Home»Dicas de Fotografia»8 Técnicas incríveis para você conseguir mais fotos profissionais

8 Técnicas incríveis para você conseguir mais fotos profissionais

24
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Ter fotos profissionais ou não no final de cada sessão fotográfica depende ativamente das técnicas que vai usar e o conhecimento do ambiente a ser fotografado. Aprender as principais técnicas fotográficas é importante para compreender a melhor delas para cada situação, além de ser um diferencial conhecer a melhor forma de colocá-las em prática em sua fotografia profissional.

Além disso, utilizar das técnicas fotográficas é determinante para que qualquer fotógrafo consiga capturar todas as fotos profissionais que desejar da melhor forma possível, mesmo aquelas mais bizarras que se tem noticia.

Pensando nisso, neste artigo vamos debater um pouco sobre as técnicas mais comuns para fotos profissionais, a descrição de cada uma delas e as melhores práticas para conseguir resultados arrasadores em sua fotografia profissional.

Técnicas comuns para fotos profissionais

  1. Panning
    fotos profissionais panning

Uma das técnicas fotográficas mais comuns, seu objetivo é promover a sensação de velocidade em suas fotos profissionais, capturando assim um objeto ou pessoa em rápido movimento e borrando o plano de fundo da imagem.

Usado mais comumente em fotos profissionais de esportes automotores, captura de trens em movimento ou crianças e animais correndo e brincando. Pare reproduzir tal efeito o fotógrafo deve considerar a velocidade do obturador e o movimento da câmera para acompanhar o objeto, o que pode influenciar no resultado final do borrão de movimento.

  1. Pré-foco
    fotos profissionais pré-foco

Nesta técnica fotográfica para conseguir mais fotos profissionais, o fotógrafo ajusta o foco de sua câmera de forma manual em algum lugar especifico da cena, por onde o seu tema irá passar. Na sequência, assim que o objeto atinge está localização na foto ele dispara o obturador e captura fotos profissionais desta maneira.

Quando a focagem automática não é uma opção ou existam objetos entre a câmera digital e o tema principal de suas fotos profissionais, o pré-foco é excelente para conseguir fotos mais nítidas. Qualquer objeto em movimento rápido que pode se aproximar da câmera em algum momento é capaz de render fotos profissionais com a técnica de pré-foco.

  1. Fotografia macro
    fotos profissionais macro

Se o seu objetivo é conseguir fotos profissionais do mundo fantástico de miniaturas, a fotografia macro é a melhor técnica fotográfica para isso. Com ela, você pode conseguir fotos de alta qualidade de coisas que não são visualizadas a olho nu de forma fácil. Imagine revelar grandes segredos das coisas minúsculas em sua fotografia profissional?

Com uma lente macro é possível capturar detalhes minuciosos da cena em miniatura, graças a profundidade de campo menor que ela promove. Além disso, o fotógrafo deve se aproximar ao máximo do tema principal de sua fotografia para enriquecer as suas fotos profissionais de detalhes e requinte.

  1. Fotografia Subaquática
    fotos profissionais subaquatica

Mergulhar nas profundezas de mares, oceanos, rios e lagoas podem render fotos profissionais e incríveis do mundo embaixo d’água. No mundo subaquático existe uma infinidade de criaturas peculiares capazes de render fotografias incríveis, experimente!

Apenas tome cuidado com os preparativos necessários para colocar está técnica fotográfica em prática. Seus equipamentos fotográficos precisam ser resistentes a água e você precisa conhecer o funcionamento de suas ferramentas no mundo subaquático, afinal, não quer se deparar com surpresas, não é mesmo?

  1. Flash de preenchimento
    fotos profissionais preenchimento

Quem disse que o flash só tem utilidade em ambientes de pouca luz? Com a técnica flash de preenchimento você pode iluminar completamente as suas fotos profissionais e equilibrar a luminosidade da cena em dias claros, com o sol a pico.

Uma escolha perfeita para as condições de luminosidade muito diferenciadas entre o tema e plano de fundo da imagem, uma técnica predominante em retratos e fotos profissionais do gênero.

  1. Flash – Sincronismo de alta velocidade
    fotos profissionais alta velocidade

Uma combinação da fotografia com flash tradicional e a velocidade rápida de obturador. Como resultado, fotos profissionais com desfoque suave.

Promovendo sincronismo perfeito entre o flash e a velocidade do obturador, realiza pulsos repetitivos durante a exposição da imagem. Ao mesmo tempo mantém a abertura da lente da câmera intacta e captura fotos profissionais com plano de fundo borrado.

  1. Flash – Sincronismo lento
    fotos profissionais velocidade lenta

Técnica perfeita para capturar fotos profissionais a noite ou em condições diversas de pouca luz. Com ela, suas fotos profissionais permanecem mais equilibradas. Ao contrário da anterior, nesta técnica o fotógrafo deve utilizar de uma velocidade lenta de obturador e um tripé / Monopé com sua câmera, para evitar o risco de distorção da imagem.

Porém, o fotógrafo deve levar em consideração que o tempo do flash será diferente para cada configuração de sincronização lenta. Na primeira cortina, por exemplo, o flash é disparado assim que o obturador é aberto completamente, na segunda, no entanto, ele é acionado antes do fechamento do obturador da câmera. Em ambas as circunstâncias, os resultados serão diferentes para cada caso.

  1. Fotografar em condições climáticas adversas
    fotos profissionais chuva

Você não precisa aposentar a sua câmera em dias muito frios, chuvosos ou em tempestades. Na verdade, estas condições adversas podem render muitas fotos profissionais e imagens realmente fantásticas.

Contudo, você precisa levar em consideração alguns pontos antes de iniciar a captura dessas fotos profissionais. Uma das coisas imprescindíveis é considerar que a sua câmera e demais equipamentos fotográficos podem sofrer impactos diretos dos climas extremos. Baixas temperaturas, por exemplo, podem causar o congelamento ou umidade em sua câmera o que afeta os seus circuitos elétricos.

Antes de movimentar os seus equipamentos em diferentes temperaturas considere acostuma-los com o clima deixando expostos ao ambiente por algum tempo. Para evitar problemas com a umidade e impactos de dias chuvosos, proteja a sua câmera com uma capa de chuva e mantenha as lentes, filtros de lente e demais acessórios em um saco plástico.

fotos profissionais fim

Estas técnicas comuns de fotografia podem ajudá-lo a conseguir mais fotos profissionais e impulsionar os seus resultados com fotografia profissional. Conheça cada uma delas e sinta-se livre para experimentá-las, afinal, o experimento e a prática levam qualquer trabalho a perfeição.

Aproveite também está oportunidade para deixar as suas próprias dicas sobre fotografia profissional e compartilhar as suas técnicas favoritas para fotos profissionais. Lembre-se que o conhecimento em conjunto é muito melhor do que as descobertas individuais.

Comentários

comentários

Post anterior

Manfrotto anuncia nova geração de luzes LED

Próximo post

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?