Como usar a função HDR para fazer fotos com smartphone?

0 4.355

Pode parecer coisa recente, mas fazer fotografias em HDR já é coisa antiga. As primeiras imagens tiradas com esse recurso são de 1850, uma época em que, para chegar às fotos, os fotógrafos faziam manobras manuais com vários negativos de diferentes níveis de exposição de luz. Só assim era possível conseguir uma foto com todos os detalhes que o alcance da luz permite.

Mas o que é HDR?

É uma sigla para High Dynamic Range, ou Alto Alcance Dinâmico. As fotos que possuem esse recurso têm um contraste alto, ou seja, as regiões com mais luminosidade não ficam pálidas e claras e as mais escuras não ficam tão escondidas. Por isso que, nos primórdios da fotografia, essas imagens requeriam muito trabalho para combinar os diferentes negativos. Hoje em dia, no entanto, o High Dynamic Range é muito fácil de ser obtido. Inclusive, a maioria dos smartphones já vem com essa função embutida na câmera do celular.

Por que usar o HDR do smartphone?

É importante saber quando usar essa função e se ela precisa ficar ativada direto, ou não, por isso, vamos dar algumas dicas quanto a isso:
Antes de tudo, vale lembrar que a visão humana é melhor e superior a qualquer máquina e câmera de celular, mesmo se for a mais moderna da história. Uma pessoa pode reconhecer uma grande porção de alcance dinâmico e as câmeras digitais têm limitações nesse sentido.
É por isso que em algumas fotos feitas por essas câmeras em alto contraste, as áreas mais iluminadas ficam totalmente brancas e as escuras ficam pretas. Isso vai depender as configurações de exposição da sua câmera digital. Nesse caso, o modo HDR é imprescindível. É com ele que se torna possível fazer fotos deixando o aspecto da imagem mais natural, se assemelhando à imagem que vemos com os nossos olhos.

HDR celular
Essa função, no entanto, não vale para todas as fotos. Algumas delas podem ficar ruins quando o HDR é usado. Conheça as situações em que esse modo não é recomendado:

Quanto usar e quando não usar

Use o modo HDR do celular só quando for preciso. Um exemplo é quando houver muita luz e sombra na mesma cena, ou ao capturar uma imagem contra uma luz muito forte, ou ainda quando o objeto principal da cena estiver em uma sombra. Quando se usa esse modo sem necessidade, a câmera pode diminuir muito o contraste e a sombra natural, o que deixa a imagem artificial.


HDR ejemplo-M9-rango-dinamico
Também não é recomendado o uso do modo dinâmico em objetos que estão em movimento, já que um pequeno movimento em HDR pode causar desfoques e borrões. Sendo assim, é importante também que você fique o mais parado possível na hora de acionar a câmera.
Prefira usar esse modo quando você for fazer uma foto que não precise de agilidade e velocidade para capturar um determinado momento, já que há um intervalo de tempo de espera antes que você possa fazer outra foto no seu smartphone. Isso acontece porque o software da câmera vai processar as imagens feitas antes de salvar o arquivo final. Por isso, quando for fazer fotos sequenciais, evite ativá-lo.
Os resultados com o HDR podem variar de uma câmera para outra porque as configurações de câmera nos smartphones podem ser diferentes. Alguns modelos de celular expandem pouco o alcance dinâmico, outros aumentam muito. É recomendável que você faça algumas imagens com o modo habilitado como teste para descobrir como seu smartphone funciona.

Como habilitar em diferentes smartphones?

Novamente vai depender do modelo e do fabricante do seu aparelho celular, mas as configurações de câmera não são difíceis de ser encontradas.

Samsung

Nos aparelhos mais recentes, a função é conhecida como “Tom Rico (HDR)” e pode ser encontrada no menu da câmera;

LG

No LG ela está com o nome “Tom Dinâmico”.

Iphone

Já o Iphone possui um botão HDR que aparece quando você aciona a câmera. Basta tocar nesse botão para ativar, ou desativar a função.

Android

Acesse o menu da câmera e habilite a função “HDR/HDR+”.

Windows 8

No HTC e no Nokia Lumia será preciso baixar um aplicativo do Windows Phone Store para desfrutar do modo dinâmico, já que o padrão das câmeras desses smartphones é vir sem a função já embutida.

Sony

Os aparelhos da Sony também não possuem um menu para habilitar o modo. Se você não encontrar nenhuma opção nas configurações de câmera, baixe um aplicativo correspondente ao aparelho.
Apesar disso, esses aparelhos podem fazer fotos em HDR a partir do modo inteligente automático, desde que o software da câmera entenda que o método é necessário em determinada situação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.