Home»Artigos de Foto e Vídeo»Qual a idade ideal para um ensaio fotográfico newborn ?

Qual a idade ideal para um ensaio fotográfico newborn ?

eMania
8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Recém-nascidos dormem bastante durante o dia, independentemente da situação ao redor. Mas isso muda rapidamente, a partir da terceira semana de vida, os bebês começam a ficar mais acordados e ativos, e com um sono mais leve. É muito complicado lidar com um bebê agitado para fazer uma foto, assim o que você precisa é de um bebê calmo, mais sonolento.

No entanto, o esse não é oQual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn único fator que determina o processo fotográfico. Recém-nascidos abaixo dos dez dias de vida têm o corpo mais mole e flexível, o que permite que eles sejam posicionados sem maiores problemas. Com o tempo, eles já começam a adquirir tônus muscular e perdem essa flexibilidade.

Então, é interessante fazer a sessão antes de o bebê completar duas semanas. Mas também esperar uns cinco dias desde o nascimento, para garantir que os traços e feições do bebê estejam mais evidentes

Pedimos a opinião de três fotógrafos newborn sobre a questão. E, não surpreendentemente, as respostas variaram entre eles.

Para Gustavo Sousa, o período ideal para fotografar o bebê é quando ele tem entre seis e 12 dias de vida. Segundo ele, nesse intervalo é ainda possível “contar com toda flexibilidade e sono profundo que essa fase tem. [E] antes disso, eles ainda têm muita fome e estão se adaptando às mamadas”.

Em contrapartida, Hellen Ramos, que é especialista em acompanhamento infantil, diz que as fotografias podem ser feitas desde o nascimento até os dois anos de idade, já que “o objetivo é registrar cada fase de desenvolvimento do bebê”. E hoje, ela só trabalha com bebês com mais de três meses até dois anos. Ela diz que é possível realizar de 0 á 2 anos, a frequência das sessões deverá ser decidido e analisado por cada fotógrafo, tendo em vista a disponibilidade de agenda e fluxo. O ideal é condicionar o cliente a fechar o acompanhamento completo, mas há casos onde o cliente solicita o orçamento com o bebê já maior, isso não impossibilita o fechamento do contrato”.

Inclusive, disponibilidade de agenda é um outro aspecto a ser considerado. Embora não ache ideal, Gustavo conta que já realizou um ensaio com um recém-nascido de apenas quatro dias de vida por causa da vida corrida da mãe: Esse bebê foi uma exceção a regra e acabou dormindo durante todo ensaio, parando apenas uma vez para mamar”.

Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn

Melissa Pierobom, quando perguntada sobre a idade ideal, é bastante cautelosa: “A idade depende muito de cada bebê. Não tem regra”. Ela é fotógrafa newborn e pediatra, e, então, conhece, com detalhes, os aspectos da anatomia e da fisiologia de um recém-nascido, e entende as diferenças de bebê para bebê. Ela explica que cada recém-nascido é um ser único, com as suas próprias características, e, por isso, é difícil generalizar. “Tem bebês que são mais dorminhocos e maleáveis mesmo ‘mais velhos´, e alguns difíceis mesmo ‘mais novos´”, explica. E isso, ela diz por experiência própria: “Eu tento realizar a sessão entre 5 e 15
dias, a maioria em torno de 10 dias. Mas já fotografei com mais de 20 dias, e até com 2 meses”.

Qual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn

É importante analisar cada caso separadamente, para evitar generalizações que coloquem a segurança do recém-nascido em risco. Para isso, o bom senso é essencial. Mas, obviamente, a anatomia e a fisiologia do bebê conta muito, e embora, a rapidez e o tempo varie de bebê para bebê, é certo afirmar que com o tempo o corpo deles muda. “Quanto mais os dias passam, menos flexíveis eles estarão, dificultando o posicionamento. Neste caso não devemos forçar as poses que já não aceitam fazer. TQual a idade ideal para um ensaio fotografico newborn em bebês sensíveis, que não aceitam muitas coisas. Tem bebês que não abrem as mãos. Tem bebês com reflexos exacerbados. O ruim de fotografar os novos, é que normalmente ainda não estão mamando o suficiente para permanecerem satisfeitos por mais de duas horas, para dormir profundamente durante a sessão”, finaliza a profissional.

Gustavo, Hellen e Melissa estarão no palco da 7ª edição do Newborn Photo Conference, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de Abril. Além deles, o evento traz mais 10 palestrantes, brasileiros e estrangeiros. Garanta já o seu ingresso pelo site. A conferência será transmitida online, também. Acesse:  NEWBORNPHOTOCONFERENCE.COM.BR/2017/

Mais informações: eventos@iif.com.br ou (11) 3021-3335

 

-Por Vivian Kuppermann Marco Antonio

 

 

Post anterior

4 Princípios das Técnicas de iluminação para fotografia

Próximo post

13 fotógrafos que estavam com a câmera na hora e no lugar certos