A Câmera de Ação GoPro ainda não faz parte da vida da maioria das pessoas, mas com certeza está ganhando popularidade a cada dia que passa, tanto é que hoje em dia é difícil não se deparar um vídeo, ou foto feita por essa câmera mágica.
A câmera da marca norte americana se tornou sensação entre esportistas e aventureiros e captam imagens com um ângulo que não é encontrado em nenhum outro equipamento.
História da marca
A história da GoPro começou em 2002 com iniciativa de Nicholas Woodman, formado em artes visuais pela Universidade da Califórnia. Woodman era praticante de esportes radicais e amante do surfe. Por ser artista, uma de suas vontades era fazer imagens dessas aventuras radicais, no entanto, isso nunca foi possível por causa dos equipamentos que não eram propícios para fotografar uma manobra de surfe e também porque os fotógrafos raramente conseguiam chegar onde um surfista chega na onda do mar.
Por isso, Woodman pensou em desenvolver uma câmera portátil, resistente e à prova d’água que seria capaz de registrar os momentos de um ponto de vista jamais visto. Como teste, o surfista amarrou uma câmera de 35 mm ao pulso para registrar suas manobras no mar. Isso aconteceu em março de 2002, em uma temporada de surfe na Austrália e na Indonesia. O resultado: imagens únicas que só poderiam ser capturadas por uma câmera portátil feita para isso.
Financiamento e início do empreendedorismo
Para iniciar o empreendedorismo, Woodman se juntou com a namorada Jill e comprou 600 colares de concha em Bali por US$ 1,90 e os vendeu na California por US$ 60 cada. Com o valor arrecadado, um empréstimo de US$ 35 mil e mais US$ 200 mil do pai, um banqueiro da Califórnia, Woodman começou a investir em seu novo e promissor negócio.
Investimentos
Em outubro do mesmo ano, foi fundada a Woodman Labs Inc. que produziu diversos protótipos de câmeras fotográficas e acessórios por dois anos. Até que a futura GoPro produziu uma câmera analógica que utilizava filme de 35mm. Por enquanto, apenas fotos eram tiradas, e não vídeos. Essa câmera foi batizada de GP Hero e era semelhante à uma câmera descartável convencional, mas vinha equipada com uma grande lente angular de 28 mm (livre de foco), um case à prova d’água, uma alça para fixação no pulso, um adaptador para luvas e um cabo para disparo rápido.
Com esses diferenciais, a câmera foi desenvolvida justamente para atender aos praticantes de esportes radicais para que eles mesmos fizessem as imagens de suas aventuras. Para isso, era só prender a GP Hero no pulso e movimentá-lo para cima que a câmera era acionada automaticamente.
A GP Hero começou a ser vendida em setembro de 2004 por US$ 20.
As câmeras foram vendidas inicialmente por praticantes de esportes radicais e para lojas de surfe em todo o estado da Califórnia.
Nessa época, a GoPro só tinha um funcionário: Woodman, que era o engenheiro, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos, vendedor, embalador e administrador.
A primeira grande venda feita por ele foi em 2004, quando a GoPro negociou o comércio de 100 equipamentos para uma feira de esportes de ação no Japão. Em 2005 a empresa vendeu 35 mil câmeras.
Ampliação
Foi com muita velocidade que a GoPro dominou o mercado internacional. As câmeras também passaram a ser usadas, não só por surfistas, mas por qualquer pessoa que vivenciasse uma situação radical que exigisse variedade de ângulos e facilidade de manuseio já que podiam ser instaladas em praticamente qualquer lugar, de asas-deltas e capacetes a pranchas, skates, partes do corpo e em animais.
Uso profissional
Canais como National Geographic e Discovery Chanel começaram a usar a GoPro profissionalmente para registrar imagens para documentários de aventura.
Esse uso profissional foi importante para a consolidação da câmera e a versatilidade de ângulos contribui para a criatividade de fotógrafos e câmera men que produziam documentários por todo o mundo.
A cada versão, uma nova funcionalidade
Com o crescimento e fabricadas ao redor do mundo com vários funcionários, a GoPro começou a lançar novas versões de câmera e a cada versão, uma nova funcionalidade vinha junto. O tamanho do equipamento diminuiu, o tempo da bateria aumentou…
Em 2006, a GoPro lançou a primeira câmera digital com capacidade para gravar vídeos de 10 segundos sem áudio. Em 2007, nasceu a GoPro Digital Hero 3, com recursos de vídeo e áudio limitados e capacidade de capturar imagens a 30 metros de profundidade na água.
No ano seguinte foi lançada a GoPro Digital Hero 5, que tinha 16 MB de memória interna e foi o primeiro equipamento da marca a usar uma lente com ângulo de 170º de amplitude. A GoPro 5 tinha a capacidade de produzir imagens e 100 metros de profundidade na água.
No começo de 2010, a GoPro avançou ainda mais tecnologicamente ao lançar a Hero HD, uma câmera de alta definição. Começava então outra revolução na empresa com aumento considerável nas vendas.
No fim de 2013, a empresa lançou a Hero 3+, com 10 megapixels para fotos e 1080 pixels para vídeos em alta resolução, WI-FI quatro vezes mais rápido e bateria com 30% a mais de duração do que o modelo anterior.
Já em 2014, a GoPro lançou a Hero 4, com tela touchscreen integrada capaz de capturar vídeos a 60 quadros por segundo em altíssima resolução, além da lente de 13 megapixels e tecnologia para filmagem no escuro. Além de toda a tecnologia usada na construção desta incrível câmera ação, veja outros motivos para ter uma GoPro.