Crimes há quatro décadas podem ser solucionados por fotografia antiga

Se em inúmeras oportunidades visualizar uma fotografia antiga pode trazer as sensações de nostalgia, saudade ou mesmo alívio, a ideia de uma imagem em especial que tem circulado na internet ser parte da solução de uma série de crimes cometidos na década de 1980 parece algo digno de um enredo policial de história fictícia.

Isso porque investigações realizadas na Bélgica levaram ao encontro de uma imagem que seria o raro registro de um dos integrantes da gangue de ladrões conhecida como Crazy Brabant Killers (Os Assassinos Loucos de Brabant). As ações desse grupo violento ocorreram entre os anos de 1982 a 1985 e, em meio aos roubos realizados em locais como bares, hostels, ourivesarias e supermercados, teriam matado pelo menos 28 pessoas com requintes de crueldade.

crimes-de-quatro-decadas-atras-pode-ser-solucionado-por-fotografia-antiga-Blog-eMania-1-18-06
Foto: AFP

Além de um nível tecnológico menor para as investigações da época, os bandidos dificultavam a sua identificação utilizando uma tinta em seus rostos, deixando suas respectivas identidades até os tempos atuais um grande mistério. Tanto é que apelidos foram dados pela imprensa da época para identificar os três integrantes conhecidos da gangue: “Gigante”, “Assassino” e “Velho”.

Apesar do grande alcance que tem sido buscado pelas autoridades belgas com a ampla divulgação da imagem pedindo maiores informações sobre o homem do retrato, a fotografia antiga não é o único recurso que tem sido utilizado pelos investigadores.

Através de exames de DNA e análise documental, estima-se que pelo menos 1200 testes chegaram a “fechar o cerco” dos trabalhos para que 3 mil pessoas estivessem na lista a ser contatada pela polícia da Bélgica.

A imagem em questão é essa:

crimes-de-quatro-decadas-atras-pode-ser-solucionado-por-fotografia-antiga-Blog-eMania-18-06
Foto: Reprodução/Internet

E você, acha que esse clique onde o homem aparece de frente para a câmera segurando com orgulho uma arma vai mesmo ajudar a solucionar o caso? Opine nos comentários!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]