Home»Artigos de Foto e Vídeo»Como tirar fotos de produtos realmente atraentes?

Como tirar fotos de produtos realmente atraentes?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Aprender como tirar fotos de produtos é uma necessidade crescente nos últimos anos. Isso porque o comércio pela internet, também chamado de e-commerce, cresceu muito ultimamente.

Com esse avanço também surgiu a necessidade de fotos de qualidade, bonitas e atrativas para o consumidor. São verdadeiras ferramentas de vendas que cabe ao fotógrafo de produtos produzir e melhorá-las quando possível.

Veja neste post algumas dicas úteis sobre como tirar fotos de produtos realmente atraentes e que cumpram o seu objetivo. Acompanhe esses conselhos e profissionalize de vez a sua fotografado. Confira!

Conheça bem o produto!

Geralmente essa é uma dica que aparece muito em posts sobre vendas e dicas de como vender mais produtos. Entretanto, como o objetivo das fotos de produtos é vender, ela também é muito importante para o tema de hoje.

Procure conhecer a fundo o produto que será fotografado e busque responder as seguintes perguntas:

  • Para que ele serve?
  • Quem compra este tipo de produto?
  • Quais são os diferenciais desse produto em relação aos concorrentes?
  • Quais são as características essenciais desse produto?
  • Como ele foi fabricado?
  • De que materiais ele é feito?

Responder essas perguntas, e outras similares, vai ajudá-lo a saber o que precisa aparecer em sua foto e o que pode ser simplesmente cortado do quadro. Afinal de contas, quando você conhece todos os detalhes sobre o objeto, fica mais fácil entender o que precisa ser reforçado na imagem.

Crie um briefing com o cliente sobre o objeto a ser fotografado e tenha certeza que captou respostas suficientes para direcionar o seu trabalho.

Experimente diferentes ângulos!
Como tirar fotos de produtos realmente atraentes

Um produto é como uma pessoa, ele tem ângulos bons e ruins. Às vezes determinado tipo de luz ou perspectiva não valorizam a peça, enquanto uma composição totalmente diferente acaba sendo a chave para vender o produto.

Então não tenha pressa em entregar o job e se livrar da sessão de fotos de produtos. Posicione o objeto sobre a mesa fotográfica e vá fazendo vários testes. Cheque todos os ângulos possíveis do produto, as perspectivas, as configurações de luz e etc.

Você até pode usar algumas predefinições para a maioria dos seus projetos, como um tipo de iluminação padrão, mas tenha em mente que cada produto é único. Como tal, os ajustes para a fotografia de produtos também precisam ser personalizados para cada caso.

Aqui entra em cena o que a maioria dos fotógrafos adora: brincar com a cena e a composição e tirar muitas fotos. Depois selecione aquelas que trouxeram uma boa perspectiva e as reproduza novamente, desta vez com o ângulo e configuração já definidos.

Atenção especial à luz!

A luz, é sempre ela, não é mesmo?

Fotografia é luz e ponto final. Se você não dominá-la será impossível conseguir o resultado que você deseja em todas as suas imagens e com as fotos de produtos não é diferente.

Se você quer aprender como tirar fotos de produtos realmente atraentes, vai precisar se familiarizar com a luz e como ela influencia as suas imagens.

A melhor parte de tudo isso é que o tema da sua foto não reclama, não tem pressa e não se cansa. Isso quer dizer que você pode aproveitar todas as oportunidades para descobrir a iluminação perfeita para cada tipo de produto.

Além disso, esse tipo de foto geralmente é registrado dentro de um estúdio o que lhe dá ainda mais tempo e controle sobre a luminosidade.

Sendo assim, aproveite a fotografia de produtos para melhorar o seu aprendizado sobre a luz e faça todos os testes necessários. A cada trabalho você terá mais intimidade e controle sobre a iluminação, e as melhoras serão visíveis.

Preste atenção aos mínimos detalhes!
Como tirar fotos de produtos realmente atraentes

O que você precisa ter mente na hora de tirar fotos de produtos é que: o possível comprador deve experimentar o produto com os olhos, perceber suas características e sentir exatamente como se já possuísse o objeto.

Eu sei, não é fácil transmitir isso em uma única foto. No entanto, é exatamente isso que se espera de um fotógrafo de produtos.

Como tirar fotos de produtos e transmitir exatamente isso?

Preste atenção aos mínimos detalhes do objeto e tente reforça-los em sua imagem. As formas, linhas, logo, marca, profundidade, cores, tudo importa quando falamos de fotografia de produtos.

Portanto, não deixe passar nenhum detalhe.

Por outro lado, também não precisa exagerar. É preciso criar um meio termo, em que aparece na imagem apenas o essencial, aquilo que o potencial comprador realmente valoriza.

Daí a importância de conhecer quem compra esse objeto, o que vimos lá no primeiro tópico, lembra? Ao conhecer o potencial cliente, as perguntas que ele costuma fazer ao vendedor e suas dúvidas comuns, fica mais fácil decidir o que é importante transmitir na sua foto.

Conte uma história em sua imagem!

Aprender como tirar fotos de produtos não é só falar de ajuste da câmera fotográfica, lente da câmera e iluminação para foto. Esses pontos você provavelmente já conhece, afinal é um fotógrafo, não é mesmo?

Além disso, esses critérios técnicos serão os mesmos que em outros estilos fotográficos. Tudo o que você precisa fazer é ficar atento às condições do ambiente e escolher os melhores ajustes para sua câmera. É lógico que não é tão fácil assim, mas o teste ajuda a encontrar as configurações ideais.

O mais importante é afiar seu olhar fotográfico para conseguir despertar sentimentos e sensações no espectador da fotografia. Em alguns momentos, só existirá a foto para fazer a venda. É nessa hora que o seu trabalho mostrará todo o valor que ele tem.

Então crie uma história, e a história correta, na hora de tirar fotos de produtos. Com o tempo você mesmo criará seu próprio processo de criação e as técnicas que vão ajudá-lo a fazer isso.

Até lá, inspire-se em fotos de outros fotógrafos de produtos e profissionais que trabalham na fotografia comercial e de catálogo. São referências úteis para treinar o seu ponto de vista e conseguir ideias para suas imagens.

Você já sabe como tirar fotos de produtos e trabalha com isso? Aproveite e compartilhe suas próprias dicas e técnicas no campo de comentários abaixo!

Comente

Post anterior

Lente Rokinon 135mm f/2.0 ED UMC para Canon EF (135M-C) - Review

Próximo post

Fotografia Fake: Não caia em qualquer imagem que impressione

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania