Home»Dicas de Fotografia»Checklist: Prepare-se para fotografar paisagens naturais

Checklist: Prepare-se para fotografar paisagens naturais

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Um dos tipos de fotografia que mais atraem a atenção do ser humano são as paisagens de cenários naturais. A Mãe Natureza apresenta vários lados que nos encantam: poderosa ou graciosa, bela ou assustadora. E, para fazer justiça a ela, é importante que o fotógrafo esteja bem preparado. Então, vamos apresentar um checklist com algumas coisas que você não pode esquecer na hora de fotografar paisagens naturais. Papel e caneta na mão!

  1. Prepare extras

A última coisa que você quer é chegar àquele local ideal, com uma luz fabulosa, um arco-íris ao fundo – e descobrir que não tem suprimentos o bastante. A natureza é extremamente mutável, e você não conseguirá duas vezes uma oportunidade para fotografar paisagens naturais iguais. Para completar, no frio de Junho e Julho as baterias não duram tanto tempo. Portanto, leve ao menos uma bateria e alguns cartões de memória a mais junto com a câmera.

Lanterna de Cabeça

  1. Pense na luz

Algumas das melhores fotografias da natureza são tiradas à noite. O problema é que, à noite, você não enxerga nada. Ao mesmo tempo, você não quer levar um equipamento completo de iluminação – ou isso vai justamente estragar o ambiente noturno, que é muito interessante e único. Então, uma boa solução é levar uma lanterna pequena. As lanternas de cabeça são excelentes, por que elas ainda mantém suas mãos livres para o que realmente importa: fotografar paisagens naturais.

Mas, se você quiser saber mais sobre o que é um equipamento completo de iluminação, aproveite e leia esse artigo aqui.

  1. Cuidado com o tripé

Quando você sai para fotografar paisagens naturais, muitas vezes se depara com terrenos irregulares, molhados, com pedras – onde parece impossível colocar um tripé. Além de isso ser um perigo para a saúde da sua câmera, também pode afetar o resultado final da fotografia, em termos de estabilidade da imagem. Ao mesmo tempo, em sessões mais longas, o tripé continua sendo essencial. Algumas alternativas para usar o tripé com mais segurança nestas situações são: tentar fincar os pés no chão, empurrando com firmeza; e também manter as pernas do tripé bem afastadas, para aumentar o equilíbrio.

Configurações de câmera

  1. Prepare as configurações da máquina

Uma coisa que você pode não ter, ao fotografar paisagens naturais, é tempo para ficar reajustando as configurações de sua máquina antes de cada fotografia. Então, definir previamente algumas configurações simples pode ajudar a tirar várias fotos de uma vez. Para isso, pense em como está o dia (ou noite), se há mais ou menos iluminação natural, se você estará perto ou longe do que pretende fotografar – e ajuste de acordo. Com essas configurações definidas, você está pronto para ir. E, se precisar fazer ajustes na hora, serão coisas menores que não vão atrapalhar sua sessão.

  1. Aguarde / Agarre o momento certo

Quando você decide fotografar paisagens naturais, um fator muito importante é o “timing”. Tirar uma foto de um rio majestoso durante um período de seca, quando ele está quase vazio, não é muito impactante. Ou, pelo contrário, pode ser extremamente impactante! Isso depende do que você pretende mostrar com suas fotografias, e é sobre isso que você precisa refletir. Quando souber exatamente o que quer mostrar, aguarde o momento certo para eternizar a natureza – e agarre esse momento. Como já dissemos lá no item 01, a natureza é bem efêmera e você pode não ter uma segunda chance.

Post anterior

Venus Laowa: a lente macro mais ampla do mundo

Próximo post

Fujifilm lançará versão 4.00 para sistema operacional da X-T1

O Autor

Clara Mangolin

Clara Mangolin