Processo Fotográfico – Sistema para alterar imagens ópticas nos arquivos de imagens

1 3.021

Os Processos Fotográficos mantêm vivos momentos especiais da vida e eterniza-os através das fotografias. As máquinas fotográficas cada dia mais vêm se adequando as necessidades de evolução da tecnologia e sua demanda também.

Diferente do século passado, atualmente quase todos têm acesso a ter uma Câmera Fotográfica em casa e assim fica fácil eternizar os melhores momentos vividos no dia a dia.

Seja para admirar a natureza, guardar um momento especial ou mesmo tirar uma famosa selfie, é importante entender o funcionamento das câmeras para então maximizar seus resultados e transformar esses momentos em grandes obras de artes da tecnologia moderna.

Vamos lá? 

Tecnologia a favor da qualidade fotográfica

Processo Fotográfico – Sistema para alterar imagens ópticas nos arquivos de imagens

Diferente do século passado, atualmente é muito comum ver fotos cada vez mais perfeitas, o que minimiza os efeitos dos softwares de restauração das imagens.

Isso acontece devido às facilitações tecnológicas que trazem cada dia mais facilidade ao nosso dia a dia, tornando indivíduos comuns em verdadeiros fotógrafos.

Hoje em dia, tirar fotos é muito comum e tirar fotos excelentes está se tornando cada vez mais comum mediante a variedade de recursos que são embutidos nas câmeras, ainda que as mais simples.

Entender o que são os processos fotográficos tem a ver com a exposição da imagem, as melhorias que se obtém através do controle das mesmas, da velocidade do obturar, valor de abertura e sensibilidade do sensor da imagem é importante para alcançar melhores resultados e efeitos nas imagens com seus equipamentos fotográficos. 

O que é exposição na fotografia/ conceito

Os processos fotográficos se relacionam com a exposição em uma foto, significa a quantidade de luz recebida pelo sensor da câmera. Deste modo, a variação da quantidade de luz recebida indicará se a foto ficará superexposta ou subexposta.

Processo Fotográfico – Sistema para alterar imagens ópticas nos arquivos de imagens
Imagens Superexposta ou Subexposta

Nos casos de subexposição, a foto não recebe luz suficiente e fica com aspecto de mordida, desprovidas de detalhes devido às áreas pretas na mesma. Esse efeito é demonstrado na imagem abaixo, no lado esquerdo da tela.

Já nos casos de superexposição, nos processos fotográficos, a foto recebe muita luz e fica com aspecto de queimada, ou seja, com áreas desprovidas de detalhes devido à quantidade de áreas brancas, conforme ilustrado na imagem acima, ao lado direito.

Sendo assim, achar o modo ideal de fotografar é encontrar o equilíbrio entre os dois pontos de superexposição e subexposição, e assim não prejudicar a imagem e não perder detalhes na mesma, conforme ilustrado na imagem acima no centro da mesma, entre os pontos superexpostos e subexpostos.

Velocidade do obturador

Processo Fotográfico – Sistema para alterar imagens ópticas nos arquivos de imagens
Velocidade do obturador

Também conhecido como tempo de exposição, a velocidade do obturador faz referência ao tempo que o mesmo leva para abrir e fechar permitindo a passagem da luz que irá sensibilizar o sensor que irá formar a imagem.

De modo geral, nos processos fotográficos, quanto menor a velocidade do obturador, menos luz será absorvida no interior da máquina e maior a abertura do diafragma, mantendo assim uma exposição adequada.

O tempo de exposição é normalmente utilizado no formato 1 / x, onde x representa a fração em segundos. Os valores comumente utilizados são:

  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B (inicial de modo bulb) — O modo bulb é o modo de controle no dedo ou com o disparador, onde o tempo do obturador fica aberto para entrar luz sensibilizando a imagem.

Valor de abertura

processos fotograficos

A abertura do diafragma nos processos fotográficos está localizada na lente. Assim como no olho humano, a abertura do diafragma trabalha de modo parecido com a pupila, se contraindo e expandindo de acordo com a luminosidade do ambiente, se moldando a visão adequada da imagem.
 Deste modo, a abertura da lente proporciona o efeito de controlar a quantidade de luz que passa pela mesma até atingir o sensor.

A distância focal (f) indica o ângulo de abertura que a lente proporciona e o Valor de Abertura indica os valores de limites mínimos e máximos que essa abertura trabalha.

processos fotograficos

De modo prático, por exemplo, se uma lente fotográfica possui abertura f2.8 significa que a mesma possui uma abertura máxima onde a Distância Focal (f) é dividida por 2,8. Se nesse exemplo, a Distância Focal de uma lente 100mm seria igual a 100/2.8 = 35,7mm de diâmetro.
É importante salientar que a abertura física não é a Abertura do Diafragma, no entanto, ela diz qual a limitação daquela lente para captar mais ou menos luz de acordo com a abertura do diafragma.

Sensibilidade do sensor de imagem

A sensibilidade do sensor (ISO) é a amplificação ganha do sinal elétrico fornecido pelo mesmo. Sendo assim, quanto maior a sensibilidade, maior o sinal elétrico e sinal da conversão do sinal e, portanto, maior exposição a imagem terá.

processos fotograficos

Depois de aprender tanto sobre processos fotográficos, o que está esperando para comprar sua câmera digital fotográfica?

A sensibilidade altera o ruído nas fotos conforme sua ampliação, clareando a imagem, no entanto amplificando seus pixels coloridos trazendo uma má formação da imagem como um todo.

Sendo assim, se o bom sinal for amplificado, o mau sinal também será amplificado, havendo cada vez mais parasitas conforme a sensibilidade for aumentada.
A sensibilidade das máquinas atuais atinge 12800 ISO, o que permite uma invisibilidade de ruído até 3200 ISO.

Em termos práticos, o ideal é manter a configuração em 100 ISO para dias ensolarados, 200 ISO se o dia estiver nublado e 400 ISSO em ambiente interno, como dentro de casa. No entanto esse valor pode subir caso haja necessidade e o ambiente solicitar, geralmente em locais muito escuros como casas de shows, espetáculos, etc.

Controle de exposição 

Ao se deparar com um cenário maravilhoso, é comum querer eterniza-la através da fotografia. No entanto embora a imagem esteja perfeita a nossos olhos, nas lentes da câmera pode não conseguir reproduzir do modo mais perfeito possível, exatamente pela variação de luminosidade do local.

processos fotograficos

Apesar do uso dos modos de superexposição e subexposição, a maioria das Câmeras DSLR, é possível alterar a exposição das fotos para mais ou menos através de um botão.
Deste modo, ao selecionar a exposição de acordo com um índice de brilho, a própria câmera se encarregará de selecionar o tempo de exposição ou abertura a fim de manter a imagem mais exposta ou menos exposta, de acordo com a melhor visibilidade.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] bidimensional a imagem do objeto fotografado. Com a evolução dos equipamentos envolvidos nos processos fotográficos, hoje em dia vários acessórios existem para a otimização das imagens, possibilitando a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.