Foto da NASA no dia do seu aniversário? Saiba mais!

0 638

Conhecida por ser uma referência no conhecimento humano, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) tem um alcance ainda maior do que seus estudos e expedições na busca por maiores informações do universo que nos cerca. Indo desde as teorias mais elaboradas e complexas até questões bem mais simples como, por exemplo, mostrar qual é a foto da NASA exibida no exato dia do seu aniversário.

O projeto em questão foi batizado de Astronomy Picture of the Day (de sigla APOD e tradução literal “Imagem Astronômica do Dia”) e existe desde o ano de 1995. Dessa forma, a organização mundialmente conhecida pode aproximar o círculo social mais amplo da astrofotografia que, inicialmente, parece voltado apenas para um público mais específico.

foto-da-nasa-no-dia-do-seu-aniversario-saiba-mais-Blog-eMania-2-15-12
Jonathan Lodge/NASA/ESA/Hubble

É importante ressaltar que os cliques de caráter quase surrealista por conta do ambiente diferenciado não foram necessariamente tiradas naquele dia. Através de uma curadoria feita pelo projeto APOD, elas foram selecionadas para aparecer nos dias em questão. Sendo que, dentro do período em que a iniciativa existe, é possível que a mesma imagem já tenha sido exibida mais de uma vez.

Além da publicação do que foi captado pelas mais diversas lentes ao redor do globo, o APOD também disponibiliza uma explicação do contexto da imagem, trazendo detalhes importantes, por vezes, para a simples compreensão do que está sendo exibido.

foto-da-nasa-no-dia-do-seu-aniversario-saiba-mais-Blog-eMania-15-12
Rolando Ligustri e Lukas Demetz

“A Lua Cheia e Marte estavam próximos, ambos brilhantes e opostos ao Sol no céu do planeta Terra. Na verdade, Marte estava oculto, passando por trás da Lua, quando visto de alguns locais da Europa e América do Norte. Visto da cidade de Kosice, no leste da Eslováquia, a ocultação lunar de Marte aconteceu pouco antes do nascer do Sol. O espetáculo tentador foi registrado nesta sequência telescópica de exposições em timelapse. Demorou cerca de uma hora para o Planeta Vermelho desaparecer atrás do disco lunar e, depois, reaparecer como uma Lua cheia de tons quentes, a última Lua cheia de 2022, afundando em direção ao horizonte ocidental. A próxima ocultação lunar do brilhante planeta Marte será no ano novo, em 3 de janeiro, quando a Lua estiver em uma fase gibosa crescente. No entanto, as ocultações lunares só são visíveis a partir de uma fração da superfície da Terra. A ocultação de Marte em 3 de janeiro será visível de partes do Atlântico Sul, sul da África e Oceano Índico”, indicou a descrição da imagem feita por Tomas Slovinsky na última quarta-feira (15).

Ficou curioso para fazer sua pesquisa sobre a “foto da NASA”? Para acessar o trabalho do APOD, basta clicar aqui. Se você quiser ir especificamente para o dia de seu aniversário, vá até a parte inferior da página, clique em Archive e, caso queira ver fotos anteriores a 2015, clique em APOD Full Archive, na parte superior da tela.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.