Início » Dynamic Range
Artigos de Foto e Vídeo

Dynamic Range

Olá para todos ! Neste post eu vou apresentar para vocês um tema que muita gente desconhece. Eu vou falar sobre Dynamic Range. Traduzindo, alcance dinâmico de exposição de uma ...

Artigos de Foto e Vídeo

Dynamic Range

Olá para todos ! Neste post eu vou apresentar para vocês um tema que muita gente desconhece. Eu vou falar sobre Dynamic Range. Traduzindo, alcance dinâmico de exposição de uma ...

Dynamic Range

Olá para todos ! Neste post eu vou apresentar para vocês um tema que muita gente desconhece. Eu vou falar sobre Dynamic Range. Traduzindo, alcance dinâmico de exposição de uma imagem capturada pelo o sensor ou filme, de uma Câmera Fotográfica, Câmera de Vídeo ou Câmera de Cinema.

Falando a grosso modo, Dynamic RangeDYR” é o quanto um sensor ou filme de uma câmera consegue capturar ou enxergar nas baixas, médias e altas luzes. Usando  uma escala gradativa de tons de cinza que varia do preto absoluto (0%) ao branco absoluto (100%) podemos definir quantos segmentos (stops) o sensor da câmera será capaz de distinguir.

Dynamic Range
Escala de Cinza

O olho humano possui um Dynamic Range.que é capaz de diferenciar as altas, média e baixas luzes em torno de 24 a 30 stops. Somos capazes de identificar em uma mesma cena, algo em torno de 10 a 14 stops. Uma Câmera Digital com baixo índice de Dynamic Range., captura uma variação em torno de 5 stops, já uma câmera de alta qualidade, pode chegar a distinguir na média entre 12 a 17 stops de Dynamic Range.

Dynamic Range
Dynamic Range (Alcance Dinâmico)

Para vocês entenderem bem Dynamic Range., o processo é o seguinte, se compararmos uma Câmera Sony A7s que consegue obter aos incríveis 14.1 stops de DYR., desde quando foi lançada em 2014, contra uma Câmera Canon 5D Mark-IV com 13.6 stops de DYR., vocês entenderam porque a linha de câmeras fotográficas da Sony vem obtendo um grande destaque no mercado do audiovisual. Mas o que tudo isto significa? Significa que quanto maior for o DYR de um sensor de uma câmera, você obterá maior informação nas imagens sub expostas (baixas luzes) como nas imagens super expostas (altas luzes), e isto ajuda muito em situações de contraste de uma imagem, por exemplo uma janela que esteja em contra luz de uma imagem. Hoje em dia existem técnicas de captura de imagens utilizando os modos RAW, LOG e HDR , que se beneficiam diretamente dos sensores com maiores os índices de Dynamic Range.. Quanto maior o DR, melhor são os resultados sem dúvida alguma.

Confira alguns exemplos abaixo:

Dynamic Range
Dynamic Range

Atualmente, as câmeras estão cada vez mais evoluídas como como vc pode conferir na imagem abaixo do site YMCinema:

Dynamic Range
Dynamic Range

Abraço para todos! Até o próximo post onde eu vou explicar a captura das imagens em “LOG”.


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados