Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante incrível!

0 666

Falar em ensaio fotográfico de gestante sem ser clichê é um enorme desafio. Tirando as fotos de casamento, imagens desse estilo fotográfico são as figurinhas mais repetidas que encontramos por aí.

No entanto, com muita criatividade e atenção aos detalhes você é capaz de criar ensaios de gravidez maravilhosos.

Para ajudá-lo, separamos algumas dicas simples e muito úteis para essa sessão fotográfica. Veja neste post como fazer um ensaio fotográfico de gestante incrível e sair completamente da mesmice com esses retratos. Confira!

Conheça a mamãe

O primeiro ponto, para um ensaio fotográfico de gestante incrível, é conhecer a mamãe e ter uma conversa franca com ela. Nessa fase as gestantes apresentam algumas limitações e até comportamentos provenientes da gestação, por isso você precisa conhecer muito bem esse momento.

Converse com a mamãe sobre a gravidez, veja se está tudo bem com o bebê, se a gravidez é de risco ou não, as dores que ela sente, quanto tempo pode ficar em pé, etc.

Por mais óbvia que essa dica pareça, muitos fotógrafos se esquecem de capturar essas informações e montar o briefing antes do ensaio fotográfico. Esse diálogo vai ajudá-lo a entender a importância desse período para a mamãe e também ter ideias de como montar a sessão de fotos.

Uma gestante que está nos últimos dias de gravidez, ou passando por uma gestação de risco, terá mais limitações que outra mamãe mais tranquila. Portanto, converse abertamente com ela e procure obter o máximo de informações possível.

Um outro exemplo é a diferença de mães de primeira viagem e gestantes que já passaram por essa experiência antes. No primeiro caso o momento é ainda mais especial e a sessão de fotos também, então garanta que fará um bom trabalho.

Já para as mulheres que já possuem outros filhos, verifique se ela possui um álbum da gravidez anterior. Veja essas fotos e procure não repetir as mesmas poses para não ficar chato. Por outro lado, pergunte à mamãe se tem algo que ela gostaria de repetir, como uma foto tradicional de família ou um objeto importante.

Não se esqueça do papai
Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante incrível!

A mamãe geralmente é o foco durante o período da gestação e não poderia ser diferente. Mas não podemos esquecer que o pai contribuiu também e deverá contribuir ainda mais quando a criança nascer.

Assim como a chegada de um filho é muito importante para qualquer mulher, para os homens também tem seu valor. Portanto, garanta que o papai seja integrado nessa sessão de fotos e tenha imagens especiais para ele.

Converse com ele sobre as fotos, o que ele imagina para as imagens e assim por diante. Isso vai dar uma perspectiva do pai para o ensaio fotográfico de gestante e deixar as fotos ainda mais especiais para o casal.

Contudo, nem sempre o marido tem paciência e tempo para comparecer aos ensaios. Nesse caso, procure marcar a presença dele com algum objeto ou algo que lembre de sua importância na cena. Como exemplos podemos citar as tradicionais gravatas, paletós, presentes dados à criança pelo pai, etc.

Já para os pais impacientes, que não veem a hora do ensaio terminar, dedique os primeiros momentos para fotos do casal junto ou só com o marido, por exemplo. Assim você libera o chefe da família mais rapidamente e evita contratempos no ensaio.

Saia do óbvio!

Ensaios fotográficos de gestantes com sapatinhos de bebê, ou a captura da barriga já perderam a graça e ficaram muito batidos. Procure levar sua sessão fotográfica para além disso, com um tom criativo e inovador em suas imagens.

Para fazer isso, que tal adicionar um pouco da personalidade dos pais à cena? Se eles são vegetarianos ou veganos, por exemplo, por que não registrar imagens desse estilo de vida?

O mesmo se repete para os pais aventureiros, executivos, pais mais sérios ou descontraídos. A criança vai viver nessa atmosfera quando nascer, portanto, é uma ótima opção demonstrar esse ecossistema em suas imagens.

Exemplos:

  • Adicione miniaturas de bonecos com a profissão dos pais ou o brasão da formação acadêmica;
  • Incorpore ferramentas para o pai que trabalha com obras;
  • Fotografe a mamãe vestida com o uniforme do papai;
  • Use um look radical para casais que gostam de aventura;
  • Escolha uma ambiente com alto significado para ambos;
  • Entre outros.

Sem edição demais, por favor!
Dicas para fazer um ensaio fotográfico de gestante incrível!

Tome muito cuidado com a edição das fotos e o tratamento em softwares, mas muito cuidado mesmo. O álbum de uma gestante é uma recordação e não um livro de conto de fadas. Então, não exagere nos retoques na imagem.

Lembre-se que a gestante vai mostrar o álbum para a família, amigas e demais conhecidos. E todo mundo que vê a foto com a pele lisinha, sem falhas, parecendo uma boneca, sabe que isso não é verdade.

É lógico que não precisa focar nas estrias, nas pelancas e nem realçar os pontos que a mulher não gosta de valorizar nesse momento da vida. Mas também não precisa criar uma Gisele Bundchen em seu ensaio fotográfico de gestante.

Faça apenas alguns retoques básicos na cor, contraste e outros atributos da imagem que ajudem a tornar a cena melhor. Mas jamais tire o brilho da gestação com excesso de edição, ok?

Tenha muita paciência!

Para finalizar, tenha muita paciência e procure compreender o momento que a gestante está passando.

Com certeza não é fácil carregar uma barriga gigante e ainda sofrer com o turbilhão de hormônios nesse período. Então, não leve a mal se a mulher precisar descansar com frequência, ir ao banheiro, ou até cancelar a sessão.

Seja compreensivo e procure compreender as limitações que ela está passando no momento. Além disso, deixe-a confortável e a vontade para que as fotos da gravidez sejam as melhores possíveis.

No mais, é só soltar a criatividade e fazer os registros. Afinal de contas, a gestação já é um tema belo para qualquer fotografia, não é mesmo?

Já fez seus ensaios fotográficos de gestante? Compartilhe seus aprendizados, dicas e técnicas especiais abaixo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.