Home»Artigos de Foto e Vídeo»Dicas para Fotografar Animais

Dicas para Fotografar Animais

eMania
13
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Fotografar animais pode ser um desafio e tanto, porém, quem nunca quis fazer uma imagem do bichinho de estimação, ou de alguma espécie diferente que viu na natureza? Mas alguns problemas podem aparecer no caminho: gatos são ariscos e curiosos e podem vir em direção à câmera para saber o que está acontecendo. Os cachorros não param de correr e de se movimentar. Os pássaros voam a qualquer movimento. Para amenizar essas situações, só uma câmera e lente muito potentes, mas nem sempre temos isso à mão.
A boa notícia é que é possível fazer boas imagens de animais que se movem muito com câmeras mais simples. Para isso, o Blog eMania vai dar algumas dicas para tornar esse processo de fotografar animais mais fácil e com um resultado melhor e, até mesmo, surpreendente.

fotografar animais

Crie um elemento de distração

Criar um elemento de distração na hora de fotografar animais é essencial para que o bichinho “pose”, mesmo sem perceber, para a câmera.
Tenha certeza que na hora do clique, o animal esteja entretido com brinquedos, ou comidas para que ele permita que você chegue perto e faça uma imagem bacana.
Outra opção é fotografar mais de um animal junto, ou o animal brincando com seus donos. Além de criar uma composição bonita e poética para a imagem, o processo de fotografar animais fica mais fácil devido aos elementos de distração.

Conheça o temperamento e os gostos do animal

Essa dica fica mais fácil quando você vai fotografar seu próprio animal. Saber os cantos preferidos da casa, os brinquedos que ele mais gosta, os horários de comer e passear pode ajudar na hora de fotografá-lo, pois você vai ser onde ele vai se sentir mais a vontade e menos incomodado com a câmera.
Com os cachorros, por exemplo, fotografá-lo vai ser mais fácil quando ele estiver sonolento, já que eles estarão mais preocupados em achar um canto para dormir do que a movimentação do fotógrafo com a câmera.
Com os gatos, o momento mais propício é também perto da hora de dormir. Os gatos geralmente são muito curiosos e se aproximam da câmera para ver o que é. Quando estão sonolentos, as chances disso acontecer são mais baixas.
No caso de fotografar animais silvestres, aves, ou animais que você não conhece, vale a pena estudar os hábitos deles antes de fotografá-los, com o mesmo objetivo de obter uma boa imagem, sem que eles fujam, ou se mexam muito, o que pode prejudicar a fotografia.

Atenção à iluminação ao fotografar animais

Já que é muito difícil um animal ficar parado para você fotografar, a iluminação em uma fotografia de animal é essencial, e ela deve estar atrelada à velocidade do disparador da câmera, que deve ser alta.
Se você tem uma câmera digital compacta para fotografar animais, não será possível alterar a velocidade do disparador manualmente. A dica, então, é que a função “esportes” seja escolhida para evitar fotos borradas.
Porém, é importante lembrar que quanto maior for a velocidade de captura de imagens, mais iluminado deve estar o ambiente porque a velocidade do obturador é o tempo em que a luz tem para ser captada. Logo, quanto menos tempo, menos luz entra na câmera.
Então, na hora de fotografar o bichinho, leve-o para um ambiente aberto, ou deixe a casa bem iluminada, de preferência com bastante luz natural, e evite o flash, que pode tirar a qualidade da foto e pode deixar os olhos dos animais vermelhos.

fotografar animais

Arrume o cenário

Um cenário bem feito pode melhorar muito a qualidade da imagem na hora de fotografar animais. Invista em cores como tapetes, almofadas e brinquedos coloridos para compor o plano de fundo das fotos com os bichinhos.
Outra boa opção de cenário é fotografar  animais em parques, gramados com flores e paisagens bonitas. Esses elementos vão te dar liberdade em seguir os animais para fotografá-los sem ter de se preocupar com o que vai aparecer ao fundo da foto.
Abuse na variação de ângulos
Não fique só na foto mais fácil de apontar para o animal de cima e fotografá-lo no chão. Há diversas possibilidades de ângulos e distâncias que podem ser exploradas na hora de fotografar animais.
Chegue perto dos bichinhos, deite no chão… Ficar na mesma altura que o animal é o primeiro passo para um bom enquadramento e para a busca de novas perspectivas de imagens.
Em caso de fotografias de pássaros, não tenha medo de usar o zoom, ou de investir em uma boa lente, já que esses animais se assustam quando chegamos perto.

fotografar animais

Busque momentos inusitados

Quem nunca se surpreendeu com alguma atitude do bichinho? Alguma posição engraçada, ou brincadeira inusitada? Esses momentos surpreendentes podem ser capturados ao fotografar animais e mostrar um belo resultado.
Estar com a câmera nas mãos e atento aos movimentos dos animais, seja de estimação, seja selvagem, pode fazer com que você tenha na coleção fotos incríveis e diferentes, que vão chamar a atenção das pessoas para o seu trabalho.

Post anterior

Movimentos Cinematográficos

Próximo post

LENTE FOTOGRÁFICA OU CINEMATOGRÁFICA E SUAS CARACTERÍSTICAS – "A MONTAGEM"