografar eventos? Veja essas dicas para mandar bem!

Os equipamentos fotográficos são suas ferramentas de trabalho e, por isso, merecem total atenção no planejamento e durante o evento.

Tudo começa com a seleção dos equipamentos que pretende levar ao evento. Faça uma lista das ferramentas que vai precisar, levando sempre em conta o tipo de evento e o estilo das imagens que serão capturadas.

Depois disso procure levar uma bolsa ou colete de fotógrafo, assim fica mais fácil carregar seus equipamentos de um lado para outro. Com certeza você não quer esquecer nada espalhado pelo salão e permitir que uma lente cara pare em mãos erradas, não é mesmo? Da mesma forma, imagine o tempo perdido para encontrar os acessórios caso os deixe espalhados por aí.

Leve os seus equipamentos e acessórios o tempo todo com você, ou então procure um local fixo e seguro para deixá-los. Deste modo, caso precise de alguma coisa, sempre saberá onde procurar e qual foi o local que as deixou.

Leve alguns ajudantes

Essa é uma dica que depende do tipo do evento e da proporção da comemoração, é claro. Mas, via de regra, sempre é necessário ter ao menos um ajudante na hora de fotografar eventos.

Isso porque é quase impossível para um único profissional cobrir todo o local, as comemorações, momentos importantes, convidados, entre outros detalhes. Então é melhor levar um ajudante ou dois para não deixar nada passar batido.

Você pode levar um auxiliar de fotógrafo, que geralmente cuida dos equipamentos e dá suporte na captura das fotos. Mas também não deixe de considerar fazer parcerias com outros fotógrafos profissionais, pois eles podem atuar como segundo ou terceiro fotógrafo durante o evento.

Com a sua equipe definida, divida as tarefas e deixe claro o que cada um deve fazer na festa. Liste os tipos de fotos que cada um deve registrar, áreas do evento que deve cobrir etc. Assim cada profissional pode deixar uma configuração travada na câmera, como o tipo de lente e a abertura, facilitando na hora de fazer as imagens. Imagine o tempo que vocês vão economizar deixando de trocar as lentes a todo o momento.

Seja simpático e gentil

Como fotografar eventos? Veja essas dicas para mandar bem!

Essa é uma característica essencial de qualquer fotógrafo de eventos. Tenha em mente que os convidados têm um motivo para estar nesse evento e, na maioria das vezes, isso não inclui ficar pousando para fotos o tempo todo.

Sendo assim, seja educado, gentil e simpático o tempo todo. Peça licença para fazer imagens das pessoas, veja se não há problemas em fotografá-las e sempre se mostre disponível para fazer fotos específicas, pois é comum que surja essa necessidade durante a comemoração.

Aqui é importante ter muita paciência e jogo de cintura também. Pois, em alguns eventos, acabamos nos deparando com convidados um pouco folgados, que querem a atenção só para si ou ficam atrás de você o tempo todo. Por mais que isso seja muito chato, tente explicar à pessoa que você precisa cobrir o restante do evento e seja cordial ao falar isso.

Afinal de contas, você com certeza não quer arranjar problemas com nenhum convidado e acabar perdendo o contrato com seu cliente, não é? Além disso, os convidados de hoje podem muito bem ser os organizadores de eventos amanhã e o contratar, se gostarem de seu trabalho.

Estude bastante e diferentes estilos

O estudo é importante para qualquer fotógrafo, mas quando falamos em como fotografar eventos é ainda mais essencial. E o motivo para isso é simples: você precisa ter conhecimento de diversas áreas, estilos fotográficos, técnicas e informações gerais.

A fotografia de eventos é uma das mais exigentes no ramo fotográfico e isso se aplica aos seus conhecimentos também. Portanto, não tenha preguiça em estudar e renovar os seus conhecimentos sempre que possível.

Procure cursos, workshops e palestras sobre o tipo de eventos que costuma fotografar para obter novos aprendizados. Aproveite essas oportunidades para se familiarizar com o público que frequenta esses locais, fazer networking e se inteirar das necessidades do mercado. Essa é a melhor forma de especializar-se em fotografia de eventos e ir mais longe.

Depois de ver essas dicas ficou mais fácil se tornar um fotógrafo de eventos de sucesso, não é mesmo? Então as coloque em prática e mãos à obra. Aproveite e compartilhe as suas expectativas em relação ao mercado abaixo e troque experiências com outros leitores.

Comente

Post anterior

O mercado é lugar de compras e de fotos bizarras

Próximo post

Quatro destinos incríveis de praia desconhecidos do grande público

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania