Como tirar Foto de Cachorro? Veja essas 5 Dicas Essenciais!

2 7.816

Aprender como tirar foto de cachorro é o sonho da maioria dos fotógrafos pet. Isso porque o número de cães adotados por famílias só cresce anualmente, o que aumenta as oportunidades de trabalho para você.

Além disso, os cães são modelos perfeitos para qualquer tipo de foto. São animais bonitos, alguns extremamente diferentes, possuem uma simpatia natural e adoram interagir com os seres humanos. Coisas que transformam esses pets em temas favoritos de fotografias, rendendo a eles ensaios específicos e até álbuns de fotos completos.

Por isso, veja neste post 5 dicas essenciais sobre como tirar foto de cachorro e impressionar os tutores do pet. Acompanhe essas sugestões e crie fotos impressionantes para ilustrar o álbum de seus clientes. Confira!

1. A iluminação e o plano de fundo

O primeiro passo é a escolha da iluminação e do plano de fundo da foto. Ambos devem ser suaves e não “apagarem” o protagonista da foto, o cão. Portanto, não exagere com planos de fundos muito coloridos e de diversas tonalidades.

Ainda em relação ao plano de fundo, tome cuidado com o agito do local escolhido para fazer o ensaio fotográfico de cachorro. Se o ambiente for muito agitado o animal não ficará a vontade e quieto, o que pode dificultar na hora dos registros.

Já a iluminação, você já sabe que ela é a parte mais importante da fotografia e na hora de tirar foto de cachorro não poderia ser diferente. Tenha atenção total aos focos de luz que escolheu para que não fique muito claro e nem muito escuro.

As dicas para uma boa iluminação nesse ensaio são:

  • Evite tirar fotos ao ar livre com o sol a pico;
  • Prefira que o cão fique na sombra para não bagunçar a exposição da foto;
  • Os dias nublados são melhores para fotos externas;
  • Antes do nascer e pôr do sol, meia hora antes aproximadamente, é perfeito para contar com uma luz mais suave e difusa;
  • Procure não usar o flash da câmera, pois deixa a imagem muito clara;
  • Aproveite janelas, portas e outras aberturas para a entrada de luz natural quando for fotografar em ambiente interno;
  • Se não tiver como usar a luz natural, escolha focos profissionais e equilibre bem o ambiente. Isso vai reduzir o seu trabalho no pós-processamento.

2. Mantenha o foco no cachorro

Como tirar foto de cachorro? Veja essas 5 dicas essenciais!

Essa é uma dica muito importante para quem deseja aprender como tirar foto de cachorro. O cão é o astro principal da foto e por isso o fotógrafo deve ter foco total no animal. E não estou dizendo apenas do foco da câmera não, os olhos do profissional devem ficar atentos a tudo o que o pet fizer.

A atenção extrema a esses animais é muito importante para um ensaio pet de sucesso. Isso porque você nunca sabe quando uma foto extraordinária vai surgir e muito menos qual será a próxima pose do cãozinho. Sendo assim, é melhor ficar atento para não perder nada e fazer fotos mais espontâneas.

Outra coisa a se levar em mente é a paciência e tempo disponível para o registro. Os cachorros não são tão receptivos quanto as pessoas. Logo as fotos que você imaginou podem simplesmente não saírem hoje e está tudo bem.

Tenha paciência acima de tudo e volte a tentar dentro de algum tempo para ver se consegue registrar a imagem que tanto quer. No entanto, cuidado para não estressar demais o cãozinho e acabar com todo o ensaio.

Se puder contar com o auxílio do dono nessa hora, e for ajudar, inclua ele no planejamento das fotos e nas capturas. Mas tenha em mente que alguns donos atrapalham mais que ajudam, pois ficam muito preocupados ou tensos, o que acaba afetando o seu “modelo” também. Converse com o cliente e procure descobrir se ele pode ajudar ou não.

3. Não esqueça dos acessórios

Falar sobre como tirar foto de cachorro sem mencionar os acessórios é impossível. As redes sociais estão cheias de imagens simpáticas e muito divertidas destes animais com uma variedade de acessórios e composições.

É provável que seu cliente já tenha visto algumas fotos assim e já tenha algumas ideias para o ensaio de cachorro. Converse com ele antes para reunir as ideias e ver o que é possível adicionar na sessão.

Contudo, não esqueça de usar os brinquedos favoritos do cãozinho na foto também. O comportamento dos pets fica melhor quando eles estão na companhia de objetos que conhecem e em lugares de afinidade. Portanto, explore isso a favor de suas fotos.

4. Crie um vínculo com o pet

Como tirar foto de cachorro? Veja essas 5 dicas essenciais!

Outra dica importante sobre como tirar foto de cachorro é o vínculo entre o fotógrafo e o pet, isso é essencial para o andamento do ensaio. É claro que você precisa gostar destes animais, mas provavelmente você gosta se não de que adiantaria aprender sobre esse ensaio, não é?

O fato, no entanto, é que você precisa criar um vínculo de confiança e parceria com o cão. Aqui vale usar todas as técnicas de adestramento possível, então estude sobre elas para entender pelo menos o básico e usar em suas sessões.

Basicamente brinque com o cão antes do ensaio, vá acostumando ele a sua presença e da câmera fotográfica também. E não deixe de usar petiscos e outras recompensas para incentivar os comportamentos que você quer nas fotos. Mas lembre-se de pedir a permissão do tutor antes, pois nem todos gostam de tirar o seu cãozinho da dieta.

5. Edite as fotos, mas não muito!

Por último, não deixe de fazer pequenas edições nas fotos de cachorro antes de enviar para o cliente e montar o álbum. Mas tenha em mente que não é preciso tanto processamento assim, como acontece com fotos de pessoas.

O máximo que você vai precisar fazer é corrigir a iluminação, contraste e alguns balanços na fotografia. Afinal a maior graça das fotos de cachorro é a naturalidade que elas transmitem e as capturas espontâneas, não é mesmo?

Se você exagerar demais no processamento pode acabar com a foto e deixá-la muito artificial. E pode apostar que seu cliente não vai gostar de uma imagem fria e fora da realidade no book do seu cachorro. Então, tome cuidado com os exageros.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] um abajur para ajudar. Coloque a luz sempre a favor do pet e não contra ele (por trás). Ou seja, dê preferencia para bons equipamentos na hora de fazer alguns clicks com o seu companheiro, pois faz muita […]

  2. […] Por isso, veja neste post 5 dicas essenciais sobre como tirar foto de cachorro e impressionar os Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.