Compreendendo o Triângulo de Exposição

0 2.430

Aprenda a entender o Triângulo de Exposição e equilibrar ISO, Abertura e Velocidade do Obturador “Shutter”.

Existem três controles principais Câmeras Digitais que devem ser coordenados para criar uma exposição equilibrada – uma imagem com uma boa variedade de tons que não é muito brilhante nem muito escuro. São Velocidade do Obturador, Abertura e ISO.

A velocidade do obturador determina a quantidade de tempo que o sensor é exposto à luz. A Abertura é do tamanho da Abertura na lente pela qual essa luz passa. E ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Altere qualquer configuração e você também precisará alterar uma (ou ambas) das outras para compensar.

Embora as escalas usadas para esses controles sejam todas diferentes – a Velocidade do Obturador é medida em segundos (ou frações de segundo), a Abertura em F-Stop, enquanto o ISO usa múltiplos de 100 – aumentando ou diminuindo qualquer uma dessas configurações para a próxima unidade em sua escala é alcançada dobrando ou reduzindo pela metade o seu valor, chamado de ‘Stop’.

Compreendendo o Triângulo de Exposição
Imagem: Digital Camera World

Assim, uma Velocidade do Obturador de 1/250 seg pode ser dobrada em um Stop para 1/125 seg ou reduzida à metade para 1/500 seg. Uma Abertura de f/5.6 deixa duas vezes mais luz que f/8 ou metade do que f/4. E o ISO 400 é duas vezes mais sensível à luz que o ISO 200 e metade do que o ISO 800.

Aumentar uma dessas configurações em um Stop significa que você também precisará diminuir uma das outras configurações em um Stop para a mesma exposição geral. No entanto, além de determinar o brilho da imagem, essas configurações também têm um importante efeito criativo sobre a aparência da imagem.

Uma velocidade rápida do obturador congela o movimento, enquanto uma velocidade lenta do obturador registra qualquer coisa em movimento como um borrão. Uma Abertura estreita fornece maior profundidade de campo do que uma Abertura ampla, o que significa que mais ou menos da cena está em foco.

E quanto maior o ISO, mais ruidosa será a imagem. Vamos ver como essas configurações de Triângulo de Exposição podem ser usadas para nossa vantagem …

Abertura

Aperture - Abertura Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Para garantir que o modelo seja isolado do plano de fundo, usamos uma ampla Abertura de f/2.8. Então, para compensar o aumento da luz que entra pela lente, a balanceamos com uma velocidade de obturador muito rápida de 1/3200 seg.

Velocidade do Obturador “Shutter Speed”

Velocidade do obturador "Shutter Speed" Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Para desfocar o movimento da água, precisamos definir um longo tempo de exposição. A Velocidade do Obturador “shutter” foi ajustada para 15 segundos, então paramos nossa Abertura para f/11 para restringir a luz e aumentar a profundidade de campo.

ISO

ISO do  Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Filmar shows de música significa trabalhar com pouca luz, então aumentamos o ISO para 3200 para tornar o sensor de imagem mais sensível à luz. Usamos uma Abertura de f/1.4 para reter uma velocidade rápida do obturador – permitindo congelar o movimento no palco

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.