As vantagens e desvantagens na escolha entre HD e SSD externo

0 666

Certamente um dos maiores temores na vida de fotógrafos profissionais ou mesmo pessoas que tem nesta arte um de seus hobbies preferidos é a chance de perder seu trabalho. Algo que, naturalmente, pode ser prevenido com a utilização de itens externos de armazenamento como um HD ou mesmo um SSD externo.

Todavia, para a escolha de um destes tipos de equipamento, é preciso levar em consideração uma série de fatores relevantes que podem fazer toda a diferença na sua escolha. Algo que, através deste conteúdo, pode (e deve) ser plenamente esclarecido.

Diferença tecnológica entre HD e SSD externo

entenda-as-diferencas-na-escolha-entre-hd-e-ssd-externo-Blog-eMania
Reprodução/eMania

É preciso considerar como fator primordial que existe uma diferença de caráter tecnológico entre o HD e o SSD externo. Sendo que, neste caso, o SSD pode ser levado em conta como uma “evolução” do HD, mas que, necessariamente, não significa ser a escolha mais adequada para todos os fotógrafos.

No caso do HD, o sistema de leitura com base em peças mecânicas e disco rígido (responsável por batizar o nome do equipamento, ‘Hard Disk’) é uma tecnologia considerada como mais antiga, porém ainda de eficiência notória.

Por sua vez, o SSD é baseado no funcionamento através de chips múltiplos, algo que potencializa elementos como a velocidade de leitura e compactação do equipamento. Sendo, por isso, apontada como o verdadeiro futuro para aqueles que utilizarem itens externos para manter arquivos como fotos, vídeos etc.

Então, o SSD é sempre a melhor escolha?

entenda-as-diferencas-na-escolha-entre-hd-e-ssd-externo-1-Blog-eMania
Reprodução/eMania

Não necessariamente. Apesar de ser mais ágil e ter maior resistência física, existe um ponto ainda considerável para a equação que é o preço. Por se tratar de uma tecnologia onde ainda necessita de maior concorrência e implementação no mercado, o SSD externo tem um valor consideravelmente mais alto do que o HD externo.

Desta forma, se você não for um fotógrafo profissional e que usa constantemente o equipamento em situações das mais diversas, o HD ainda soa como a opção capaz de aliar com mais efitividade a tradicional equação ‘custo-benefício’. Porém, sendo alguém que vive em trabalhos externos e, por vezes, de difícil conexão, o SSD é a escolha mais segura e efetiva.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.