4 passos para selecionar fotografias para rede social

2 159

Talvez você conheça esse tipo de pessoa que adora postar as típicas fotografias para rede social: todo o perfil dela está permeado por imagens que não foram pensadas para contar uma história.

Imagens que você tem a impressão de serem todas iguais – até você olhar atentamente a uma e ver que o dedinho do modelo de mexeu um pouco em relação à fotografia anterior. Também é possível ver imagens desfocadas que nem deveriam ter sido consideradas na hora de fazer a curadoria de quais entrariam no perfil.

Isso é muito comum e é por isso que precisamos falar sobre como e por que selecionar as fotografias para rede social, ainda mais no mundo em que vivemos hoje, que é 100% conectado.

Para isso, siga alguns passos:

Passo 1: seja brutal

Pense nessa escolha da perspectiva dos seus amigos que vão ver as imagens. Eles não estavam no dia em que as fotografias foram feitas. Então, como você pode contar uma história de maneira concisa a eles que mostre o melhor do seu trabalho fotográfico? Para fazer isso, você precisa ser brutal: selecione as fotografias para rede social como um maníaco por fotos.

Dói eliminar imagens que você ama da narrativa do seu post? Sim. Para alguns fotógrafos, essa escolha é como decidir qual é o filho preferido. Mas você precisa reduzir o número de imagens que você compartilha.

Além das seleções óbvias, como expressões faciais estranhas, mãos tortas e etc… É necessário não compartilhar imagens de uma mesma cena, ou de uma mesma pose. O olhar do espectador vai ficar entediado. Seu objetivo tem de ser prender esse olhar na imagem e surpreender o espectador de alguma forma. Se as suas fotografias para rede social começarem a se misturar, o elemento surpresa some. Por isso, seja brutal na edição: seus posts vão agradecer.

fotografias de rede social

Passo 2: mude sua perspectiva

Se você fosse um espião invisível em uma sessão de fotos, como você poderia absorver toda a informação do dia? Você começaria de longe e se aproximaria com o tempo. Muitas fotografias para rede social começam com uma imagem próxima da aliança, e um close da mão a usando, por exemplo. Mas quando isso acontece, o espectador sempre vai se perguntar, mesmo que subconscientemente: “como ela foi parar aí?”.

Sendo assim, sempre busque contar a história da perspectiva de alguém que deseja muito saber o que está acontecendo ali. Continuando com o exemplo do casamento: você não começa a cerimônia com um grande beijo dramático, não é? Prepare a cena, mostre ao espectador o local em que você está. Apresente-os aos detalhes e depois se aproxime deles. Esses passos ajudam o nosso cérebro a entender o que está acontecendo.

fotografias de rede social

Passo 3: Conte a verdade – ou algo parecido

É preciso lembrar que em cada cena e em cada imagem, VOCÊ é o artista e VOCÊ pode decidir como contar a sua verdade! Não vamos perder essa liberdade. Você é um artista e você pode contar uma história da maneira mais artística que quiser. Porém, confira alguns exemplos do que você NÃO PRECISA fazer:

• Compartilhar as fotografias para rede social na ordem em que você as fez.
• Compartilhar fotografias que você tentou fazer, mas que não ficaram boas.
• Compartilhar imagens que algum cliente pediu, mas que não representam a sua visão, ou marca.
• Compartilhar imagens que não fazem parte da história que você quer contar.

culling-5-of-1

Passo 4: siga o fluxo

Agora que você sabe como selecionar as melhores fotografias para rede social, sabe como contar uma história com eles, sabe como compartilhar a sua habilidade artística e montar tudo isso em um post, certifique-se de que pequenos detalhes não estão ofuscando a sua criação.

Saia do computador, caminhe, tome uma taça de vinho e revise o que você escreveu, as fotos que você compartilhou e como essas informações ficam juntas.

Existe algo repetitivo? As suas fotografias seguem um fluxo contínuo? As poses fazem sentido? Todos esses elementos podem fazer o seu post sair do campo do razoável para o excelente.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] pontuou esse tipo de avaliação na postagem que fez na sua rede social na última terça-feira (14) adicionando que a região sempre foi utilizada como uma espécie de […]

  2. […] pontuou esse tipo de avaliação na postagem que fez na sua rede social na última terça-feira (14) adicionando que a região sempre foi utilizada como uma espécie de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.