[ PESQUISA ] QUAL O FUTURO DA PROFISSÃO DE FOTÓGRAFO?

0 540

A Photo&Mídia lançou uma pesquisa em toda a sua rede de relacionamentos. Estamos falando de quase 25 mil fotógrafos em todo o Brasil.

Esta pesquisa tem o objetivo de coletar opiniões dos fotógrafos em relação o futuro de sua profissão.

Participe da pesquisa CLICANDO AQUI

QUAL O FUTURO DA PROFISSÃO DE FOTÓGRAFO?
[ PESQUISA ] QUAL O FUTURO DA PROFISSÃO DE FOTÓGRAFO?

É fato que a tecnologia está avançando de uma forma significativamente rápida. E esta mesma tecnologia está disponível a todas as pessoas, profissionais ou não. Celulares, tablets, câmeras digitais e tudo mais que uma pessoa comum pode adquirir e começar a comparar o custo-benefício de se contratar um fotógrafo para o seu evento. SIM! O cidadão que não compreende o valor artístico da fotografia tende a seguir esta linha de raciocínio, ainda mais quando os próprios fotógrafos divulgam as chamadas “promoções desesperadas”. Aí que o tiro no pé vira um tiro no peito.

Mas nem tudo é desespero, pois também é fato que ter uma boa câmera não transforma a pessoa comum em um fotógrafo profissional. Mas aí surge outra pergunta: Será que o fotógrafo profissional é profissional? Existem tantos por aí que acham que ter um cartão de visita, uma câmera e uma suposta “paixão” pela fotografia já os tornam profissionais.

A construção de um verdadeiro profissional da fotografia exige bem mais que isso.

Há quem diga que Fotografia é uma coisa e que Filmagem é outra. Ok! Tecnicamente sim, mas na prática, ambas são formas de registrar fases e acontecimentos. O segmento do vídeo (cinegrafia) vem ganhando um merecido espaço no mercado de reportagens sociais, pois a tecnologia está caminhando para isso. Veja a linha do tempo de suas redes sociais.

O segmento fotográfico conta hoje com duas certezas:
1 – Vai ter que se reiventar.
2 – O comum, o cliente faz.

E aí!… Você está preparado para o que vem por aí?

Participe da pesquisa CLICANDO AQUI

QUAL O FUTURO DA PROFISSÃO DE FOTÓGRAFO?

Esta pesquisa contará com duas fases. A primeira é a coleta de opiniões dos fotógrafos. A segunda é a coleta de opiniões da sociedade. Sinceramente imagino que o fotógrafo tem uma opinião diferente da opinião da sociedade.

Enfim, esta é apenas uma das muitas ações de conscientização da Photo&Midia sobre a importância da Valorização da Fotografia. Esta valorização não representa só a busca pela prática de valores mais justos, mas também, de um maior esclarecimento social sobre os atributos artísticos, culturais e até políticos que a fotografia pode oferecer à sociedade.

Este respeito já está sendo semeado entre os fotógrafos através da crescente oferta de qualificação profissional que estamos vivendo. Agora chegou a vez da sociedade compreender que ser fotógrafo, é ser artista.

Uma forte abraço a todos!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.