Home»Dicas de Fotografia»5 coisas que você deve saber antes de fazer cursos de fotografia !

5 coisas que você deve saber antes de fazer cursos de fotografia !

eMania
23
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A fotografia é uma arte em constante atualização desde o século XIV. Talvez o francês Joseph Nicéphore Niépce, que criou a primeira foto que ficou reconhecida na história desta matéria, em 1826, não tenha imaginado o quanto um “clique” mudaria a vida das pessoas e da sociedade, de uma forma geral.

A palavra fotografia, que deriva do grego e significa, basicamente, “desenhar com luz e contraste”, é item presente no cotidiano de muita gente e, como área profissional, tem estado em contínua expansão, despertando olhares curiosos a todo o momento.

Diferente da maioria das áreas de trabalho, fotografar não exige, necessariamente, uma faculdade, um diploma. Em muitos casos o que vem a contar, efetivamente, é a experiência e a gama de imagens já registradas pelo profissional, comumente armazenadas em portfólios.

Mesmo assim, é evidente que o número de interessados em cursos de fotografia cresça a cada momento.

E, enquanto que alguns buscam um pontapé inicial na área, outros querem, na verdade, aprofundar seus conhecimentos através de novas abordagens de campo. Há, ainda, quem se inscreva apenas por hobby e diversão.

Assim como o público varia grandemente, as opções de cursos de fotografia também diferem muito entre si.

E se você está em busca de um curso ideal para sua experiência de vida fotográfica, preste atenção ao grande pincelado que daremos nos mais frequentes e comuns que são disponibilizados tanto de modo presencial quanto a distância.

Aproveite, ainda, para conhecer dicas exclusivas que farão toda a diferença na desenvoltura do seu trabalho fotográfico!

Iniciando na fotografia

Você sabia, por exemplo, que há muito que se fazer e aprender antes de sair buscando por um curso propriamente dito? Pois é!

Profissionais do ramo já afirmaram ter dado início aos seus estudos de maneira bem simples e essencialmente objetiva: Fuçando!

Isso mesmo, para quem está tendo interesse na área de fotografia, a primeira grande dica é explorar o universo fotográfico sem se comprometer tanto a ponto de fazer a inscrição num cursinho qualquer.

Há muito que se aprender antes disso!

Sem gastar nenhum único centavo, é possível armazenar uma gigantesca quantidade de conhecimentos sobre a fotografia, tudo isso de um jeito bem simples como será falado logo a baixo.

Veja quantas coisas dá para se fazer antes mesmo de se iniciar um curso de longa duração ou de dispendioso investimento:

1-     Leia o manual da câmera

Você pode, por exemplo, ler várias vezes o manual de sua câmera fotográfica, fazendo todos os testes e tentativas que julgar necessário, até conseguir fazer fotos com alto padrão de qualidade.

O manual da sua câmera fotográfica oferece informações riquíssimas para o dia a dia profissional. Ali você pode observar os valores de exposição, de distância focal, qualidade e assim por diante.

Também é neste emaranhado de letras que você descobre como mudar as configurações originais, como adaptar a câmera para o momento exato que você precisa e como zerar tudo e recomeçar do zero.

Muito do que é ensinado nos cursos pagos vem escrito nas páginas do manual que, muitas vezes, nem olhamos simplesmente ignoramos dentro da caixinha ou, pior, jogamos fora dizendo que não é “nada importante”?

Por isso, anote essa primeira dica. Se você quer se profissionalizar, comece lendo o manual e conhecendo, a fundo, todas as funções do seu equipamento fotográfico. Este é o passo inicial para a obtenção de um bom trabalho, certo?

2-     Leia livros de fotografia
livros para Cursos de fotografia

Outra coisa importante de se fazer é ler livros sobre fotografia. Além deste tipo de leitura contribuir com o intelecto e com o profissional da pessoa, serve, ainda, como base para muito aprendizado que, em seguida, deve ser posto em prática através de muitos treinos!

E esta leitura pode ser feita de várias formas.

Você pode adquirir livros, novos ou usados em sebos, pode ir até livrarias e fazer pesquisas ali mesmo, sem comprá-los, pode buscar por referências na internet ou em museus e assim por diante. Escolha o método mais atrativo para você!

O importante, mesmo, é ler e aprender. Buscar, a todo instante, por novas visões e opiniões de pessoas renomadas da área. Entender a origem da arte de fotografar e assim por diante.

Quanto mais conteúdo você absorver, mais motivado e criativo sairá a campo para fazer belíssimas fotos, sendo estas, cheias de qualidade e de resquícios de profissionalismo.

Comece agora mesmo a por em prática esta super dica! Se você não tem nenhum livro em mãos para começar a ler, baixe algum na internet e dê início a sua rotina de aprendizado.

3-     Trabalhe na área

Mesmo que não seja como um super profissional ou ganhando cachês recheados, salários com vários dígitos, trabalhar tirando fotos pode ser uma grande escola neste processo de aprendizagem, afinal, hoje em dia, experiência é absolutamente tudo.

Por isso, tire foto de tudo! Ofereça-se para estagiar e dê sempre o seu melhor. Cada tijolo, posto aqui, contribuirá com o seu nome num futuro não tão distante então, faça por merecer.

Fotografe paisagens, pessoas, animais e etc. Não deixe nada passar em branco! Quanto mais cliques você fizer, maior será seu conhecimento sobre a matéria e você mais perto chegará do nível de qualidade que tem desejado.

Além disso, um bom curriculum para um profissional da fotografia baseia-se, exatamente, na qualidade de seu portfólio e, para não perder tempo, esta importante ferramenta de trabalho deve começar a ser produzida justamente neste momento: De treino e tentativa.

Lembre-se ainda, que ninguém começa de cima e que o importante mesmo, é simplesmente começar na carreira escolhida!

4-     Use e abuse da internet
cursos de fotografia internet

Esgote todos os recursos gratuitos que estiverem ao seu alcance. Hoje, a internet é um importante veículo de informação e, mais do que isso, é ainda fonte de conhecimento para os mais diferentes ramos. Tudo pode ser encontrado na rede!

Sendo assim, pesquise conteúdos livres na internet, faça cursos online, leia matérias e atualizações sobre fotografia.

Mantenha-se sempre atento as novidades, lançamentos e descobertas da área e ganhe sempre destaque por ser um profissional completamente antenado as tendências do mundo fotográfico.

Afinal, vale ressaltar que a internet tem uma fonte inesgotável de informações, com postagens diárias, sendo, portanto, um meio contínuo e infindável de aprendizado para todas as categorias e ramos de trabalho.

Uma dica interessante é aproveitar as redes sociais de um jeito diferente: Para explorar o mundo das fotografias!

Seguir páginas no Facebook que dão dicas e ideias, aproveitar as belíssimas imagens divulgadas amplamente pela rede Instagran ou estar atento a todas as postagens de renomados fotógrafos no Twitter pode ser a cerejinha do bolo neste longo processo de aprendizagem ou, simplesmente, de reciclagem profissional.

5-     Procure cursos gratuitos

Ainda dentro do universo digital, é importante frisar que atualmente são disponibilizados vários cursos gratuitos de fotografia e online para amadores, iniciantes ou profissionais da fotografia.

De fácil acesso, sendo que grande parte comporta a visualização em smartphones e tablets, fazer cursos online colabora, muito, com o corrido dia a dia dos profissionais. Mais interessante ainda é que você pode encontrar este tipo de curso sem nenhum tipo de custo!

Muitas escolas disponibilizam uma base das matérias e temas abordados através de aulas gratuitas, podendo o usuário dar continuidade, ou não, posteriormente, pagando. Há, também, sites que oferecem cursos completos sem nenhuma cobrança.

A dica é pesquisar! Faça todos os cursos gratuitos que aparecerem durante sua pesquisa e invista recursos nos que mais lhe chamarem a atenção, quando necessário.

E, para dar uma mãozinha, separamos algumas das plataformas de ensino mais acessadas na área para que você conheça! Não perca a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a fotografia, tudo gratuitamente!

  • Introdução a Fotografia Digital: Oferecido pela Fundação Bradesco, o curso tem duração de 27 horas e fala, entre outros assuntos, sobre luz, câmera e como fotografar melhor.
  • Fotografia Digital: Disponível no site da Prime Cursos, tem 35 horas de duração e ensina desde o modo correto de se segurar a câmera fotográfica até qual o melhor tipo de luz para clicar um quadro.
  • Fotografia – A Arte de Transformar o Mundo em Imagens: Curso disponibilizado pela página Udemy, vai do básico ao avançado, abordando diferentes temas do mundo fotográfico.
  • Escola Pública de Fotografia: Canal do YouTube que tem por objetivo dar dicas sobre a fotografia e que disponibiliza, rotineiramente, vídeo aulas online.

Já fiz tudo isso, e agora?
cursos de fotografia pratica

É provável que se você já tem um tempo de carreira, ou um percurso considerável já percorrido no ramo, esteja pensando que tudo isso já foi feito e que o momento profissional pede por mais.

Mais qualidade, mais empenho, mais técnica…

Talvez o momento seja, realmente, de investir numa profissionalização mais direcionada, como em cursos de renome que lhe oferecerão um belo diploma num futuro próximo.

A ideia não é que você deixe de lado os cursos profissionalizantes, técnicos ou faculdades de fotografia, mas sim que, primeiramente, esgote todos os demais recursos antes de investir nesse tipo de ensino mais sério.

Agindo desta forma, além de já ir com uma base consistente para a sala de aula, você poderá ter a certeza necessária de que esta é a carreira certa a seguir, não correndo o risco de, depois, desistir da área no meio do curso, por exemplo.

O próximo passo, portanto, é definir qual o tipo de curso que será realizado para dar continuidade ao aprendizado sobre fotografia.

Hoje existem várias opções de cursos, como já citado. Há os profissionalizantes, os técnicos e as graduações. Escolher aquele que melhor condiz com a sua realidade e com o seu momento de vida fará toda a diferença!

Cursos de Fotografia
cursos de fotografia online

Conheça, um pouco, de cada opção de curso de fotografia disponibilizada nas escolas e faculdades de todo o país.

Curso Profissionalizante de Fotografia

O Senac São Paulo, por exemplo, conta com um dos mais bem mencionados cursos profissionalizantes de fotografia. Com duração de 60 horas, o curso é voltado para profissionais e amadores que já possuem conhecimentos básicos na área.

A grade de ensino oferece base para que sejam feitas fotos em câmeras DSRL, utilizando iluminação natural, ambiental e com flash, além de fotos em estúdio. Também é possível aprender a preparar imagens, bem como analisá-las através de softwares adequados.

Vale citar que outras instituições também oferecem este curso.

Curso Técnico de Fotografia:

Dentro da área técnica é possível encontrar instituições como a ETEC, que oferece o curso de Processos Fotográficos para os interessados no ramo.

Com um mercado de trabalho consideravelmente amplo, o curso, que está ligado ao eixo tecnológico de produção cultural e design, tem sido a escolha dos profissionais que querem associar a fotografia a outros trabalhos, como comunicação visual e jornalismo.

O SENAI também é uma das instituições que atuam neste segmento. O Curso de Fotografia Digital tem atraído muitos alunos que devem fazer uso de sua câmera pessoal durante as aulas, sendo ela amadora, semiprofissional ou profissional.

Graduação em Fotografia:

Quanto à graduação de Fotografia, há uma imensa lista de faculdades e universidades que oferecem o curso em sua grade curricular, algumas das mais conhecidas são: Belas Artes, USP, Unip, Estácio, entre outras.

Há duas possibilidades de graduação neste ramo: O tecnólogo, com duração média de 2 anos ou o bacharelado, com duração média de 4 anos.

O primeiro está mais direcionado a parte prática da fotografia digital sendo que sua grade é composta por história da arte e da fotografia, fotojornalismo, foto publicitária e direção fotográfica e moda.

O segundo, mais abrangente, dá ênfase, também, a fotografia digital, porém estuda todos os processos analógicos e fotoquímicos. Apesar de não exigir estágio, este curso requer um trabalho de conclusão – TCC – ao término do curso.

Fotografia: A carreira que eu escolhi!
cursos de fotografia carreira

É claro que os estudos não podem parar nunca! Após a graduação é possível continuar trilhando este caminho rumo a pós, que, geralmente, é focada na fotografia aplicada.

Porém, mais importante do que ficar na teoria, é colocar absolutamente tudo em prática e conseguir destaque no meio profissional do qual você decidiu fazer parte!

A última dica, que, com certeza, não é a menos importante, é que o fotógrafo persiga seu sonho, sem jamais desistir!

O que você achou deste super artigo sobre cursos de fotografia? Deixe o seu comentário abaixo!

Post anterior

CONHEÇA A NOVA CÂMERA DA PANAVISION DXL 8K

Próximo post

Dicas para fotógrafos na hora de fazer uma fotografia de grupo