Dicas sobre Concurso de Fotografia para se tornar um Campeão

2 2.041

Todos os anos são criados um número infindável de concursos de fotografia, em diversos gêneros, estilos fotográficos, modalidades, locais e assim por diante. Se você é um daqueles fotógrafos concurseiros sabe muito bem do que estou falando. A melhor parte de um concurso de fotografia é que você pode sempre aprender novas técnicas, conhecer novas pessoas e melhor o seu trabalho sempre que possível, contudo, o seu maior objetivo é vencer, não é mesmo?

Por outro lado, quase todo o concurso de fotografia tem o seu julgamento trancado a sete chaves, ou seja, você quase nunca sabe o porquê de sua imagem não chegar as finais e ainda menos quais os fatores que levaram a escolha dos vencedores. Na maioria deles, você só recebe uma resposta quando faz parte dos vencedores, caso contrário permanece a deriva sem nenhuma orientação ou dica para aperfeiçoar o seu trabalho.

Além disso, toda vez que sua imagem é selecionada para a próxima etapa recebe apenas um parabéns e nada mais. Por conta disso, você pode coçar a cabeça e se perguntar por que sua foto foi selecionada ou por que ela não foi. Essa dúvida pode ser frustrante, especialmente, se você pretende entrar em outro concurso de fotografia. Não saber onde você errou ou seus melhores pontos pode ser complicado para apostar em novos desafios.

Pensando nisso, abaixo vou partilhar algumas indicações como um meio de fornecer alguns insights sobre como as fotos são selecionadas ou eliminadas em um concurso de fotografia e como você pode se preparar mentalmente para novas competições e aumentar as suas chances de ganhar o grande prêmio. Apenas lembre-se que os pensamentos a seguir são pessoais, coisas que fazem parte de uma pesquisa própria sobre o que mais afeta o poder de decisão dos juízes de concurso de fotografia. Então, algumas coisas podem ser diferentes para cada pessoa.

De qualquer forma, vale a pena conhecer alguns dos pontos chave que auxiliam você a ter o melhor resultado em um concurso de fotografia.

1.   Comece pelo óbvio
concurso de fotografia obvio

A melhor dica para vencer em qualquer concurso de fotografia é começar pelo óbvio, estou me referindo a coisas como imagens fora de foco, fotos mal iluminadas, tiros borrados (não intencionalmente), e outras questões básicas das técnicas e mecânicas de fotografia. Em muitas competições, os organizadores realizam uma triagem das fotos participantes do concurso de fotografia antes de levá-las até os juízes, neste momento, as imagens que não são aprovadas nesta pré seleção são descartadas.

Para ter chances concretas em um concurso de fotografia descente, você precisa ser o seu pior crítico, dizer a si mesmo quando a sua imagem é inútil ou simplesmente não vale a pena participar dessas competições. Caso tenha dificuldades em ser o seu próprio juiz, encontre alguém que possa fazer está analise para você sem ferir os seus sentimentos, e dar o maior número de dicas e sugestões para que possa melhor o seu trabalho constantemente.

2.   Uma composição adequada
concurso de fotografia composição

Quando falamos em concurso de fotografia um pequeno detalhe em sua imagem pode acabar com todo o seu esforço em vencer a competição. Desta maneira, garanta que a composição de sua fotografia seja a mais qualificada possível e mantenha o sentido de sua imagem em dia.

O que quero dizer é que dependendo da concorrência a sua foto precisa ser impecável para chegar até as finais, caso contrário ela pode ser descartada logo na primeira fase. O maior problema com os fotógrafos de concurso de fotografia é pensar que qualquer foto pode participar da competição e levá-lo até o prêmio, dedique o tempo necessário para compor a sua foto vencedora e não hesite em refazê-la quando necessário.

Outro ponto interessante é ficar atento aos pequenos detalhes de sua imagem, às vezes uma pequena coisa fora do lugar leva toda a sua composição por água abaixo e ainda elimina todas as suas chances de vencer o concurso de fotografia. Em outras palavras, cuidado com o enquadramento de seu tema, pequenas manchas irritantes, olhos vermelhos e assim por diante, você não quer estragar o seu concurso de fotografia por descuido.

3.   Registre sua imagem na categoria adequada
concurso de fotografia categoria

Às vezes uma excelente fotografia tem o seu fim determinado no concurso de fotografia por ser registrada na categoria errada. Pessoalmente, já vi muitas vezes em que isso aconteceu em um concurso de fotografia e fez o fotógrafo perder suas chances de vencer na competição.

Tenha certeza que quando digo que os juízes não deixarão passar, estou falando totalmente a verdade. Se eles não sentirem que sua foto transmite exatamente aquilo que você sugeriu, provavelmente, vão desclassificá-lo. Uma fotografia precisa acima de tudo transmitir uma mensagem de maneira que qualquer pessoa entenda o seu significado sem explicação.

A melhor forma para evitar isso é conhecer todo o regulamento do concurso de fotografia, e dar uma atenção extra para a descrição de cada categoria a fim de garantir que registrou a sua foto corretamente. Outra forma é entender a sua própria mensagem, você não consegue explicar nada a ninguém se não souber o que quer dizer.

4.   Não faça cópias
concurso de fotografia copia

Eu não quero dizer em nenhum momento que você não pode se inspirar no trabalho de outros fotógrafos, é possível conseguir excelentes imagens usando de um mesmo estilo fotográfico que outro artista. No entanto, há uma diferença tênue entre imitar o estilo fotográfico de alguém, de simplesmente copiá-lo.

A maioria dos juízes experientes de concurso de fotografia, já visualizou muitas imagens, principalmente, quando participam de inúmeras competições de fotografia. Isso quer dizer que irão perceber um plágio de longe e não deixarão passar para o próximo nível e quando se deparam com uma cópia, certamente irão descartá-la rapidamente.

Você pode estudar outras imagens sem nenhum problema, na verdade essa é a melhor maneira de aprender e aperfeiçoar as suas técnicas, mas se você quiser vencer o concurso de fotografia e receber o reconhecimento de direito precisa ter bom senso, evitando fazer cópia de qualquer tipo. Não se esqueça que fotografia é arte e como tal precisa ter criatividade!

5.   Evite modismos
concurso de fotografia modismos

Tendências e modas vêm e vão. Eu odeio modismos de todos os tipos, não apenas aqueles que pertencem à fotografia. Modismos podem ser sujeitos, técnicas e lugares. Mas em todos os casos, modismos são fáceis de reconhecer, e são ruins para quem deseja participar de um concurso de fotografia.

Com a facilidade de comunicação e o fluxo facilitado de informação pela internet nos dias de hoje, é particularmente fácil conhecer a última tendência. Não há nada de errado em se manter antenado, ir para o mais recente destino, fotografar o animal popular ou tentar usar a câmera digital recém-lançada, mas basta ter em mente que, quando todo mundo está visitando o mesmo lugar, fotografando o mesmo animal, ou usando a mesma ferramenta é difícil sua imagem se destacar da multidão, porque por definição modismos não são originais, apenas cópias de algo que deu certo.

Não adianta pegar uma ferramenta e usá-la exaustivamente em suas imagens ou aproveitar de um local para fazer milhares de fotos. Todas as suas fotografias terão a mesma cara e fatalmente não serão aprovadas em um concurso de fotografia, experimentar é a chave para o sucesso, então o faça!

6.   Sentimento é a chave!
concurso de fotografia sentimento

Não é fácil despertar um sentimento em seu espectador, mas se puder fazer isso com certeza terá grandes resultados em seu concurso de fotografia. Foto é sentimento, então, tudo o que você faz com elas precisa transmitir emoção e despertar o melhor das pessoas.

Alguns fotógrafos transformam a sua imagem em preto e branco apenas porque a imagem original ficou ruim, não faça isso. Só mude o tom de sua imagem, a composição, ou qualquer outra coisa se fizer sentido e adicionar emoção a sua imagem, caso contrário a mantenha original.

Ousar nem sempre vai render o primeiro lugar no concurso de fotografia, a menos que traga algum diferencial lotado de emoções para a sua fotografia. Faça o que fizer, adicione emoção a suas imagens sempre que puder para emplacar qualquer concurso de fotografia em seu caminho.

7.   Qualidade da foto
concurso de fotografia qualidade

Concurso de fotografia quer dizer, acima de tudo, fotos de qualidade. Quando não puder oferecer imagens com qualidade, simplesmente não vale a pena se inscrever em nenhum concurso de fotografia. Claramente, isso parece um clichê sobre concurso de fotografia, ou como você deve ter tirar fotos, mas, não poderíamos deixar esta dica de fora.

Algumas fotografias parecem que foram tiradas pensando apenas no tema da imagem, mas a qualidade da foto não foi importante para o fotógrafo. Fotos de animais de grande porte se encaixam nessa descrição, mas isso também se aplica a fotos de animais raros ou eventos surpreendentes.

Os animais grandes têm carisma e presença, assim como a maioria dos temas para fotografia, eles se destacam. Mas pessoas não podem se relacionar com tubarões e baleias, tal como com os crustáceos pequenininhos, por exemplo. Mas não há uma hierarquia automática que determina que animais grandes sejam melhores do que os pequenos.

Ao invés de colocar uma foto de animal imponente, dê preferência por uma imagem surreal, impactante e acima de tudo, com qualidade suficiente para atrair a atenção do espectador e dos juízes do concurso de fotografia.

8.   Procure Originalidade
concurso de fotografia originalidade

Até agora os critérios eram de entrada, e as fotos que não correspondiam a eles foram removidas por cada juiz. A partir deste momento, os críticos devem escolher um vencedor para o concurso de fotografia, então, as coisas ficaram um pouco mais sérias.

Já falamos sobre a importância da originalidade de suas fotos. Mas, de certa forma, é o inverso da dica 4 que falamos acima. Não há nenhuma maneira fácil de definir originalidade, mas toda vez que você vê-lo saberá identificar uma foto com originalidade. Olhe para as fotos vencedoras do último concurso de fotografia que participou ou qualquer foto decente, e haverá um quociente de alta originalidade.

Em poucas palavras, originalidade na fotografia, é colocar sobre a imagem uma perspectiva diferente. Outros fotógrafos até podem fazer a mesma foto, mas não podem ter o mesmo olhar para a cena que você teve.

9.   Procure o diferencial!
concurso de fotografia diferencial

É totalmente difícil descrever este atributo, nenhum juiz é capaz de definir o que é o diferencial que procuram nas fotos para concurso de fotografia. Porém, este talvez seja o único ingrediente mais importante em uma foto premiada.

A qualidade de uma imagem faz você parar, dar uma segunda olhada, e murmurar “uau” cada vez que admira a foto. O diferencial de uma imagem de concurso de fotografia, muitas vezes é uma qualidade intangível, não imputável a qualquer um dos outros fatores, é algo que transmite pela totalidade da foto em questão.

Mais uma vez, dê uma olhada nos vencedores de qualquer concurso de fotografia, e você deve experimentar uma série de momentos com puro diferencial nas imagens e entenderá o que estou dizendo.

10.   O debate
concurso de fotografia debate

Você tem que levar em consideração que cada concurso de fotografia possui diversos juízes, cada um deles terá um ponto de vista diferente para sua imagem. Provavelmente, cada um deles fará uma seleção diferente das imagens vencedoras para o seu concurso de fotografia.

Isso acontece porque as pessoas são diferentes entre si, por isso, tem opiniões distintas sobre um mesmo assunto, é normal. Finalmente, isso se resume a escolha pessoal.

Em razão disso, em um concurso de fotografia os juízes têm a oportunidade de conversar em grupo / discutir com os demais críticos, o que é útil e divertido, pois permite trocar pontos de vista e compartilhar observações sobre as fotos que merecem reconhecimento.

Ouvindo as razões pelas quais alguém gosta de uma foto pode mudar a perspectiva em alguns casos. Tal como acontece com muitos aspectos da vida, escutar é tão importante quanto falar em um concurso de fotografia, se não mais.

Conclusão
concurso de fotografia conclusao

Então é isso. Não há todos os pontos de concurso de fotografia cobertos neste artigo, mas escrever sobre algumas das dicas vão ajudar a lançar um pouco de luz sobre o que acontece nos bastidores de um concurso de fotografia em geral.

Embora a lista acima não tenha o mesmo impacto para todos os juízes, a maioria dos críticos passa por um processo mental semelhante. Você já pode ter apanhado sobre isso, mas o processo de seleção é muitas vezes para eliminação, pois é sobre escolher os vencedores.

Então, quando você está decidindo quais fotos vai inserir em um concurso de fotografia, pode ser uma boa ideia fazer como se você fosse um juiz, e editar, cortar ou selecionar fotos em conformidade.

Uma última nota é sempre ter em mente que, se sua foto não foi escolhida, isso não significa necessariamente que a sua fotografia não era boa, ou mesmo excelente. Os melhores concursos são os que recebem um grande número de entradas alucinantes, o que muitas vezes torna impossível dar o reconhecimento a cada foto que merece.

E você, o que pensa sobre concurso de fotografia? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe as suas dicas pessoais sobre o tema.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Veja também: DICAS SOBRE CONCURSO DE FOTOGRAFIA PARA SE TORNAR UM CAMPEÃO […]

  2. […] no post de hoje 5 coisas que você deve avaliar em qualquer curso de fotografia, workshop ou outro treinamento. Entenda o que levar em conta nessa escolha, tire todas as suas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.