A aquisição de novas marcas e mudanças de estratégias empresariais é uma realidade que toda grande companhia está exposta independente de qual seja o seu ramo de atuação. Na área da fotografia, isso não é diferente e a comunidade de fotografia 500px teve o primeiro de seus efeitos refletidos com o fechamento da sua venda online de imagens (segmento Prime) no início do mês de julho.
Site inicialmente feito para o compartilhamento de novas experiências e funcionar como uma mistura de Linkedin e Facebook dos fotógrafos de todo o mundo, com o tempo a possibilidade de venda de imagens acabou se tornando possível com um modelo de comissão que estava baseado em receber 30% do valor de compra cada vez que a imagem fosse adquirida.
Entretanto, para aqueles que achavam interessante e lucrativo esse tipo de negócio, agora terão de retornar a outras fontes pois, dentro do planejamento dos atuais proprietários da 500px (o Visual China Group) está o licenciamento de imagens via Getty Images e, dentro do território chinês feito diretamente pela VCG.
Segundo as palavras que o grupo empresarial chinês disponibilizou em seu site, essa iniciativa se trata apenas de um reposicionamento estratégico da marca sustentada pela comunidade de fotografia que mais usuários possuem no mundo:
“Isso é parte de um reposicionamento estratégico da rede de contribuidores da 500px e do conteúdo licenciado que eles colocam no site. Essas mudanças permitem que a 500px atenda as necessidades de um mercado mais amplo de clientes de mídia visual e representa uma significativa oportunidade de receita para a companhia e seus contribuidores.”
Além do término do segmento Prime na comunidade de fotografia em questão, também não será mais possível o uso gratuito de produtos das mais diversas Câmeras Digitais em todo o planeta com Creative Commons mesmo em condições especiais, cenário possível no antigo funcionamento da ferramenta.