Fala, pessoal! Seguindo a série de posts relacionados aos sensores de imagem das câmeras, vamos falar sobre os principais tamanhos nos sensores de câmeras para fotografia e filmagens.
Aliás, eu já publiquei vários posts relacionados com os sensores de imagem aqui no Blog eMania. Logo, caso queiram saber mais, vale a leitura dos seguintes conteúdos:
– O ‘Fator Crop’ das lentes fotográficas e cinematográficas;
– O sensor de imagem;
– Qual a diferença entre CMOS e CCD?
Sensores de imagem

No mercado, existe uma infinidade de modelos e tamanhos de câmeras de fotografia, vídeo e cinema. Por consequência, o mesmo vale para a variedade de tamanhos de sensores de imagem.
O tamanho dos sensores de imagem influencia em vários fatores numa imagem. Estamos falando não apenas da qualidade, como também da profundidade de campo, entre outras questões que vamos abordar aqui.
Influência e tipos de sensores de imagem das câmeras fotográficas
O tamanho de um sensor de imagem determinará a qualidade da imagem que será produzida. Quanto maior for, mais pixels e, consequentemente, maior será a nitidez do clique.
Nas câmeras fotográficas, os principais tamanhos são: Full-Frame, APC-H, APS-C e Four-thirds, como vocês podem conferir na tabela abaixo:

Os tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema e vídeo
As câmeras de vídeo e de cinema digital possuem tamanhos diferenciados dos presentes nas câmeras fotográficas habituais. Algo que é possível notar, inclusive, na tabela abaixo:

Origem da definição dos atuais padrões
Vale relembrar um pouco da história sobre quais referencias estão presentes na definição do tamanho dos sensores de imagem. Isso porque, quando os primeiros sensores CCDs foram criados, na década de 70, seus diversos tamanhos foram padronizados com as mesmas dimensões que eram utilizadas pelos seus ancestrais. Ou seja, com base nos tubos vidicom, respeitando a compatibilidades com as lentes.

Para ficar mais claro, vejamos uma comparação de dois tamanhos específicos. Mais especificamente, o Full Frame e o APS-C. Eu escolhi estes tamanhos de sensores de imagem porque eles ficam muito próximos aos tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema.
Porém, antes da comparação, vale falar um pouco do histórico do tamanho do sensor Full Frame. Ele possui o tamanho de 24 x 36 mm e formato com proporção 3:2, algo que herdou das câmeras DSLRs que utilizavam filmes em 35 mm.
Quando as câmeras fotográficas passaram de analógicas para digitais, os fabricantes das primeiras DSLRs tinham dificuldades em produzir sensores do tamanho de um filme 35 mm. Então, eles optaram por um tamanho de sensor de imagem mais simples de produzir. Desse modo, nascia o sensor de imagem APS (Advanced Photo System).

Esforço conjunto, padrão individual
Os sensores de imagem APS foram criados por um grupo de empresas composto por Canon, Nikon, Kodak, Fujifilm, Pentax e Minolta. Porém, mesmo sendo produto de um esforço conjunto, cada empresa criou um padrão particular de sensor APS.
Pensando nisso, a variação nos tamanhos dos sensores tem esse cenário:
- APS-H = HDTV (30,2 x 16,7 mm e proporção 16:9)
- APS-C = Classic (25,1 x 16,7mm e proporção 3:2)
- APS-P = Panorama (30,2 x 9,5mm e proporção 3:1)
Agora, eu vou fazer uma comparação entre os sensores de imagem Full Frame vs APS. Nesse sentido, a ideia é mostrar as vantagens e desvantagens de cada um.
Full Frame
- Maior quantidade de pixels;
- Maior resolução (qualidade) da imagem;
- Menor Índice de ruido;
- Profundidade de campo menor;
- Não possui o fator crop;
- Distância focal efetiva 35 mm em relação as lentes full frame*
- Aproveita o máximo do campo de visão das lentes grande-angulares.
- Preço final dos equipamentos bem maior que os equipamentos que utilizam sensores de imagem APS
*Quando se utiliza uma lente 50mm, ela preserva a distancia focal de 50mm. Porém, se utilizarmos essa mesma lente 50mm, em uma câmera com sensor APS-C, a distância focal efetiva será de 80mm.
APS (Advanced Photo System)
- Muito utilizado pelos fabricantes para reduzir o preço final do equipamento;
- Fator crop;
- Maior profundidade de campo;
- Potencializa a distancia focal das lentes exatamente por causa do seu fator crop;
- Diminui o ângulo de visão das grande-angulares;
- Aumenta o índice de ruido.
É isto, meus caros amigos! A saber, no próximo post, eu vou tratar dos principais modelos de câmeras utilizadas na cinematografia digital e contar um pouco da história de quando o cinema optou pelo formato digital.
Abraços a todos!!!!