Apesar de não ser necessariamente um segredo, ainda é um pouco difícil encaixar na cabeça de determinados profissionais (independente da idade que eles tenham, com anos de fotografia ou dando os primeiros passos na área) como é importante a exposição correta de seus trabalhos nos mais diversos meios sociais existentes principalmente no campo virtual bem como a contínua utilização dessas ferramentas essenciais para tornar o hábito cada vez mais efetivo.
Podemos, inclusive, fazer uma breve comparação desse tipo de exercício com a própria arte de cada vez mais praticar os seus cliques em âmbitos diferentes, conhecer em detalhes o que cada função da sua câmera pode desempenhar, de que maneira você pode agregar o conhecimento de outros profissionais ao seu estilo, etc. Assim como a melhoria das sua capacidade técnica dentro do belo mundo da fotografia conta bastante, saber explorar ferramentas existentes de graça na internet para popularizar seu trabalho é imensamente importante.
Sendo, inclusive, capaz de determinar quais serão aqueles mais requisitados a trabalhos dos mais diferentes estilos e cachês daqueles que, apesar de muito conhecimento, técnicas e conceitos interessantes a apresentar, simplesmente não sabe como traduzir isso em um portfólio suficientemente atraente para a captação de clientes. Acredite, cada vez mais a máxima “A propaganda é a alma do negócio” se torna poderosa e a tendência é que isso só cresça.
Dentro desse assunto, é quase inevitável para não dizer um tanto quanto insano não considerar em nossa relação de ferramentas com potencial de divulgação e propagação imenso de ideias o Instagram e até mesmo o YouTube na vida não só dos fotógrafos, mas para os mais variados tipos de profissionais. Diante de tamanho volume de acessos, postagens e perfis que esses dois gigantes da comunicação moderna movimentam, sua presença nesses meios é elemento chave para ser efetivamente visto.
Comentar e ressaltar esse assunto sempre que possível é válido, mas de nada adianta se não conseguimos ver de maneira mais concreta, tendo um panorama baseado em números que comprovem essas afirmações. E, para suportar isso, você pode conferir a seguir uma série de dados que foram coletados e condensados pela Infobase Interativa relacionados ao poder do Instagram e do YouTube:
-48,8% das marcas existentes em todo o planeta possuem suas contas no Instagram, demonstrando a importância dada pelos gigantes multissetoriais dão a esse recurso.
-Houve um aumento no número de visualizações em vídeos no caráter geral do YouTube em mais de 100 mil visualizações. Em janeiro/fevereiro/março de 2016, a média foi de 205.678 views, passando no mesmo trimestre desse ano a 321.557 visualizações. Ou seja, crescimento gradativo de exposição que pode E DEVE ser explorado.
-Já são mais de um BILHÃO de usuários do YouTube. Isso chega a ser um terço de todos os usuários de internet do planeta. Imagina quantos deles não procuram trabalhos fotográficos de qualidade no mesmo estilo que o seu, por exemplo?
-As 100 marcas mais atuantes no Instagram já tem mais de 980 mil seguidores na rede social, sendo uma alavanca desse número a função lançada de maneira muito bem bem-sucedida chamada de Stories.