Home»Dicas de Fotografia»O que perguntar para fazer fotografias de eventos incríveis

O que perguntar para fazer fotografias de eventos incríveis

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Você sempre quis ser uma mosquinha e ver tudo o que acontecer nos bastidores de festas e eventos? Você sempre quis conhecer pessoas interessantes e influentes? Se as respostas foram afirmativas, a fotografia de eventos pode ser o trabalho ideal para você.

Bom… Apesar de fotografias de casamento serem, tecnicamente, fotografias de eventos, esse não será o nosso foco. Há um elemento diferente nos casamentos. Existe mais pressão, riscos mais altos, mais intensidade. Neste artigo, vamos focar em outros tipos de festas – sociais, corporativas, familiares, religiosas… Que podem te dar experiência e encher o seu bolso.

1. Começando

A não ser que você seja um organizador de eventos, pode ser um pouco difícil começar a trabalhar com as fotografias de eventos. É provável que você tenha que se voluntariar no começo para conseguir bons trabalhos depois.

Pergunte a amigos e parentes se eles vão promover algum evento, ou se conhecem alguém que tenha uma festa planejada e se ofereça a fotografar. O bom de fazer isso é que você consegue praticar sem sentir que está desperdiçando o dinheiro do cliente caso as imagens não saiam boas.

2. Comunicação é essencial

Antes do evento que você for fotografar, converse com o organizador dele. Essa conversa pode ser feita pelo telefone, ou por e-mail – mas o melhor, é claro, é ter essa conversa pessoalmente. Para essa conversa, vamos te passar um pequeno roteiro:

Planejamento

– Existe um itinerário, ou um programa da festa?
– Eu consigo uma cópia desse programa com antecedência?

pic-2

O fotógrafo deve ser um planejador. É preciso saber o que vai acontecer, antes de acontecer. Dessa maneira, você se certifica de registrar momentos importantes e evita a perda deles. Planejar não é apenas uma questão de conveniência. É uma questão de conseguir registrar e entregar aquilo que você foi contratado para fazer.

Quem fotografar?

– Quem são os principais convidados da festa?

A não ser que você seja veterano das fotografias de eventos, é provável que você não conheça quem você deve fotografar.

Quem, ou o que eu devo evitar fotografar?

Ninguém quer passar pela situação na qual o fotografado se torna agressivo. Você também não gostaria de fotografar um momento que é completamente pessoal, a não ser que seja da vontade dos fotografados.

pic-3

Existem várias eventos nos quais você não precisa fazer essa pergunta, mas mantenha a questão na sua lista, principalmente quando você for fazer fotografias de eventos pessoais, como os familiares e religiosos. Não seja um paparazzi!

O que fotografar?

– Quantas e quais os tipos de fotografia você deseja?

É preciso oferecer o máximo de fotos possível ao cliente, já que o gosto de cada um varia muito. No entanto, isso pode ser um pouco cansativo para alguns fotógrafos, principalmente aqueles que só querem fazer imagens de um elemento específico da festa. Para ficar bom para todo mundo, é preciso estabelecer qual é a quantidade ideal de imagens e tentar manter isso.

pic-6

– Eu posso usar qualquer uma dessas imagens no meu portfólio, ou website?

Se o cliente responder que sim. Ótimo! Você vai poder mostrar todas as suas habilidades em fotografias de eventos para o mundo.

Que horas será o evento?

Saber o horário do evento é essencial para prever que tipo de iluminação incidira no local. Com esse conhecimento, você já pode ajustar as configurações do seu equipamento e fazer imagens corretas e com mais agilidade.

Ao fazer essa checklist de perguntas ao cliente antes de fotografar um evento, você certifica de que cobrirá todas as expectativas dele e, assim, também consegue explorar melhor as suas técnicas e trabalhar a sua criatividade de maneira mais confortável.

Comentários

comentários

Post anterior

Como vender fotos na internet e ganhar dinheiro ?

Próximo post

8 perguntas a se fazer na hora de fotografar