A arte da comunicação é fascinante. Comunicar-se pode ser considerado a tradução do que representa nossa alma. Seja no momento ou falando de nossa essência. Daquilo que realmente somos. E o dia mundial do fotografia diz muito disso, mas de maneira diferente.
A arte de viver da fotografia envolve desafios. Maiores ou menores do que outros do cotidiano é algo, nesse momento, irrelevante. Fato é que exercer essa função é desafiador. Peso de equipamento, desvalorização financeira, dificuldade de estabelecimento… obstáculos existem aos montes.
Ao ponto que é instigante. Intrigante. Um eterno mistério que ronda a próxima foto. O próximo clique. A próxima técnica aplicada. A próxima lição aprendida. E, sem sombra de dúvidas, uma profissão apaixonante mesmo para quem apenas aprecia.
O resultado que pode ser atingido com um jogo de iluminação, lentes, ângulos, cenários é simplesmente inimaginável. E se torna ainda mais inimaginável que tudo isso é passado sem usar uma única palavra. A não ser as retratadas, é claro, mas que não foram necessariamente escritas pelo fotógrafo.
O dia mundial da fotografia celebra o momento de que mensagens fortes, impactantes, quase que impossíveis de serem descritas em qualquer língua, ganham corpo. Rosto. Emoção. Sentimento. A intensidade de uma boa fotografia é capaz de marcar não uma pessoa, uma data ou um fato, mas sim toda a humanidade pelo simples fato de ser revista.
Reações químicas em nosso corpo são provocadas pela fotografia e tudo o que ela transmite. Observem o poder que essa divina arte tem sobre nós, seres humanos, aqueles que justamente trabalharam para dar vida ao recurso!
Por isso e muito mais (que provavelmente só poderia ser dito em fotografia), desejamos que todos celebrem esse dia fazendo o que poderia ser mais apropriado: cliquem. Fotografem. Deixe a mensagem de vocês se espalhar através daquela que fala muito sem dizer uma palavra.