Dicas de Fotografia para Iniciantes

0 623

A fotografia está tornando-se uma área cada vez mais explorada por profissionais que desejam ingressar no ramo e oferecer ótimas imagens para seus clientes, necessitando passar pela fase de iniciante para conquistar o êxito no mercado de trabalho.

Há algumas dicas de fotografia para iniciantes que poderão auxiliar todos que começaram recentemente com os trabalhos e na escolha de equipamentos para disponibilizar serviços belíssimos para os interessados.

1. Possua uma boa câmera profissional

A câmera profissional é uma necessidade para quem deseja iniciar no ramo da fotografia, precisando escolher o equipamento ideal para que as imagens sejam capturadas com alta resolução, além de diversos efeitos que podem ser viáveis de acordo com as funcionalidades do aparelho.

Uma das dicas de fotografia para iniciantes é a aquisição de uma câmera profissional que pertença às duas principais marcas do mercado neste segmento: a Nikon ou a Canon. Alguns dos modelos que estão disponíveis no mercado e podem satisfazer o profissional em seu início de carreira são: Câmera Nikon D7000, Nikon D5100, Câmera Canon 60D e Canon EOS 70D. Algumas outras marcas também destacam-se por aparelhos mais avançados, assim como a Coolpix com o modelo P510 e a Parasonic com a Lumix FZ200.

2. Complementos para a câmera fotografia

fotografia para iniciantes

Dentre as dicas de fotografia para iniciantes não basta somente adquirir a câmera profissional e ignorar os outros complementos necessários para obter boas fotos.

A aquisição de lentes torna-se necessária para os profissionais que desejam começar na área, sendo que cada uma das opções de mercado possuem suas próprias funções e melhorias que são trazidas à foto. Normalmente, conforme a variação de lentes para câmeras, o resultado da imagem também é diferenciado.

Os estabilizadores, ou tripés, também são necessários para capturar boas fotografias, mantendo o mesmo eixo e posição da câmera, o que pode auxiliar na facilidade do ajuste de luz, sem a necessidade de adequá-la a cada pequena movimentação do equipamento.

3. Conheça sua câmera
conhecer a camera profissional - fotografia para iniciantes

Cada câmera profissional pode variar quanto aos mecanismos disponíveis para os iniciantes, porém há algumas ferramentas básicas que estão presentes em todos os equipamentos profissionais. Estes ajustes tradicionais são: ISO, obturador e diafragma.

O ISO refere-se à sensibilidade dos filmes. Com o aumento desta ferramenta é possível notar o aparecimento de partículas, aumentando a luz e fazendo com que as pequenas partes que compõe uma foto possam ficar ainda mais evidentes.

O obturador controla a velocidade com a qual a foto é tirada. Quanto mais tempo aberto o obturador, maior será a entrada de luz, podendo resultar em fotos mais claras. Quanto menor o tempo aberto, menor será a entrada de luz, captando muitas vezes o movimento, de acordo com o intuito da fotografia, formando um borrado que pode ser encarado como esteticamente agradável.

Já o diafragma é responsável pela abertura das lentes, definindo qual a quantidade de luz que será recebida para a foto, controlando os aspectos de fundo, cenário e personagem, mantendo um equilíbrio ao regular a luminosidade.

4. Conheça a regra dos terços

A regra dos terços é um dos principais conceitos de fotografia para iniciantes, tornando-se essencial para que os futuros profissionais possam saber quais os pontos da imagem que costumam chamar mais a atenção dos visualizadores.

Para saber como construir a regra dos terços, é necessário dividir o retângulo da foto em seis quadrados iguais. As interligações destes, ou seja, as hastes em comum são os locais nos quais devem estar localizadas as informações mais importantes da figura, pois serão os primeiros símbolos que os observadores irão olhar. É indicado colocar o personagem da foto, se houver, nestes pontos estratégicos.

5. Possua noções de posicionamento

Posicionar o personagem na fotografia é uma das grandes dicas de fotografia para iniciantes que desejam entrar na área, pois a maneira com que a pessoa principal aparece na imagem pode ser decisiva para a harmonia e até mesmo para traduzir o sentido desejado para a foto.

Em retratos, por exemplo, é necessário seguir os padrões de posicionamento, com a face voltada para frente e tronco ereto, principalmente para clientes que solicitarem uma imagem mais profissional.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.