Compreendendo o Triângulo de Exposição

0 191
Tempo de leitura: 2 minutos

Aprenda a entender o Triângulo de Exposição e equilibrar ISO, Abertura e Velocidade do Obturador “Shutter”.

Existem três controles principais Câmeras Digitais que devem ser coordenados para criar uma exposição equilibrada – uma imagem com uma boa variedade de tons que não é muito brilhante nem muito escuro. São Velocidade do Obturador, Abertura e ISO.

A velocidade do obturador determina a quantidade de tempo que o sensor é exposto à luz. A Abertura é do tamanho da Abertura na lente pela qual essa luz passa. E ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Altere qualquer configuração e você também precisará alterar uma (ou ambas) das outras para compensar.

Embora as escalas usadas para esses controles sejam todas diferentes – a Velocidade do Obturador é medida em segundos (ou frações de segundo), a Abertura em F-Stop, enquanto o ISO usa múltiplos de 100 – aumentando ou diminuindo qualquer uma dessas configurações para a próxima unidade em sua escala é alcançada dobrando ou reduzindo pela metade o seu valor, chamado de ‘Stop’.

Compreendendo o Triângulo de Exposição
Imagem: Digital Camera World

Assim, uma Velocidade do Obturador de 1/250 seg pode ser dobrada em um Stop para 1/125 seg ou reduzida à metade para 1/500 seg. Uma Abertura de f/5.6 deixa duas vezes mais luz que f/8 ou metade do que f/4. E o ISO 400 é duas vezes mais sensível à luz que o ISO 200 e metade do que o ISO 800.

Aumentar uma dessas configurações em um Stop significa que você também precisará diminuir uma das outras configurações em um Stop para a mesma exposição geral. No entanto, além de determinar o brilho da imagem, essas configurações também têm um importante efeito criativo sobre a aparência da imagem.

Uma velocidade rápida do obturador congela o movimento, enquanto uma velocidade lenta do obturador registra qualquer coisa em movimento como um borrão. Uma Abertura estreita fornece maior profundidade de campo do que uma Abertura ampla, o que significa que mais ou menos da cena está em foco.

E quanto maior o ISO, mais ruidosa será a imagem. Vamos ver como essas configurações de Triângulo de Exposição podem ser usadas para nossa vantagem …

Abertura

Aperture - Abertura Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Para garantir que o modelo seja isolado do plano de fundo, usamos uma ampla Abertura de f/2.8. Então, para compensar o aumento da luz que entra pela lente, a balanceamos com uma velocidade de obturador muito rápida de 1/3200 seg.


Velocidade do Obturador “Shutter Speed”

Velocidade do obturador "Shutter Speed" Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Para desfocar o movimento da água, precisamos definir um longo tempo de exposição. A Velocidade do Obturador “shutter” foi ajustada para 15 segundos, então paramos nossa Abertura para f/11 para restringir a luz e aumentar a profundidade de campo.

ISO

ISO do  Triângulo de Exposição
Digital Camera World

Filmar shows de música significa trabalhar com pouca luz, então aumentamos o ISO para 3200 para tornar o sensor de imagem mais sensível à luz. Usamos uma Abertura de f/1.4 para reter uma velocidade rápida do obturador – permitindo congelar o movimento no palco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade