Home»Dicas de Fotografia»O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O Padrão Moiré ou Moiré “Franjas Onduladas” pode estar presente em suas imagens de várias maneiras. E é o que as ervas daninhas são para a agricultura; completamente indesejado. Você já reparou que algumas imagens apresentam interferências que lembram ondas ou um emaranhado de linhas? Tecnicamente, estas distorções são chamadas de moiré, um tipo de aliasing “erro” que pode ser observado em arquivos eletrônicos e digitais.

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?

O que é o Padrão Moiré na Fotografia?

OOcorre quando uma cena ou um objeto sendo fotografado apresenta detalhes repetitivos. Estes incluem, mas não estão limitados a linhas e pontos. Este efeito é criado pelo padrão se exceder a resolução do sensor.
E quando isso acontece, a câmera fotográfica cria uma imagem de aparência estranha. As áreas com mais detalhes mostram um padrão ondulado ondulado.
Camisas, jaquetas e até edifícios são algumas das vítimas mais comuns. Mas você pode encontrar moiré em qualquer lugar.
Esse efeito quase nunca é visto na natureza. Mas você pode tê-lo visto em telas de TV ou monitores em imagens ou programas de notícias.
Isso acontece principalmente devido ao modo como o sensor da sua câmera lida com a luz através do que chamamos de filtro de interpolação bayer.

Embora existam métodos para reduzir efetivamente o Padrão Moiré, não há uma maneira fácil de removê-lo completamente no software de pós-processamento. O Lightroom 4 vem com uma ferramenta de redução de moiré e a Nikon também lançará sua próxima versão do Capture NX com a funcionalidade integrada de redução de moiré, mas nenhum deles poderá se livrar totalmente das piores ocorrências de padrões moiré.

Aqui está uma comparação entre a Câmera Nikon D800 e D800E (esta última é propensa a moiré), que mostra claramente na Câmera DSLR Nikon D800E:

 (Imagem cortesia da Nikon)
(Imagem cortesia da Nikon)

Como evitar Padrão Moiré na Fotografia

Evitar um problema será sempre mais fácil do que tentar consertá-lo. Existem algumas maneiras de tentar reduzir e evitar este o efeito:

Analisar – Se você acha que sua cena pode estar produzindo o Moiré, veja a pré-visualização da sua imagem com 100% de aumento na sua tela LCD, caso isso ocorra, tente cortar isso da imagem.
Ajustar Comprimento Focal – Se estiver presente, ajuste a distância entre você e seu assunto. Aproxime-se ou afaste-se enquanto amplia ou reduz o zoom. Isso poderia ser alguns centímetros, mas muitas vezes pode ser mais.
Ajustar o Foco – Foque um pouco mais longe do padrão para reduzir o efeito Moiré se estiver no enquadramento.
Mude o Ângulo – Mudar o ângulo em que você fotografa um objeto pode ter um ótimo nível de redução. Tente encontrar uma perspectiva em que os detalhes se separem mais.
Pare e Diminua sua Abertura – Alterar sua abertura para algo mais estreito pode ajudar a reduzir esse efeito.

O fotógrafo online

Como remover Padrão Moiré na Fotografia

Mude a Abertura

Caso esteja fotografando em uma abertura grande para média, como f/5.6, f 8 ou maior, você pode considerar mudar sua abertura para f/11 ou mais estreito.
Isso reduzirá o efeito Moiré, mas não o eliminará.

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?

Mais Zoom

Aumentar o zoom levemente ajudará a reduzir o efeito moiré, mas você pode precisar mover-se fisicamente para reenquadrar a imagem corretamente.
Mover e ampliar podem ajudar substancialmente.

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?

Use Adobe Camera Raw

O Adobe Camera Raw possui um controle deslizante Moiré, que pode ser usado antes de você colocar a imagem no Photoshop.
Você precisa gravar no formato Raw para usar o Camera Raw.

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?
Adobe Camera Raw

Use o Lightroom

O Lightroom também vem com uma ferramenta de redução Moiré, isso é encontrado selecionando uma imagem, usando o Pincel de ajuste nas áreas afetadas e, em seguida, jogando com o controle deslizante até que ele seja reduzido.

O que é Padrão Moiré na Fotografia e como removê-lo?
Lightroom

O paradoxo desse fenômeno é que as degradações de qualidade do Padrão Moiré geralmente ocorrem com imagens que, de outra forma, possuem qualidade de imagem extremamente alta. Afinal, qualquer falta de nitidez óptica naturalmente desfocaria os detalhes e espalharia as informações sobre múltiplos fotositores no sensor, evitando interpretações errôneas por qualquer pixel.

Para a maioria das filmagens, o moiré não é uma grande preocupação, mas pode surgir ao fotografar qualquer tipo de padrão de repetição. Vale a pena notar que, mesmo ao fotografar com lentes profissionais Canon, Sony ou Nikon, tanto primes quanto as zooms, na verdade, foi necessário um disparo muito deliberado para produzir instâncias de Padrão Moiré para uso como amostras.

Comente

Post anterior

Site tira sarro de supostos "fotógrafos profissionais" usando a Canon

Próximo post

Comparação: Mirrorless Sony A7III x Canon EOS RP

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania