Os maiores Fotógrafos Brasileiros da Atualidade ainda Vivos

3 2.577

Não é fácil listar os maiores fotógrafos brasileiros da atualidade. São inúmeros os fotógrafos do Brasil que retratam não só as belezas e fatos marcantes do nosso país, como também, mundo afora.  Conhecê-los pode ser uma forma de olhar mais de perto a nossa cultura, além de uma alternativa em melhorar os nossos parâmetros de qualidade fotográfica, nos fazendo pensar em novas expressões ao tirar as nossas fotos.  Ou seja, analisar a maneira de fazer dos outros é uma ferramenta para aflorar o processo criativo e fazer pensar na qualidade de nossas próprias fotos. Por isso, escolhemos cinco grandes fotógrafos:

Sebastião Salgado

maiores fotagrafos brasileiros

Seria pecado não começar essa lista com o maior dos maiores fotógrafos do Brasil. Sebastião Salgado é um dos fotógrafos mais famosos e importantes ainda vivos. Nascido em Minas Gerais, já trabalhou para inúmeras agências e tem mais de dez obras publicadas. Formado em Economia, Salgado deixou a profissão de formação para se dedicar à fotografia. Seus projetos fotográficos capturam a essência do objeto fotografado com tal maestria, que ele já conquistou os mais famosos prêmios da fotografia mundial. Seu trabalho autoral mais recente, Gênesis, documenta o mundo de pessoas e lugares esquecidos.

Araquém de Alcântara

maiores fotagrafos brasileiros

Outro que não poderia ficar de fora quando listamos os maiores fotógrafos brasileiros é Araquém de Alcântara, nascido em Florianópolis, Santa Catarina. Ele é apontado pelos críticos de imagens como um dos precursores da fotografia de natureza e um dos mais importantes fotógrafos atuantes no país. Seu trabalho é documental e voltado para o registro da natureza brasileira e das nações indígenas. Suas imagens são tão ricas e expressivas em detalhes que já lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

German Lorca

maiores fotagrafos brasileiros

Formado em Ciências Contábeis na década de quarenta, o fotógrafo paulista, German Lorca,  deu início ao seu trabalho registrando a cidade de São Paulo, principalmente os locais que remontam a história da cidade, com fotos livres e que ressaltam um tom de estranhamento. Depois disso, passou por um processo de modernização que o fez verter seu trabalho para a publicidade. É dono de uma sensibilidade que se volta principalmente às cenas da vida cotidiana, registrando com muita liberdade imagens que se revelam poéticas. Sua produção inicial teve uma participação decisiva na renovação da fotografia moderna no país.

Gervásio Baptista

maiores fotagrafos brasileiros gervasio

Nascido na Bahia, Gervário Baptista começou a carreira como fotógrafo ainda adolescente, e se fez conhecido por seu amplo trabalho com o fotojornalismo sendo o responsável pelo registro de alguns dos eventos mais importantes da história mundial e brasileira. Dentre os episódios registrados estão o enterro de Getúlio Vargas, cenas marcantes da ditadura militar e a fotografia oficial de Tancredo Neves. Discípulo de Henri Cartier-Bresson, a quem conheceu pessoalmente, Gervásio continua atuante, contratado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e prestando serviços ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Walter Firmo

maiores fotagrafos brasileiros

Carioca de nascença, Walter Firmo fecha a nossa lista sobre os maiores fotógrafos brasileiros na atualidade. É considerado um gênio no trato das cores e retrata nos detalhes das suas fotografias belezas da cultura brasileira. Autodidata, se fez famoso por integrar a equipe inaugural da famosa revista Realidade. Na década de 80 foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon.

Esses são, com certeza, os melhores fotógrafos brasileiros ainda vivos, listados em jornais e revistas especializadas quando o assunto é fotografia. Com estilos e enfoques diferentes, cada um a sua maneira, nos brinda com lindíssimas imagens que nos fazem refletir sobre a natureza, a sociedade e o mundo como um todo. Que sirva de inspiração e exemplo para nós.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.