Pré-Produção, Produção, e Pós-Produção

3 10.157

Muitas vezes algumas pessoas me perguntam: – Por onde devo começar? Ou – Que equipamento devo ter para efetuar uma boa gravação? E a pergunta não está aí. Boa parte dos problemas de uma gravação, estão relacionados a ambiente, direitos de imagem e coisas do tipo, que deve-se a uma má organização. Muitas pessoas tem aquele velho problema de orçar o seu Job de forma incorreta, e acaba por falta de organização não obtendo o lucro desejado. Os processos que estão presentes em uma gravação, e a Pré-produção, a Produção e a Pós Produção.

produção

Pré Produção – Caracteriza-se pelo processo prévio, como o nome já explica, trata-se do processo de pesquisa, de entrevistas, e de cotação. Primeiro processo na pré-produção é o de buscar o ambiente em que vai ser gravado o vídeo em questão. Se irá tratar de externar, possivelmente requererá um processo burocrático de solicitação de direito de gravação e o uso comercial de imagem do local. Se for ambientes públicos muitas vezes necessita a solicitação na subprefeitura da área; se for em ambientes privados a solicitação é mais fácil e o próprio responsável pela área como um gerente, poderá autorizar.

Segundo processo da pré-produção, é o de ver as pessoas que estarão envolvidas, e deixar tudo acertado para o dia da gravação, como figurino, se vai ter alguma caracterização em maquiagem, enfim deixar tudo bem explicado, para que o figurante ou até mesmo o autor esteja a par da situação. Por tanto, caro leitor resumindo. A pré-produção estará encaminhada de cuidar de todos os problemas que poderão se tornar empecilhos, a maior parte dos erros de orçamento, ou estouro do mesmo, deve-se a uma má pré-produção. Um uso de um estúdio fotográfico que é cobrado por hora se, por exemplo, for utilizado para nele fazer pré-produção, muito dinheiro irá embora e pouco tempo sobrará para utilizar a sua criatividade na produção.

Produção – Durante o período de produção, o ambiente deverá apenas ser utilizado para gravação, produção artística, captação de diversos takes em diversos ângulos para possuir boas opções, Making-of, Make-up, e etc… o que se diz respeito a Produção.

Pós Produção – Como o próprio nome arremete a pós-produção será o que virá depois, por exemplo, assim que as imagens vierem do set para as ilhas, o editor ou produtor, receberá aquele conteúdo e terá que converter os arquivos para um codec que futuramente o software irá ler. Após a conversão, terá o upload dos materiais brutos e decupagem. Após decupagem, processos de montagem, finalização e exportação… está enganado quem acha que acabou por ai, ainda temos um outro processo que deve-se cobrar a parte que e o Collor Correction, ou seja a Correção de Cor, esse processo que carinhosamente podemos apelidar de Masterização da Imagem, quem veio do áudio como eu, entenderá a metáfora… deve-se cobrar como um trabalho extra, por que será ele que dará o Up ao seu vídeo e trará aquele aspecto cinematográfico as cenas.

Fiz um vídeo explicando isso de forma prática! Confira…

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] Microfone Lapela Sony ECM 44B é tão comum em certos círculos do mundo da Produção de Vídeo Profissional, você pode ter a impressão de que é o único microfone desse tipo, mas é claro que […]

  2. […] Microfone Lapela Sony ECM 44B é tão comum em certos círculos do mundo da Produção de Vídeo Profissional, você pode ter a impressão de que é o único microfone desse tipo, mas é claro que […]

  3. […] Microfone Lapela Sony ECM 44B é tão comum em certos círculos do mundo da Produção de Vídeo Profissional, você pode ter a impressão de que é o único microfone desse tipo, mas é claro que […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.