Ensaio fotográfico com pessoas: como dirigir?

1 1.178

Não basta apenas tirar fotos com todas as técnicas aprendidas nos manuais. Em um ensaio fotográfico, o fotógrafo é o diretor, ele dirige a cena, os movimentos e os passos de quem está sendo fotografado. Por isso, fotografar pessoas é diferente de fotografar objetos. As pessoas precisam expressar emoções nas fotos, para comunicar através de detalhes, sorrisos, gestos e olhares a mensagem que a foto está passando. Para isso, o fotógrafo precisa deixa-la à vontade e não mecanizada como um objeto. Dirigir um ensaio fotográfico afetivo é expressar sensações que vão além da imagem.

Se você já fez um ensaio fotográfico com alguma pessoa ou um casal, provavelmente deve ter ouvido “o que eu faço?” quando apontou a câmera por alguns segundo para eles. Isso é normal, porque voltamos à consciência para o nosso corpo quando sabemos que alguém está nos observando. Nesse caso é uma câmera, com a lente fotográfica encarando-as nos olhos e a certeza de que todo movimento não passará despercebido.
Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos alguns erros e dicas para você lidar melhor com as situações mais comuns na hora de fotografar pessoas.

#Erro 01

A maioria dos fotógrafos olha mais para a câmera digital, para os ajustes e para o ambiente do que para a pessoa que está fotografando. A relação fotógrafo e fotografado é a mais importante. A espontaneidade do fotografado é mais importante do que a qualidade do ISO, do filtro ou da resolução. Se a pessoa não estiver à vontade, não piore a situação falando para ela agir naturalmente, isso só a deixará mais desconfortável e as fotos artificiais. Outro erro é falar para a pessoa fazer o que ela quiser, porque ela irá pensar em todos os possíveis gestos e expressões e não conseguirá transmitir nenhum naturalmente. Essa função é sua, fotógrafo! Faça fotos sem a pessoa perceber, fale que está só testando, comente algum assunto descontraído que a faça sorrir, seja espontâneo também!

#Erro 02

Provavelmente quem você estiver fotografando vai perguntar “que pose eu faço?”. O problema é que não existe pose pronta, você não pode alimentar o erro e dizer algum gesto mecânico, porque além de deixar a pessoa desconfortável, ela transmitirá isso na foto. Outro ponto negativo é que as “poses” são expressões intrínsecas das pessoas. Não adianta você montar uma cena perfeita, com a noiva deitada em um piano, o noivo tocando com o peito estufado, se essa não for a característica do casal. As pessoas precisam expressar-se independentes da pose, porque elas precisam se ver na foto. Então, a melhor solução é não encaixar as pessoas nas poses e sim as expressões naturais da pessoa na foto.

Reforçando: o que você não deve falar

– Não fale para a pessoa agir naturalmente
– Não fale “faça o que quiser”
– Não fale “finja que eu não estou aqui”. Até porque se você não estivesse ali, provavelmente ela também não estaria.
– Não peça para a pessoa sorrir. Em vez disso, faça com que ela sorria.
Agora vamos para o próximo passo, que é o que você pode fazer para as fotos e principalmente, a pessoa fotografada ficar mais a vontade em um ensaio fotográfico.

#Dica 01

Já falamos que quando você aponta a câmera, a pessoa toma consciência das expressões. Para evitar isso você pode distrair a pessoa. Por exemplo, se você estiver fotografando uma criança, peça para ela tentar subir em uma árvore e fotografe esse momento. No momento em que ela estiver distraída neste movimento, à espontaneidade virá à tona e você conseguirá uma foto criativa. Isso também vale para adultos, você pode pedir para eles fazerem algo comum a eles, como colher uma flor, pensar na resposta de uma charada, cantar a música favorita em câmera lenta, ou ser surpreendidos com uma piada contada pelo fotógrafo.

ensaio fotografico

#Dica 02

Peça para a pessoa fechar os olhos, sentir o vento, imaginar que está flutuando em flores em um jardim de algodão doce, que seja! O importante é abstrair, para provocar expressões verdadeiras e sinceras que serão transmitidas nas imagens. Sugerir essas situações é um ótimo passo para você começar a dirigir fotos com pessoas.

#Dica 03

Você pode pedir para a pessoa interagir com ela mesma ou com o ambiente, no meio dessa distração é que as fotos incríveis surgirão. Peça para ela acariciar o próprio cotovelo, o cabelo, uma flor ou árvore. O importante é que seja uma ação de ir até algo e fazer alguma coisa. Além disso, é fundamental você dar um feedback contínuo para a pessoa, como “isso, ficou muito legal”, “está ficando ótimas as fotos” e até mesmo mostrar algumas fotos na hora, para a pessoa ver o resultado e sentir confiança no seu trabalho.

ensaio fotografico

Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer em uma direção de fotografia com pessoas, exercite essas dicas no dia a dia e confira o resultado das suas fotos!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] em relação ao plano de fundo, tome cuidado com o agito do local escolhido para fazer o ensaio fotográfico de cachorro. Se o ambiente for muito agitado o animal não ficará a vontade e quieto, o que pode […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.