Onde Encontrar Fotos Grátis para Seu Site, Blog e Redes Sociais?

0 383

As publicações na Internet precisam ser acompanhadas de imagens, pois elas irão atrair a atenção do leitor, complementar o significado e motivar a pessoa a terminar a leitura. Nem todo mundo pode pagar pelos serviços de um designer ou artista para criar imagens exclusivas. Será possível encontrar fotos grátis sem infringir a lei? A resposta está neste artigo.

Por que você não pode copiar as imagens que aparecem na pesquisa do Google?

Quase todos os tipos de fotos produzidas nos últimos anos estão protegidos por direitos autorais. Se você copiou as fotos de outras pessoas e as usou em sua publicação, aguarde as consequências:

1. O detentor dos direitos autorais poderá reclamar com o suporte do mecanismo de pesquisa e a sua imagem (ou até o site inteiro) poderá ser removida dos resultados da pesquisa.

2. O detentor dos direitos autorais poderá processar você e, muito provável, você perderá o julgamento e será forçado a pagar uma multa pela foto roubada.

3. O roubo de uma foto pode ser detectado pelos seus leitores. Isso ameaça a sua credibilidade, o que é muito perigoso para a marca.

4. Você está entrando em um jogo perigoso de violação de direitos na Internet. Esteja pronto para que as suas próprias fotos exclusivas sejam roubadas e você não consiga proteger os seus direitos, afinal, você fez o mesmo.

Onde obter fotos gratuitas: 4 maneiras legais

Você pode obter fotografias de alta qualidade sem infringir a lei. Escolha a opção que mais combina com você.

Produzir você mesmo

Há várias maneiras para se fazer isso. A primeira é formar uma base independente com fotos de fotógrafos e artistas. Oferecendo a eles determinadas condições (por exemplo, publicidade em seu site) em troca da oportunidade de usar as fotos. Basta assinar um acordo com 10 especialistas para que forneçam as fotos para você.

A segunda maneira é fazer uma sessão de fotos. Por que procurar fotos com a tag “luminária de mesa” se a sua própria empresa produz as luminárias? 2 horas no estúdio e você terá cerca de 200 fotos exclusivas para publicar. Isso é suficiente por alguns meses. Use as dicas de branding nas redes sociais durante o seu trabalho: elas ajudarão você a trabalhar corretamente com o conteúdo, enquanto mantém a harmonia visual e se torna conhecido.

Onde Encontrar Fotos Gratis para Seu Site, Blog e Redes Sociais

Licença Creative Commons

CC ou Creative Commons é o nome de uma organização pública. Possibilitou a distribuição legal de produtos criativos protegidos por direitos autorais (incluindo fotos). Existem várias opções de licença que permitem o uso das fotos em sites e redes sociais (encontre os dados específicos na descrição de cada foto):

• CC-BY – use como desejar, mas indique o autor;

• CC-BY-SA – altere e ajuste as fotos como desejar, mas especifique o autor e publique com a mesma licença;

• CC-BY-ND – use as fotos para qualquer finalidade, mas sem alterá-las. Indique a fonte;

• CC-BY-NC – faça o download e edite o conteúdo, mas exclusivamente para fins não comerciais;

• CC-BY-NC-SA – use as fotos para fins não comerciais e publique-as sob a mesma licença;

• CC-BY-NC-ND – use as fotos em sua forma original para fins não comerciais, indique o autor.

Domínio Público

Se o Domínio Público for mencionado na descrição do arquivo, isso significa que o termo de direitos autorais deste produto expirou (ou outras circunstâncias legais surgiram). Você tem o direito de usar a foto gratuitamente, simplesmente indicando o nome do autor ou proprietário (na maioria das vezes é um arquivo, biblioteca, etc.).

Maneira relativamente grátis: os melhores sites freelancers para solicitar conteúdo

Você pode encontrar um freelancer que criará gráficos exclusivos apenas para o seu site ou tirará as fotos necessárias. Por que consideramos esse método como gratuito? Porque há um pequeno truque.

Os freelancers iniciantes precisam de recomendações. Elas os ajudam a encontrar empregadores lucrativos. Portanto, eles estão prontos para concluir os primeiros projetos de graça ou com uma quantia muito pequena para obter uma boa avaliação. Procure esses especialistas e você obterá o que precisa.

Aqui estão alguns dos melhores sites de freelancers:

  • 99Designs – a comunidade de designers, onde você pode solicitar qualquer tipo de conteúdo gráfico;
  • PeoplePerHour – um grande site onde você pode solicitar qualquer serviço – incluindo sessão de fotos;
  • Toptal – plataforma bem conhecida para contratar especialistas, designers estão entre eles;
  • Upwork – projeto internacional que emprega muitos freelancers iniciantes.

Fontes de Fotos Gratis

Mostraremos vários lugares onde você pode encontrar e baixar imagens e fotos gratuitas para o seu blog, site ou perfil de rede social.

Fotos de Domínio Público

Procure fotos grátis aqui:

1.Wikimedia Commons. Mais de 55 milhões de fotos, classificadas por tema. Todos os arquivos podem ser publicados para fins comerciais.

Onde Encontrar Fotografias Grátis para Seu Site, Blog e Redes Sociais

2.Free-Images. Você pode pesquisar e fazer download de fotos gratuitas ou imagens vetoriais sem registro. As fotos são permitidas para o uso comercial.

3. Snappygoat. Mais de 13 milhões de fotos distribuídas em vários temas.

4.DrStockPhoto. Muitas fotos para blogs, redes sociais, páginas comerciais. Você pode usar nas suas redes sociais as fotos stock encontradas. Ao publicar a foto, você não precisa especificar um link para o recurso e nem o nome do autor (os criadores do projeto insistem nisso).

5.Pixabay. Mais de 1 milhão de fotos e arquivos vetoriais para uso comercial gratuito.

Fotos de Stock Grátis com Creative Commons License

As fotos e imagens gratuitas dos sites de banco de imagens quase sempre são distribuídas sob uma licença CC. Antes de fazer o download, preste atenção às condições da licença mencionadas acima. Os melhores sites de banco de imagens:

  • Flickr — muitas fotos com uma licença CC. Há um filtro no qual você pode configurar o tipo apropriado de licença e pesquisar por palavras-chave;
Onde Encontrar imagins Gratis para Seu Site, Blog e Redes Sociais
  • Recurso oficial do Creative Commons. Naturalmente, contém o banco de dados mais completo de fotos e imagens gratuitas distribuídas sob licença no mundo. Você pode selecionar uma opção de conteúdo, inserir palavras-chave, selecionar e baixar uma imagem de uma das fontes;
  • Picjumbo — um portal de fotos isentas de direitos autorais feitas pelo proprietário do site. Permite qualquer uso e requer apenas mencionar o autor;
  • Shutterstock — milhões de fotos grátis convenientemente divididas por temas;
  • Public Domain Photos — uma fonte de belas fotos gratuitas de alta resolução adicionadas diretamente pelos autores;
  • Free Images — muitas fotos gratuitas, mas você já as viu em algum lugar. A razão disso é a replicação das fotos. O download requer um longo cadastro;
  • Unsplash — muito conteúdo de excelentes autores dividido por tema para você baixar gratuitamente;
  • Stockvault — qualquer foto do banco de imagens está disponível para uso não comercial.
  • FreePhotos — uma grande coleção de materiais com novidades diárias;
  • Adobe Stock Photos — mais de 100 milhões de fotos e gráficos grátis. Muitas categorias e pesquisa simples.

Onde encontrar imagens GIF gratuitas legalmente?

As imagens GIF para publicação em redes sociais e blogs são uma oportunidade para atrair a atenção e reduzir a carga do servidor: ao contrário do vídeo, o GIF não precisa de muito espaço de armazenamento. Você pode procurá-las nos seguintes recursos:

1. Giphy.com. Existem muitas categorias, tópicos e orientações. Escolha o que você precisa e você descobrirá milhares de opções gratuitas.

2. Reaction Gifs – imagens animadas grátis com emoções e reações diferentes.

Onde Encontrar Fotos e imagens Gratis para Seu Site, Blog e Redes Sociais

3. Paul Robertson – muitas ideias corajosas e loucas. Nem imaginamos por que você gostaria de usar esses GIFs. Mas talvez eles sejam necessários?

Observação: as postagens nas redes sociais geralmente são complementadas por GIFs baseados em programas de TV e filmes. Verifique se o conteúdo gratuito é legal. Qualquer coisa, até mesmo um trecho de 2 segundos de um filme, é um objeto de direitos autorais. Para evitar problemas, deixe um endereço de e-mail para contato para os detentores de direitos autorais após cada publicação.

Como Evitar Fotos Repetidas?

É possível que as Fotos Grátis que você escolheu para o seu artigo já estejam sendo usadas por milhares de pessoas. Essa é uma grande desvantagem dos bancos de fotos e dos recursos de stock.

Se a exclusividade for importante para você, confira as fotos escolhidas através do Google Imagens. Você verá no resultado quantas vezes a sua foto já foi utilizada em publicações e artigos de outros sites.

Como fazer marcas d’água nas fotos?

Obviamente, nem todos os autores se preocupam sobre a obediência da lei. O roubo de fotos na Internet é comum. E se você decidir criar fotos exclusivas de alta qualidade com direitos autorais, elas também poderão ser roubadas imediatamente após a publicação. Como proteger seus direitos, investimentos e interesses?

Um método clássico e eficaz de proteção fotográfica são as marcas d’água. As fotos que as contêm não são interessantes para os “piratas”: quem iria querer promover outro recurso ou marca em seu artigo?

Como criar e inserir uma marca d’água na foto? Você pode usar o criador de marca d’água do Logaster para criar marcas d’água: é possível gerar um logo exclusivo para proteger o seu conteúdo online apenas com dois cliques e depois fazer o download da imagem com fundo transparente.

Onde Encontrar imagens Gratis para Seu Site, Blog e Redes Sociais

Você pode inserir uma marca d’água em uma foto através de qualquer serviço como, por exemplo, o Watermark.

Vantagens das marcas d’água nas fotos:

• proteção contra roubo, especialmente se a marca d’água não puder ser recortada ou mascarada;

• publicidade nativa e promoção da marca através de fotos.

Mas lembre-se: as marcas, às vezes, estragam a estética da imagem. Além disso, elas não garantem a proteção legal: é melhor proteger as suas fotos com direitos autorais.

Conclusão

Respeite os direitos autorais e não arrisque a sua reputação – faça o download de fotos legalmente para os seus artigos e publicações. Existem muitas fontes de imagens: use-as em conformidade com os termos da licença. Mas lembre-se de que, por ser de graça, nem sempre será exclusivo: você deve aceitar que milhares de outros autores de artigos podem usar a mesma foto. Se você quiser evitar isso, crie as suas próprias imagens, protegendo-as contra a cópia usando marcas d’água. Você pode usar as 15 ferramentas para o desenvolvimento de conteúdo visual do seu blog ou site.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.