Você é fotógrafo iniciante ou profissional, e precisa de algumas ideias para fechar o ano com prosperidade e dinheiro no bolso? Conheça as dicas de como ganhar dinheiro com fotografia nesse natal, aqui neste artigo!
A fotografia é uma forma de recordar todos os momentos especiais que acontecem em nossa vida, seja o primeiro aniversário, a gestação, o nascimento e, em especial, a época mais mágica de todo ano, o Natal.
O natal é um momento de comemoração em família cheio de mágia e amor, no qual as pessoas se reúnem e trocam presentes especiais. Sendo uma das oportunidades perfeitas para que fotógrafos profissionais realizem o ensaio de natal em família, ganhem dinheiro e proporcione fotos incríveis para as famílias guardarem suas lembranças de recordação.
O ensaio fotográfico de natal é um dos que mais rendem dinheiro no segmento de fotografia, isso porque, as famílias adoram registrar o primeiro natal dos filhos, fazer fotos dos parentes reunidos, decoração especial, troca de presentes, entre outros.
No entanto, mesmo que a procura por fotógrafos profissionais seja alta durante esse período, é preciso saber quais as dicas de como ganhar dinheiro com fotografia nesse natal, bem como, se destacar na concorrência, atrair clientes, montar cenário, material adequado, entre outros.
Confira a seguir quais as dicas de como ganhar dinheiro com fotografia nesse natal:
Como ganhar dinheiro com fotografia no natal?
Para ganhar dinheiro com fotografia no Natal é preciso, antes de tudo, saber organizar todo o material necessário para realização dos ensaios, estratégias de marketing para atrair o público e divulgar/vender o seu trabalho.
Aposte em mais de um cenário
O ensaio de natal pode ser realizado tanto na casa do cliente, como em seu estúdio de fotografia. Além disso, ensaios fotográficos em ambientes externos é uma das opções que mais agradam os clientes.
Para montar um cenário de natal, você deve ter algumas peças temáticas para compor o figurino, as quais devem ser variadas, a fim de atender a todas as idades. Além disso, os acessórios e objetos que vão ser utilizados no cenário, também deve ser relacionado ao tema, é claro.
Uma dica é comprar fundos fotográficos prontos dessas empresas especializadas e que sejam de tamanho grande, para que você possa fotografar não somente as crianças, mas também os pais e familiares.
Ter mais de um fundo como opção para os clientes ajuda na hora de vender. E quanto mais opções tiver, melhor. Assim, tenha sempre 2 a 3 opções de cenários para ofertar ao cliente. Um deles pode ser com a temática de Ano Novo, por exemplo.
Se o ensaio for realizado na casa do cliente ou demais locais escolhidos por ele, o ideal é visitar o ambiente antes do dia do ensaio, a fim de conhecer o local, verificar o tipo de iluminação para fotografia, como quais os equipamentos fotográficos e materiais deve levar no dia das fotos, espaços que melhor se enquadram no tipo de foto, etc.
Caso o cliente opte por utilizar itens próprios, como exemplo, presentes, embalagens decoradas, roupas e tudo mais, certifique-se de que os mesmos não atrapalham a temática do ensaio.
Equipamento profissional para fotógrafos iniciantes
Quem está iniciando no segmento de fotografia, precisa saber que não é apenas a melhor câmera fotográfica que proporciona um resultado profissional nas fotos, mas as técnicas de fotografia profissional são essenciais. É preciso saber como utilizar cada função do equipamento a seu favor, aproveitando os melhores ângulos, posições e iluminação natural ou artificial. Detalhes que são ensinados em cursos básicos de fotografia.
Seja criativo
A criatividade é essencial para quem trabalha com fotografia. Através dela que atraímos a atenção dos clientes e despertamos o desejo de conhecerem o trabalho.
Para realizar ensaio de natal, não precisa se basear em ensaios clássicos, você pode inovar realizando ensaios ao ar livre, ensaios de bebê com o tema, ensaios na casa do cliente utilizando espaços especiais, tirar fotos divertidas, aproveitar embalagens de presentes para fazer uma árvore de natal, elaborar cenários utilizando algodão para lembrar o efeito de neve, brincar com as luzes no cenário, etc.
Estratégias de marketing em redes sociais para atrair clientes
O marketing tradicional (panfletos, cartões, anúncios em rádio e lojas locais, etc.) é uma estratégia que vale à pena investir, mas o marketing digital tem maior impacto na hora de atrair clientes, isso porque, a internet revolucionou a forma como o consumidor se comporta e busca por produtos e serviços.
No caso da fotografia, é muito comum que pessoas interessadas realizem buscas por fotógrafo profissional em redes sociais e websites.
As redes sociais possuem um poder de alcance enorme, pois as pessoas passam a maior parte do tempo interagindo na internet, pesquisando e verificando perfis de seu interesse.
Para atrair mais clientes e ganhar dinheiro com ensaio de natal, você deve estar onde a maior parte do seu público se concentra, ou seja, internet.
Através das redes sociais é possível impulsionar o perfil profissional do seu Instagram, Facebook ou Web site, a fim de alcançar o público –alvo e aumentar as solicitações de orçamento para ensaios fotográficos.
Confira a seguir como implementar as estratégias de marketing em redes sociais para atrair clientes:
Defina sua estratégia de mídia social e segmente seu perfil
A primeira coisa que você deve fazer é definir metas e ser muito claro sobre o alvo que você está almejando. A partir daí você pode traçar uma estratégia de mídia social adaptada às necessidades do seu negócio.
Você deve segmentar o seu perfil nas redes sociais, impulsionando o mesmo. Como fazer isso? As redes sociais possuem ferramentas que analisam dados demográficos do público em potencial, idade, região onde moram, interesses de acordo com as pesquisas realizadas por eles, entre outros, a fim de impulsionar o seu perfil com anúncios que sejam de interesse para os mesmos.
Isso permite que você conquiste um maior número de seguidores, os quais podem se tornar clientes.
Crie conteúdo viral
Você sabia que ter um bom blog corporativo, com conteúdo valioso e atualizado, é a melhor forma de posicionar um site? E também, por falar nisso, você poderá fazer do seu negócio uma referência no setor. Um blog demonstra profissionalismo e passa maior credibilidade aos clientes, o que pode ser convertido em um número maior de solicitações de orçamento.
Além disso, nas redes sociais, os conteúdos virais serão essenciais para atrair a atenção de público-alvo. Publique em seu perfil fotos com dicas simples de como melhorar a qualidade das imagens, como tirar fotos profissionais para Instagram com celular, ideias de ensaios fotográficos, etc.
Desse modo, os seguidores podem interagir e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.
Compartilhe
“Compartilhar é viver”. Às vezes, colocar em prática frases sábias como essa pode nos ajudar muito com nossa estratégia de mídia social. Se você deseja que sua empresa esteja viva nas redes sociais e alcance os resultados esperados, o compartilhamento de conteúdo deve ser uma prioridade.
Ouça e interaja com seus seguidores
Interação e feedback são a razão de ser das redes sociais e sua empresa deve se adaptar a isso e agir de acordo. Para manter seus seguidores felizes, você deve ouvir, responder o mais rápido possível e demonstrar interesse em suas opiniões.
Realize stories com enquetes sobre dúvidas de fotografia, quais as fotos que mais gostam da galeria do celular, entre outros assuntos com os quais os seguidores possam e se sintam a vontade para interagir.
Sempre analise os resultados
De que adianta propor e implementar uma estratégia de mídia social se você não vai medir os resultados depois? A única maneira de saber se suas ações estão funcionando ou não é com medição e análise. Desta forma, você pode descobrir o que funciona melhor e mudar o que claramente não está obtendo resultados positivos.
As ferramentas das redes sociais possuem essa função, ajudam a verificar a quantidade de visualizações e interações que os seguidores tiveram com seus posts.
Atualize seu perfil diariamente
Adapte-se ao ritmo do universo online e mantenha os perfis nas redes sociais da sua empresa sempre atualizados. Nem todas as redes exigem atualização diária, mas você precisa se adaptar ao ritmo de cada uma para obter bons resultados.
Estude seus concorrentes
Para traçar uma boa estratégia de mídias sociais, é importante saber o que as empresas do seu setor estão fazendo nas redes. Desta forma, você pode aprender com seus acertos e, melhor ainda, também com seus erros.
Receba treinamento em redes sociais ou delegue essa tarefa a profissionais especializados em mídias sociais
Para fazer um bom trabalho nas redes sociais você precisa de treinamento, tempo, esforço e muita dedicação. Elaborar uma boa estratégia de mídia social requer uma série de conhecimentos que nem todos possuem. Portanto, para deixar suas redes nas melhores mãos, você tem duas opções claras: obter um bom treinamento para administrar você mesmo as mídias sociais da sua empresa ou confiar em especialistas profissionais para alcançar o público-alvo.
Parcerias com influenciadores
Muitas pessoas acreditam que essa é uma estratégia que custa caro, mas nem sempre é assim. Apesar do custo, o retorno com o número de seguidores e pedidos de orçamentos, são muito mais vantajosos.
Você pode aproveitar o perfil de um influenciador de sua região, para realizar um stories ou uma publicação no feed, mencionado o seu estúdio de fotografia. Por exemplo, se tem uma blogueira em sua cidade que possui ao menos 20 mil visualizações diárias em seus stories e interações, você pode negociar a publicação de fotos de um ensaio que já fez, ou até realizar um ensaio com ela para que a mesma divulgue seu trabalho.
Seguindo essas dicas você pode aproveitar para ganhar dinheiro com ensaio fotográfico neste natal e ficar conhecidos na região onde atua, devido ao engajamento nas redes sociais.