Conheça os principais formatos das fotos e entenda suas diferenças!

0 998

Existem diversos formatos de fotos na internet e fora dela. Cada modelo é usado para um objetivo específico e tem suas vantagens e desvantagens. Como fotógrafos, precisamos compreender essas diferenças para fazer as melhores escolhas, já que trabalhar com fotos é o que fazemos todo dia.

Por isso, veja neste post os principais formatos de fotos e suas diferenças. Entenda de vez qual o melhor formato para o seu trabalho e porque escolher determinada extensão na hora de salvar suas imagens.

Se você sempre se perguntou sobre isso agora é a sua chance de tirar todas as suas dúvidas. Leia este conteúdo agora mesmo e elimine de vez a confusão com essas siglas e extensões. Confira!

BITMAP

O mais antigo formato de fotos dessa lista e um dos mais básicos também. É amplamente utilizado em sistemas operacionais, como o Windows. Apesar de suportar milhões de cores diferentes, o que ajuda a ter uma imagem mais nítida, os arquivos costumam ficar muito grandes.

O BITMAP não tem nenhum tipo de compressão incluso, apenas fotos com 256 cores ou menos podem ser comprimidas nesse formato. Isso quer dizer mais espaço ocupado em seu computador ou pendrive.

GIF

O GIF permite a criação de animações, ou seja, uma série de fotos em sequência para dar a impressão de movimento. Por isso, esse formato de foto se tornou tão comum, especialmente nas redes sociais.

O GIF só trabalha com 256 cores (8 bits), o que limita muito a utilização desse formato de arquivo. Afinal de contas, muitos detalhes são perdidos em uma imagem salva como GIF. Mas podem ser usados para criar animações simples, como aqueles “scraps” para postar no grupo da família no WhatsApp.

JPEG

É um dos formatos de fotos mais populares do mundo. A maioria das pessoas conhece esse tipo de arquivo e praticamente toda plataforma na internet o aceita. As imagens salvas em JPG ou JPEG geram arquivos muito pequenos, graças ao sistema de compressão incorporado a esse salvamento.

A desvantagem, no entanto, é que essa compressão a cada salvamento compromete e muito a qualidade de sua foto. Sempre que ela for salva por alguém um pouco da qualidade se vai, fazendo com que ela não seja tão recomendada para trabalhos profissionais.

PNG

A queridinha de qualquer designer ou fotógrafo. Aceita fundo transparente, animações e milhões de cores. A melhor parte é que esse arquivo também passa por compressão, mas praticamente sem nenhuma perda de qualidade.

O formato de foto PNG é perfeito para contar com imagens de alta qualidade em seu site, por exemplo, mas sem ocupar muito espaço ou deixar a página lenta. Além disso, a riqueza de detalhes desse tipo arquivo o coloca no topo das preferências de fotógrafos e outros profissionais visuais.

PSD
Conheça os principais formatos das fotos e entenda suas diferenças!

Se você é um amante dos produtos Adobe, com certeza já conhece esse formato de imagem, não é? Trata-se do arquivo editável gerado pelo Photoshop, programa de edição de fotos mais famoso do mundo.

Ao salvar esse arquivo você volta a editar a imagem a qualquer momento, incluindo alterações: na saturação, balanço de branco, retoques na imagem, entre outros ajustes. A maioria dos fotógrafos costuma ter uma cópia de suas edições nesse formato para retoques ou simplesmente para manter um backup de seus trabalhos.

RAW

Esse é um formato de foto gerado pelas câmeras DSLR. Algumas pessoas chamam de negativo das câmeras digitais, pois todas as informações da imagem são salvas nesse formato. É como um arquivo bruto, que fica disponível para você fazer as edições e customizações que quiser.

Devido ao grande número de detalhes nesse tipo de foto, os arquivos também são maiores nesse formato e ocupam bastante espaço. Mas é ideal para quem quer ter mais qualidade nas fotos e fazer edições a vontade posteriormente.

Você também pode compactar esses arquivos para reduzir o tamanho mas, mesmo assim, não há perda considerável da qualidade.

SVG

Um formato de imagem mais usado para vetores e ilustrações. O arquivo é criado na linguagem XML e não nos tradicionais pixels, como os demais formatos dessa lista. É um formato de arquivo que dá mais liberdade para edição, redimensionamento, ampliação e mudança de cores para os designs, especialmente.

No mundo da fotografia não são tão comuns, já que não combinam muito bem com as tradicionais fotos. Mas é sempre bom conhecer esse formato para ter mais conhecimento quando esbarrar com um deles por aí, não é mesmo?

TIFF

Um formato para fotos profissionais, impressões, digitalizações e manipulações mais requintadas da sua foto. Era muito comum no envio de fax, aliás, foi criado exatamente para transmitir esse tipo de dados.

Hoje, no entanto, também é usado em diagnóstico por imagem na medicina e scanners de alta precisão. Os arquivos são relativamente grandes, devido a quantidade de informações que armazenam, mas podem ser comprimidos sem perda de qualidade.

WebP
Conheça os principais formatos das fotos e entenda suas diferenças!

O mais recente formato de fotos dessa lista. Foi criado pelo Google, maior buscador do mundo, com o intuito de reduzir ao máximo o tamanho dos arquivos mas sem perder a qualidade da foto.

Estima-se que esse formato de foto seja capaz de gerar arquivos até 40% menores que os outros dessa lista, especialmente o JPEG que é o formato mais usado na internet. Uma maneira de otimizar principalmente os sites, deixando-os mais rápidos e menos pesados.

Bom, esses são os formatos de fotos mais comuns para fotógrafos e para quem deseja trabalhar com imagens na web também. Agora ficou mais fácil entender a diferença de cada um e fazer a sua escolha, não é?

Basta entender o nível de detalhes que você deseja, o espaço em disco disponível e a quantidade de cores a ser trabalhada. Com isso, você já é capaz de escolher o melhor formato de imagem para usar em seu dia a dia como fotógrafo.

Gostou do post? Aproveite e comente abaixo qual o seu formato de foto favorito. Compartilhe quais desses você mais gosta e porque o escolheu. Sua opinião vai ajudar muito outros profissionais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.