Comparação: Mirrorless Sony A7III x Canon EOS RP

0 1.057

A Sony Alpha A7MIII e a Canon EOS RP são duas câmeras mirrorless digitais que foram reveladas ao público, respectivamente, em fevereiro de 2018 e em fevereiro de 2019. Tanto a Canon RP quanto a Sony A7III são Câmeras Mirrorless Full Frame de lentes intercambiáveis. A Canon RP tem uma resolução de 26,2 megapixels, enquanto a Sony A7MIII oferece 24 MP.

A exibição lado a lado abaixo ilustra o tamanho físico e o peso da Sony A7III e da Canon EOS RP. As duas câmeras são apresentadas de acordo com seu tamanho relativo. Duas perspectivas consecutivas da frente e da parte superior. Todas as medidas de largura, altura e profundidade são arredondadas para o milímetro mais próximo.

Comparação: Sony A7III x Canon EOS RP
Comparação Sony A7 III vs Canon RP
Comparação: Sony A7III x Canon EOS RP
Comparação de Dimensões

Sensores: Sony A7III x Canon EOS RP

O tamanho do sensor de imagem é um determinante crucial para a qualidade da imagem. Um sensor grande tenderá a ter pixels individuais maiores que fornecem melhor sensibilidade a pouca luz, faixa dinâmica mais ampla e profundidade de cor mais rica do que unidades de pixels menores em um sensor da mesma geração tecnológica. Além disso, uma câmera com sensor grande dará ao fotógrafo opções criativas adicionais ao usar a profundidade de campo rasa para isolar um assunto do fundo.

Ambas as câmeras em consideração apresentam um sensor Full Frame, mas seus sensores diferem ligeiramente em tamanho. A área do sensor na Sony A7MIII é 2% menor. Eles, no entanto, têm o mesmo fator de formato de 1,0. Ambas as câmeras têm uma proporção nativa (largura do sensor para altura do sensor) de 3:2.

Comparação: Sony A7III x Canon EOS RP

Com 26,2MP, a Canon EOS RP Mirrorless oferece uma resolução ligeiramente superior à Mirrorless Sony A7III (24MP), mas a Canon RP tem píxeis individuais mais pequenos (densidade de píxeis de 5.74µm x 5.94µm para a A7 III). No entanto, a Canon RP é um modelo um pouco mais recente (em 11 meses) do que Sony A7 III, e seu sensor pode ter se beneficiado de avanços tecnológicos durante esse período que aumentam a capacidade de captação de luz de seus pixels.

A Canon EOS RP possui uma faixa de sensibilidade nativa de ISO 100 a ISO 40000, que pode ser estendida para ISO 50-102400. As configurações ISO correspondentes para a Sony Alpha A7III são ISO 100 a ISO 51200, com a possibilidade de aumentar o intervalo ISO para 50-204800.

Recursos: Sony Alpha A7III x Canon EOS RP

Além do corpo e do sensor, as câmeras podem diferir entre uma variedade de recursos. As duas câmeras em consideração são semelhantes em relação a ambos, com um visor eletrônico. No entanto, o da Canon RP oferece uma resolução ligeiramente superior à da Mirrorless A7 III (2360k x 2359k pontos).

Um recurso que diferencia a Sony A7MIII e a Canon RP é a estabilização de imagem no corpo. A A7 III reduz o risco de tremido induzido pelo balanço das mãos com todas as lentes conectadas, enquanto a Canon RP precisa contar com a estabilização ótica de imagem nas lentes equipadas com OIS para obter o mesmo efeito.

A Canon RP possui um LCD articulado que pode ser girado para estar voltado para a frente. Esta característica será apreciada pelos vloggers e fotógrafos que estão interessados em tirar selfie. Em contraste, a AlphaA7III Mirrorless não possui uma tela selfie. As informações de velocidade do obturador relatadas referem-se ao uso do obturador mecânico. No entanto, algumas câmeras têm apenas um obturador eletrônico, enquanto outras têm um obturador eletrônico, além de um mecânico. Na verdade, a Sony A7III é uma daquelas câmeras digital que têm um obturador eletrônico adicional, o que torna possível o disparo completamente silencioso. No entanto, este modo é menos adequado para fotografar objetos em movimento ou fotografar sob fontes de luz artificial.

As Câmeras Mirrorless Canon EOS RP e a Sony A7III possuem um intervalômetro embutido. Isso permite que o fotógrafo capture sequências de lapso de tempo, como florescimento de flores, pôr do sol ou lua, sem a necessidade de adquirir um gatilho de câmera externo e software relacionado. A Câmera Canon EOS RP grava seus dados de imagem em cartões SDXC, enquanto a Sony A7MIII Mirrorless usa cartões SDXC ou Memory Stick PRO Duo. A Sony A7 III possui dois slots de cartão, o que pode ser muito útil no caso de um cartão de memória falhar. Em contraste, a Canon RP tem apenas um slot. Tanto a Canon RP quanto a Sony A7III suportam placas UHS-II, que fornecem transferência de dados Ultra Alta Velocidade de até 312 MB/s (o segundo slot da Sony A7III só oferece taxas de transferência UHS-I mais lentas).

Conectividade: Sony A7MIII x Canon EOS RP

Neste quesito, temos muitas semelhanças entre ambos os modelos da comparação, a Mirrorless Sony A7III e a EOS RP possuem uma porta hotshoe (“sapata” para encaixe de flashes), microfone interno estéreo, alto-falante mono, também encontramos nos dois modelos entrada para microfone e fone de ouvido, porta HDMI, conexão Wifi e Bluetooth, porém, a Mirrorless da Sony possui uma pequena diferença sobre a concorrente, o tipo de conexão USB 3.1 da A7mIII e enquanto a Canon EOS RP possui uma conexão USB 2.0, a Sony A7III por final tem suporte NFC levando uma pequena vantagem, já que a Canon optou por não incluir essa funcionalidade na EOS RP.

Comparação: Sony A7III x Canon EOS RP

Razões para preferir a Sony A7III Mirrorless:

Qual das duas Câmeras Mirrorless – a Canon EOS RP ou a Sony A7III – tem a vantagem? Um é claramente melhor que o outro? Abaixo está um resumo dos pontos fortes relativos de cada um dos dois competidores.

  • Imagem do visor maior: Apresenta um visor com uma ampliação maior (0,78x contra 0,70x).
  • Obturador mais rápido: Possui maior velocidade de obturador mecânica (1/8000s x 1/4000s) para congelar a ação.
  • Explosão mais rápida: Fotografa em alta frequência (10 x 5 retas/seg.) para capturar o momento decisivo.
  • Menos ruído: possui uma opção de obturador eletrônico para fotografar completamente limpa.
  • Mais duradoura: Obtém mais fotos (610 x 250) de uma única carga de bateria.
  • Melhor vedação: O respingo e a poeira são vedados para fotografar em condições climáticas adversas.
  • Imagens mais nítidas: Possui tecnologia de estabilização integrada para reduzir o impacto do tremor da mão.
  • Transferência de dados mais rápida: Suporta um protocolo USB mais avançado (3.1 x 2.0).
  • Pareamento de dispositivos mais fácil: Suporta NFC para transferência rápida de imagens sem fio em distâncias curtas.
  • Maior comodidade: possui um segundo slot para cartão como backup em caso de falha no cartão de memória.

Vantagens da Canon EOS RP:

  • Melhor controle de moiré: Possui um filtro anti-alias para evitar que padrões artificiais apareçam nas imagens.
  • LCD mais detalhado: possui uma tela traseira de maior resolução
    (1040k x 922k pontos).
  • LCD mais flexível: Possui tela giratória para fotos com ângulos difíceis na orientação retrato ou paisagem.
  • Mais amigável para selfie: possui uma tela articulada que pode ser virada para frente.
  • Menor peso: é mais leve (por 165g ou 25%) e, portanto, mais fácil de transportar.
  • Mais acessível: foi introduzido em uma categoria de preço mais baixo (35% mais barato no lançamento).
  • Mais moderno: é um pouco mais recente (anunciado 11 meses após a Sony A7 III).

Conclusão:

Se a contagem de vantagens individuais (pontos acima) é tomada como um guia, a Câmera Mirrorless Sony A7III é a vencedora clara do concurso. No entanto, a relevância dos pontos fortes individuais irá variar entre os fotógrafos, de modo que você pode querer aplicar seu próprio esquema de pesagem aos pontos de resumo ao refletir e decidir sobre uma nova câmera. Um fotógrafo esportivo profissional vai ver as diferenças entre as câmeras de uma maneira que diverge da perspectiva de um fotógrafo de rua, e uma pessoa interessada em retratos de família tem necessidades distintas de um fotografo de paisagem. Por isso, a decisão de qual câmera é melhor e vale a pena comprar é muitas vezes muito pessoal.

Se você gostou e deseja adquirir a Câmera Sony A7III ou a Canon EOS RP Mirrorless, elas estão disponíveis a pronta entrega no nosso site eMania Foto e Vídeo (Revendedor Oficial Canon e Sony).
Na eMania Foto e Vídeo você encontra também outros modelos de câmeras, estabilizadores eletrônicos, lentes, flash, tripés, bolsas e muitos outros produtos de foto, vídeo e cinema,

E aí, você já tem a sua favorita? Conta pra gente nos comentários qual modelo te chamou mais atenção!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.