Em 200 anos de independência, o Brasil construiu uma história repleta de capítulos que despertam os mais diversos sentimentos. Orgulho, reflexão, revolta, amadurecimento… Desse modo, para reviver muitos destes sentimentos, uma dica é visitar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para conferir a exposição fotográfica “Terra em tempos: fotografias do Brasil”.
Para determinar com mais precisão os cliques sobre a trajetória de 1860 até os dias atuais, a exposição fotográfica foi subdividida em sete temas. A saber, o acervo de 270 composições conta com a contribuição de 120 profissionais. Entre eles, figuras de renome nacional e internacional como Aline Motta, Evandro Teixeira e Sebastião Salgado, por exemplo.
- estrutura, poder e natureza
- corpo e sujeito
- família, afeto e moradia
- trabalho e produção
- tecnologia, fotografia e acesso;
- usos do espaço público
- festividades, espiritualidade e mistério.
De acordo com relato da curadora da exposição, Beatriz Lemos, é importante ressaltar a riqueza da mostra em despertar tantas sensações em um conjunto de imagens. Principalmente, pensando no fato de não existir qualquer mensagem descrita em textos ou mesmo curtas mensagens:
“Enquanto código sensorial, cada fotografia nos desafia a encarar as presenças dentro de um mesmo fragmento e, paralelamente, a decifrar ausências. Voltar-se para o que é aparente nas imagens pode denunciar os silêncios e as faltas que as circunscrevem.”
Aos interessados em acompanharem a mostra que está exibida no MAM da capital carioca, a exposição estará vigente até o dia 17 de julho.