Cuidados indispensáveis com a bateria da câmera fotográfica

1 655

Pode parecer algo óbvio, mas, dentre tantos equipamentos altamente tecnológicos, a bateria da câmera fotográfica por vezes acaba sendo negligenciada em seus cuidados. E isso é um erro que pode custar caro aos seus trabalhos e, principalmente, ao seu bolso.

Por isso, o Blog eMania resolveu voltar seus olhos para esse equipamento tão essencial no exercício da fotografia seja como atividade profissional ou mesmo como hobby de finais de semana e/ou feriados.

Afinal, imagine só você ter a vontade de empunhar suas lentes para um ambiente perfeito e, de repente, estar sem bateria por conta de não saber os devidos cuidados que deveria ter tomado? É uma frustração absolutamente desnecessária.

Exposição a temperaturas extremas

Sabe quando dizem que o seu celular corre o risco de “estourar” caso fique por muito tempo em um ambiente muito quente? Ou, quando falamos de temperaturas muito baixas e o excesso de umidade pode acabar danificando as estruturas? O mesmo fenômeno pode acontecer com a bateria da câmera fotográfica por um motivo simples: ambas usam o mesmo princípio de alimentação!

Mesmo que exista diferença de voltagem e os componentes eletroquímicos, o processo da alimentação é bem semelhante e, com isso, exige o balanceamento correto da temperatura ambiente para que os líquidos internos não vazem (no calor) ou congelem (no frio).

cuidados-indispensaveis-com-a-bateria-da-camera-fotografica-blog-emania-1-5971264

Carregador original. SEMPRE!

Comprar unicamente itens originais acaba elevando o custo do seu equipamento fotográfico, mas precisa ser visto como um investimento a médio/longo prazo e não um mero gasto. Por isso, nada de comprar carregadores no mercado paralelo ou que haja a mínima dúvida de sua procedência.

A grande diferença existente nesse caso está na capacidade dos carregadores originais exercerem o chamado “controle de fluxo”. Em mecanismo que não está presente nos carregadores paralelos, a energia passada da corrente elétrica para o equipamento é regulada pensando no melhor funcionamento do mesmo.

Assim, mesmo que o valor inicial pareça maior, pense que é melhor pagá-lo agora do que ter de comprar novos carregadores (ou mesmo novas baterias) com mais constância.

cuidados-indispensaveis-com-a-bateria-da-camera-fotografica-blog-emania-2-7415508

Limpeza que previne

Uma poeira que atrapalha os conectores da bateria da câmera fotográfica, a umidade em locais com maior incidência de chuvas… são coisas aparentemente simples, mas que fazem total diferença na vida útil da bateria.

Sempre que você usar a sua câmera, faça questão de retirar a bateria e fazer a devida limpeza em locais mais delicados. Para não correr risco de danificar o mesmo, o ideal é usar ou uma flanela de microfibra ou um soprador de ar.

Quer ver mais dicas para a bateria da sua câmera? Clique aqui!

você pode gostar também
1 comentário
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.