Dicas para fotografar jóias

0 852

O fotógrafo que pretende se especializar em fotografar jóias depara-se com dois grandes obstáculos, são eles: os reflexos e a imobilidade de pequenos objetos.

Pensando nisso, darei algumas dicas de acessórios super úteis para você fazer a sua foto de maneira profissional e muito mais eficiente, sem precisar gastar muito, ou melhor, sem jogar dinheiro no lixo.

Quero deixar claro que a questão não é ter ou não  dinheiro para investir em acessórios como tendas, braços articulados e tapadeiras. Tenho tudo isso e não me servem de nada. Aprendi na marra que o caminho não era bem esse.
Dicas para fotografar jóias

Vamos as dicas:

Comece anotando tudo que você vai precisar comprar em uma papelaria daquelas beeeem grandes onde as mães vão para comprar a lista escolar dos seus filhos.

1) Papel panamá: escolha uma gramatura que seja fácil de dobrar de forma que o mesmo consiga ficar em pé quando dobrado em V. Compre pelo menos um metro do papel, pois você vai desejar corta-lo em diversos tamanhos.
Dicas para fotografar jóias

2) Cartolina branca e preta: você vai colar uma cor em cada lado do papel panamá. Assim, de um lado vai ter um rebatedor e do outro um bloqueador. Faça pelo menos duas versões iguais de cada tamanho que escolher. Desta forma, você pode usar uma em cada lado do abjeto a ser fotografado.

3) Papel metalizado: são excelentes rebatedores de luz! Você pode colar com uma cola bastão no papel panama e, ao dobrar o papelão em V, este ficará em pé sem precisar de gancho ou apóio.
Dicas para fotografar jóias

Certamente você já deve ter ouvido falar do uso de espelhos como rebatedor de luz. De fato eles são muito eficientes e podem servir como ótima opção para luz de preenchimento, mas também são mais caros, quebram com facilidade  e não ficam em pé facilmente. Alem disso, se o seu espelho tiver moldura esta irá refletir na jóia e você quer justamente evitar os reflexos.

Agora vamos ao mais importante utensílio que não pode faltar na hora do clic de qualquer objeto refletivo. O super incrível poliéster! Ele é bem parecido com o papel vegetal, só que é mais resistente e mais difícil de rasgar. Além disso é mais caro também. Prepare-se para gastar um bom dinheiro nele. Mas acredite, vale o investimento. Em todo caso, aconselho que você tenha outros tipos de papeis translúcidos. Eles servem como difusor e bloqueador dos reflexos indesejados.
Dicas para fotografar jóias

Dicas adicionais:

Guarde os isopores que protegem os eletrônicos novos que você compra, mesmo que este isopor não seja reto e/ou tenha formato de caixinha, um dia voce vai precisar dele, guarde também aqueles mais finos que embala comida. Guarde o papel manteiga que vem com os sapatos novos e suas caixas de também, claro. Não custa nada, e o meio ambiente agradece.
Dicas para fotografar jóias

Use a criatividade! Com a experiência você vai ver que objetos aparentemente inúteis podem salvar muitas horas de trabalho. Um dia desses, vi que um vizinho colocou ao lado do lixo muitas varas de pescar, assim que bati os olhos nelas vibrei de alegria! Percebi o quanto poderiam me ser útil na hora de fotografar still, e de fato eu estava certa, hoje as uso em quase todas as fotos de jóias que faço.

Não se esqueça do bom e velho pregador de roupa! Eles são leves e pequenos, ideal para ser muuuito usado nas suas fotos. Tenha muitos deles em mão. Lembre-se  de usar apenas os de Madeira, quando em contato com as luz quente, os de plástico podem queimar.

Acrescente em sua lista: fitas dupla face e corda de nylon de pescar. O ideal é que você tenha uma caixinha com todos esses objetos por perto quando for fazer as fotografias.

Se eu fosse te dar um último conselho, diria para esquecer as tendas difusoras, cabanas anti reflexos e afins, elas não tiram apenas os reflexos das jóias, mas toda a sua beleza e brilho. além de caras, ao meu ver são inúteis. Na empolgação acabei comprando 2 delas quando iniciei a carreira, ambas estão encalhadas no armário. No primeiro trabalho de jóia que fiz usei uma tenda. Na hora ela me pareceu um verdadeiro milagre, pois todo aquele reflexo desapareceu. Mas no final o cliente acabou odiando as fotos e tive que refazer em dois dias o que já tinha feito em uma semana, tudo para não perder o cliente, ”consertei o erro”, consegui deixar as peças lindas, mas sendo a primeira impressão a que fica, a minha estava arruinada, ao menos com aquele cliente.

Para evitar que isso ocorra com você, fique de olho no resultado final dos seus trabalhos. Não deixe de comparar suas fotos com a de outros fotógrafos mais experientes, é comum errar no tom do ouro, deixando as peças muito amareladas ou a prata com cara de metal. Na dúvida, pesquise muito!

Levando em conta estas dicas, posso garantir que vocês vão polpar dinheiro, tempo e espaço!

E se houver alguma dúvida adicional que eu não tenha citado nesse artigo sintam-se a vontade para comentar. Será um prazer ajudar. Abraços a todos.

Fonte Fotografia-DG

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.