OS TAMANHOS DOS SENSORES DE IMAGEM

0 8.006

Fala pessoal, seguindo a série de posts relacionados com os sensores de imagens das câmeras, neste post eu vou escrever sobre os principais tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de fotografia, vídeo e cinema. Eu já publiquei vários posts relacionados com os sensores de imagem aqui no Blog eMania, que por sinal traz muita informação nas principais áreas do audiovisual (fotografia, vídeo e cinema). Vocês podem conferir os seguintes posts:

O FATOR CROP DAS LENTES FOTOGRÁFICAS E CINEMATOGRÁFICAS,
O SENSOR DE IMAGEM e 
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CMOS E CCD?

Sensores de Imagem

Tamanhos dos sensores de imagem de alguma câmeras fotográficas
Tamanhos dos sensores de imagem de algumas câmeras fotográficas.

No mercado existem uma infinidade de modelos e tamanhos de câmeras de fotografia, vídeo e cinema, com uma variedade de tamanhos de sensores de imagem. O tamanho dos sensores de imagem influenciam em vários fatores numa imagem, desde a qualidade, a profundidade de campo, entre outras que eu vou descrevendo neste post. Abaixo seguem duas tabelas com o tamanho dos sensores das câmeras fotográficas como das câmeras de cinema:

Os tamanhos dos sensores de imagem das câmeras fotográficas

Os tamanhos dos sensores de imagem determinará a qualidade da imagem que será produzida. Quanto maior forem os sensores de imagem, mais quantidade de pixels e maior será a qualidade da imagem. Nas câmeras fotográficas os principais tamanhos são: Full-Frame, APC-H, APS-C e Four-thirds, como vocês podem conferir na tabela abaixo:

Os principais tamanhos dos sensores de imagem das câmeras fotográficas
Os principais tamanhos dos sensores das câmeras fotográficas

Os tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema e vídeo

As câmeras de vídeo e de cinema digital possuem os tamanhos dos sensores de imagem diferenciados dos tamanhos dos sensores de imagem das câmeras fotográficas, como vocês podem conferir na tabela abaixo:

Os tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema
Os tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema e vídeo

Um pouco de história sobre qual referencias foram utilizadas para definir o tamanho dos sensores de imagem. Quando os primeiros sensores  CCDs foram criados na década de 70, seus diversos tamanhos foram padronizados com as mesmas dimensões que eram utilizadas pelos seus ancestrais, os tubos vidicom, respeitando a compatibilidades com as lentes.

Referencia da origem dos tamanhos dos sensores de imagem
Referencia da origem dos tamanhos dos sensores de imagem

Eu vou fazer uma comparação de dois tamanhos específicos de sensores de imagem de câmeras fotográficas. Eu vou comparar o Full Frame com o APS-C.

Eu escolhi estes tamanhos de sensores de imagem porque eles ficam muito próximos aos tamanhos dos sensores de imagem das câmeras de cinema. Antes de começar a fazer a comparação eu quero falar um pouco do histórico do tamanho do sensor Full Frame.

O sensor de imagem Full Frame possui o seu tamanho de 24 x 36 mm e formato com proporção 3:2, herdado das Câmeras DSLRs que utilizavam filmes em 35 mm possuindo as mesmas dimensões 24 x 36 mm. Quando as câmeras fotográficas passaram de analógicas para digitais os fabricantes das primeiras DSLRs tinham várias dificuldades em produzir um sensor de imagem do tamanho de um filme 35 mm, então eles optaram por um tamanho de sensor de imagem mais simples de produzir e apesar de serem menores ofereciam uma qualidade suficiente para época e para a maioria dos fotógrafos. Os fabricantes criaram o sensor de imagem APS (Advanced Photo System).

Os tamanhos dos sensores de imagem em relação ao filme 35mm
Os tamanhos dos sensores em relação ao filme 35mm

Os sensores de imagem APS (Advanced Photo System) foram criados por um grupo de empresas, a Canon, Nikon, Kodak, Fujifilm, Pentax e Minolta. Lógico que cada uma destas empresas criaram o seu padrão. Abaixo você pode conferir a variação nos tamanhos dos sensores APS (Advanced Photo System):

  • APS-H = HDTV (Tamanho 30,2 x 16,7 mm e formato com proporção 16:9)
  • APS-C = Classic (Tamanho 25,1×16,7mm e formato com proporção 3:2)
  • APS-P = Panorama (Tamanho 30,2×9,5mm e formato com proporção 3:1)

Agora eu vou fazer uma comparação entre os sensores de imagem Full Frame vs APS, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um. As vantagens de um sensor de imagem Full Frame sobre um sensor de imagem APS são inúmeras, começando pela qualidade e definição da imagem como eu já sitei acima, mas segue abaixo algumas destas vantagens:

Full Frame:

  • Maior quantidade de pixels.
  • Maior resolução (qualidade) da imagem.
  • Menor Índice de ruido
  • Profundidade de campo menor.
  • Não possui o fator crop.
  • Distância focal efetiva 35 mm em relação as lentes full frame. Quando você utiliza uma lente 50mm, ela preserva a distancia focal de 50mm, mas se utilizarmos essa mesma lente 50mm em uma câmera com sensor APS-C a distância focal efetiva será de 80mm.
  • Aproveita o máximo do campo de visão das lentes grande-angulares.
  • Preço final dos equipamentos bem maior que os equipamentos que utilizam sensores de imagem APS

APS (Advanced Photo System):

  • É um sensor de imagem menor mas ainda muito utilizado pelos fabricantes e que reduz o preço final do equipamento (câmeras e lentes).
  • Possui o fator crop.
  • Maior profundidade de campo
  • Potencializa a distancia focal das lentes exatamente por causa do seu fator crop.
  • Diminui o ângulo de visão das grande-angulares.
  • Aumenta o índice de ruido.

É isto meus caros amigos no próximo post eu vou tratar dos principais modelos de câmeras utilizadas na cinematografia digital e vou contar um pouco da história de quando o cinema optou pelo formato digital.

Abraços a todos!!!!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.