Efeitos de edição que podem melhorar a fotografia

0 1.235

Os efeitos de edição podem transformar uma fotografia em algo completamente diferente e deixá-la mais interessante que o resultado original, além de terem o poder de converter a mensagem passada por ela e torná-la, não só uma fotografia informativa, mas uma fotografia artística.
O editor – que pode ser o próprio fotógrafo – pode usar artifícios como correção de cor, aumentar ou diminuir a saturação e o contraste, filtros e brilho para mudar completamente uma fotografia. O melhor de tudo é que esses efeitos de edição são fáceis de serem aplicados. Você só vai precisar de um editor de imagens e muita criatividade para dar aquele toque final que a sua foto estava precisando.
Saiba como fazer alguns desses efeitos:

Preparando a câmera antes dos efeitos de edição

Algumas alterações de imagem já estão disponíveis nas funções manuais da sua câmera digital e podem ser aplicadas antes mesmo de fazer as fotografias, como alteração de brilho, contraste, deixar as imagens em preto e branco… Os editores de imagens, como o Photoshop, por exemplo, podem corrigir e modificar aquilo que você deseja transformar na sua foto, mas que esses ajustes iniciais na câmera não foram capazes de fazer.

Alto contraste no preto e branco

Um dos efeitos de edição mais comuns nas fotografias é deixá-las em preto e branco. As imagens em P&B combinadas com um contraste alto podem ficar ainda mais marcantes.
Uma foto em preto em branco com um alto contraste pode mudar completamente se comparada a uma com o contraste normal. Quando se faz o ajuste da saturação para tirar a cor das imagens, ela pode perder o “brilho” e não ficar muito atraente. Isso também acontece quando sua câmera já está ajustada para fazer as fotos “sem cor”. O ajuste do contraste serve para dar essa vida que ficou faltando, deixando a cena mais dramática e intensa.
Para conseguir resultados melhores, mude o contraste a partir dos níveis. Desse modo, é possível ajustar as compras e áreas iluminadas separadamente, fazendo com que o resultado atingido seja melhor e mais profissional.
Você vai ver que o resultado desse ajuste fica muito mais atraente e sofisticado que simplesmente fazer uma foto sem cores. Se a sua foto estiver granulada por falta de iluminação, não se preocupe. A granulação, junto com o contraste e o preto e branco, pode ser um efeito artístico.

efeitos de edição

Contraste estourado

O contraste também pode ser aplicado de maneira interessante nas fotografias coloridas. Vale a pena lembrar que algumas fotografias não ficam boas quando, nelas, é aplicado o contraste estourado, por isso, tenha cuidado ao usar esse efeito de edição.
Dito isso, volto à dica do ajuste de níveis do Photoshop para aumentar o contraste das fotos. Prefira-o ao invés da ferramenta própria de contraste. O resultado fica melhor quando se é possível ajustar as áreas claras e as sombras de maneira separada.
Quando se aplica um contraste alto em fotos coloridas, as cores ficam bem mais vibrantes. Para equilibrar essas cores, você também pode diminuir a saturação conforme for estourando o contraste para as imagens não ficarem muito exageradas.
Esse efeito fica ótimo em ensaios ao ar livre por darem um ar urbano às imagens.

efeitos de edição

Alta saturação

A saturação pode ser usada de maneira exagerada para deixar as cores de uma imagem mais vibrantes do que são na realidade, o que pode deixar a foto mais chamativa e interessante.
Para utilizar esse efeito, não é recomendado o uso de fotos de pessoas porque pode distorcer a cor da pele e o resultado pode não ser agradável por causa estranheza.
Tenha em mente que quando se aumenta demais a saturação, as cores podem se transformar, já que alguns pixels podem mudar de cor para outra completamente diferente. Quando for aplicar esse efeito, aumente a saturação devagar e vá controlando a cor com os ajustes de contraste e brilho.

efeitos de edição

Toque retrô

Vários editores de imagens hoje em dia disponibilizam aos usuários os filtros que podem dar um ar retrô às imagens. Esses efeitos de edição podem deixar as fotos lindas, artísticas e românticas. Porém, nem todas as fotos e nem todos os tipos de iluminação combinam com esses filtros, por isso é interessante conhecer os efeitos e saber quando aplicá-los.
Para atingir o efeito retrô, você pode mudar as misturas de cores da foto, diminuir o contraste e a saturação e utilizar bastante o efeito bokeh. Uma dica é criar uma nova camada no Photoshop, preenchê-la com uma cor, como o verde ou rosa, por exemplo, e tirar a opacidade dela para que fique como um filtro sobre a imagem de base.
Outras opções são os programas que aplicam esses filtros automaticamente. Os mais famosos são o Instagram e o Pixlr-o-matic, que possuem vários tipos de efeitos e podem ser acessados diretamente no navegador que você usa, ou no seu smartphone.

efeitos de edição

Vinheta e granulado

A vinheta e o granulado são efeitos que podem ser aplicados separadamente, mas quando estão juntos em uma só foto, criam uma atmosfera especial.
A vinheta é a área mais escura ao redor das fotografias, geralmente encontrada em fotografias antigas e criam uma espécie de moldura. O granulado também é um dos efeitos de edição que dá um ar antigo às imagens e combina bem com o efeito de sombra das vinhetas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.