Dicas para dominar o Foco Manual

2 833

Sabemos que a sua DSLR possui um sistema de foco automático muito avançado. Então porque deveríamos te convencer a usar o foco manual? Na verdade, existem várias boas razões para isso. Vários elementos e condições ambientais podem enganar esse sistema, ou fazer com que seja muito difícil conseguir uma boa imagem no modo de foco automático.
O sensor AF da sua câmera digital precisa de algumas coisas para funcionar bem; e as principais são luz e contraste. Ele usa extremidades e texturas para focar em áreas com contraste. Se você estiver fotografando com condições de baixa luminosidade, o AF pode ter problemas em identificar elementos do cenário.
Se o contraste do cenário é baixo, como em dias de céu nublado, o circuito AF da sua câmera fotográfica tem dificuldade em se prender em um elemento único. O foco manual, portanto, ajuda você a ter imagens nítidas quando o AF não interpreta corretamente o que a lente da câmera está vendo.

Situações nas quais o Foco Manual é melhor

Dito isso, conheça algumas situações na quais o focos manuais é mais adequado que o foco automático e não tenha medo de usá-lo, principalmente nas seguintes condições:

Fotografando Animais

Quando você fotografa através de folhagens, ou grama, o foco manual e uma abertura maior transforma o primeiro plano em um blur agradável e colorido.

Lente foco manual

Registrando o movimento e a velocidade

Com objetos rápidos e em movimento, é melhor selecionar o ponto de foco antes de disparar a câmera. Quando o objeto chegar nesse ponto, você aperta o disparador e pronto!

Lente foco manual

Paisagens

Se você focar o horizonte automaticamente, você vai perder muito da sua profundidade de campo. Por isso, nesses casos, o foco manual é o seu melhor amigo.

Lente foco manual

Foco manual para Fotografias Criativas

Lente foco manual

Se você quiser combinar uma série de imagens em uma fotografia panorâmica, ou em uma imagem HDR, o foco manual é absolutamente essencial para te assegurar que o ponto focal não mude conforme você for fazendo as novas fotografias.

Passo 1

Acione o foco manual movendo o interruptor da sua lente referente ao foco para a opção MF. Dê zoom na lente para a configuração exigida.

Passo 2

Olhe pelo visor e acione o disparador até a metade. Segure-o dessa maneira até ativar o display.

Passo 3

Embalando a câmera com a mão esquerda, use seu dedão e indicador esquerdo para rotacionar o anel de foco da sua lente.

Passo 4

Espere um ponto de foco e a confirmação de foco manual serem acionados através do seu visor – aí você vai saber que o foco no ponto desejado foi alcançado.

Foco para Fotografia Macro

Apesar de quase todas as lentes macro terem foco automático, o foco manual é a melhor técnica para closes e pequenos objetos.
É bem mais fácil você se frustrar ao tentar focar uma abelha, ou uma borboleta automaticamente. Isso porque o menor movimento – seu, ou do elemento principal da lente – vai fazer com que a lente saia de foco e procure outro ponto. E até você conseguir focar outro ponto, o que você queria anteriormente já vai ter ido embora.
Ao invés disso, ajuste sua lente para o foco manual para a distância que o elemento que você quer fotografar vai estar. Depois, mova-se vagarosamente para trás e para frente com a sua Câmera DSLR até que o seu elemento principal esteja nítido no seu visor.
A seguir, dispare a sua câmera várias vezes para maximizar suas chances de ter uma fotografia nítida.

Dicas finais

A única maneira de conseguir bons resultados consistentemente ao utilizar o foco manual é praticar a sua técnica! Leia o manual de foco da sua lente e tente aplicar todas as configurações e técnicas nas suas imagens até você conseguir entender como o mecanismo funciona.
É importante testar as configurações de foco manual em várias situações de cenas e iluminação, pois elas podem mudar conforme o que você for fotografar.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] todas as câmeras digitais modernas conseguem fazer o foco da lente automaticamente, porém, o foco manual é uma opção particularmente boa para alguns tipos de fotografias, como a fotografia macro. Isso […]

  2. […] a controlar a funcionalidade da lente. Primeiro, você tem o interruptor de foco automático e foco manual para ajudá-lo a gerenciar qual modo de foco você prefere. Em seguida, você tem o interruptor de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.