Qual a idade ideal para um Ensaio Fotográfico Newborn ?

1 2.911

Recém-nascidos dormem bastante durante o dia, independentemente da situação ao redor. Mas isso muda rapidamente, a partir da terceira semana de vida, os bebês começam a ficar mais acordados e ativos, e com um sono mais leve. É muito complicado lidar com um bebê agitado para fazer uma foto, assim o que você precisa é de um bebê calmo, mais sonolento.

Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn

No entanto, o esse não é o único fator que determina o processo fotográfico. Recém-nascidos abaixo dos dez dias de vida têm o corpo mais mole e flexível, o que permite que eles sejam posicionados sem maiores problemas. Com o tempo, eles já começam a adquirir tônus muscular e perdem essa flexibilidade.

Então, é interessante fazer a sessão antes de o bebê completar duas semanas. Mas também esperar uns cinco dias desde o nascimento, para garantir que os traços e feições do bebê estejam mais evidentes

Pedimos a opinião de três fotógrafos newborn sobre a questão. E, não surpreendentemente, as respostas variaram entre eles.

Para Gustavo Sousa, o período ideal para fotografar o bebê é quando ele tem entre seis e 12 dias de vida. Segundo ele, nesse intervalo é ainda possível “contar com toda flexibilidade e sono profundo que essa fase tem. [E] antes disso, eles ainda têm muita fome e estão se adaptando às mamadas”.

Em contrapartida, Hellen Ramos, que é especialista em acompanhamento infantil, diz que as fotografias podem ser feitas desde o nascimento até os dois anos de idade, já que “o objetivo é registrar cada fase de desenvolvimento do bebê”. E hoje, ela só trabalha com bebês com mais de três meses até dois anos. Ela diz que é possível realizar de 0 á 2 anos, a frequência das sessões deverá ser decidido e analisado por cada fotógrafo, tendo em vista a disponibilidade de agenda e fluxo. O ideal é condicionar o cliente a fechar o acompanhamento completo, mas há casos onde o cliente solicita o orçamento com o bebê já maior, isso não impossibilita o fechamento do contrato”.

Inclusive, disponibilidade de agenda é um outro aspecto a ser considerado. Embora não ache ideal, Gustavo conta que já realizou um ensaio com um recém-nascido de apenas quatro dias de vida por causa da vida corrida da mãe: Esse bebê foi uma exceção a regra e acabou dormindo durante todo ensaio, parando apenas uma vez para mamar”.

Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn

Melissa Pierobom, quando perguntada sobre a idade ideal, é bastante cautelosa: “A idade depende muito de cada bebê. Não tem regra”. Ela é fotógrafa newborn e pediatra, e, então, conhece, com detalhes, os aspectos da anatomia e da fisiologia de um recém-nascido, e entende as diferenças de bebê para bebê. Ela explica que cada recém-nascido é um ser único, com as suas próprias características, e, por isso, é difícil generalizar. “Tem bebês que são mais dorminhocos e maleáveis mesmo ‘mais velhos´, e alguns difíceis mesmo ‘mais novos´”, explica. E isso, ela diz por experiência própria: “Eu tento realizar a sessão entre 5 e 15
dias, a maioria em torno de 10 dias. Mas já fotografei com mais de 20 dias, e até com 2 meses”.

Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn
Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn

É importante analisar cada caso separadamente, para evitar generalizações que coloquem a segurança do recém-nascido em risco. Para isso, o bom senso é essencial. Mas, obviamente, a anatomia e a fisiologia do bebê conta muito, e embora, a rapidez e o tempo varie de bebê para bebê, é certo afirmar que com o tempo o corpo deles muda. “Quanto mais os dias passam, menos flexíveis eles estarão, dificultando o posicionamento. Neste caso não devemos forçar as poses que já não aceitam fazer. Tem bebês sensíveis, que não aceitam muitas coisas. Tem bebês que não abrem as mãos. Tem bebês com reflexos exacerbados. O ruim de fotografar os novos, é que normalmente ainda não estão mamando o suficiente para permanecerem satisfeitos por mais de duas horas, para dormir profundamente durante a sessão”, finaliza a profissional.

Gustavo, Hellen e Melissa estarão no palco da 7ª edição do Newborn Photo Conference, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de Abril. Além deles, o evento traz mais 10 palestrantes, brasileiros e estrangeiros. Garanta já o seu ingresso pelo site. A conferência será transmitida online, também. Acesse:  NEWBORNPHOTOCONFERENCE.COM.BR/2017/

Mais informações: eventos@iif.com.br ou (11) 3021-3335

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

você pode gostar também
1 comentário
  1. Daiane Dias Diz

    Ótimas dicas ameiii…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.