13 Maneiras de Fazer Fotos Vintage com Criatividade

1 4.224

Com um número cada vez maior de remakes de filmes e programas de TV, para não mencionar a popularidade de camisas que caracterizam imagens e personagens de nossa infância, é claro que as fotos vintage são a novidade do momento.

Softwares de edição como o Photoshop têm ajudado a estender a tendência de fotos vintage, incorporando técnicas para permitir que você adicione um pouco de idade instantânea às suas fotos favoritas e criar algo verdadeiramente artístico e original. Muitas pessoas estão começando neste tipo de fotografia, levando a uma riqueza de dicas e truques, tanto dos fotógrafos profissionais quanto amadores e curiosos.

O mais importante é que o estilo de fotos vintage tem visto um aumento na popularidade entre os fotógrafos amadores. Graças a sites de redes sociais de fotografia como o Flickr, o compartilhamento de fotos vintage é mais fácil do que nunca.

Alguns usuários até mesmo compartilham suas receitas e técnicas na pós-produção para ajudá-lo a criar suas próprias fotos vintage e você pode varrer a internet em busca de todas essas informações.

Para se ter uma ideia, uma rápida pesquisa no Flickr traz 61 000 (sessenta e uma mil) imagens de 2.000 usuários e grupos dedicados às fotos vintage. Com o intuito de proporcionar a qualquer pessoa ter este estilo em suas fotografias, aqui estão algumas das dicas mais úteis para ajudá-lo a obter o máximo de suas fotos vintage.

1.     Escolha as fotos com sabedoria
fotos vintage fotos

O ato de fazer fotos vintage se tornou tão difundido que, muitas vezes, as pessoas são tentadas a transformar todas as suas fotografias para este estilo.  Não há nenhuma razão para você não pode fazer isso, mas as melhores fotos vintage tendem a incorporar um elemento capaz de transmitir a emoção de alguma coisa passada, fato que não pode ser conseguido com nenhum software de edição de imagens.

Em outras palavras, para que qualquer imagem se torne um exemplo de fotos vintage, a sua essência precisa ser antiga e transmitir o reflexo da idade em sua fotografia, caso contrário, você terá apenas uma pilha de fotos editadas artificialmente que não levam a lugar nenhum.

Por exemplo, se os modelos de suas fotos vintage estão vestindo roupas de uma geração anterior ou em pé ao lado de um carro mais velho, será mais fácil convencer o espectador que aquela imagem trata-se de algo acontecido já há algum tempo.

Levando isso em conta, quando você parar em frente ao seu computador para editar fotos vintage como essa, terá um ponto de foco na imagem e uma ideia do que fazer para deixá-la parecer mais velha.

Então, ao invés de transformar todas as imagens de seu cartão de memória em fotos vintage sem sentido, escolha as fotos com sabedoria e trabalhe o estilo vintage desde a essência dessas fotografias.

2.     Adicione bordas

A maioria das fotos antigas que fazem parte de um álbum de família é cercada por bordas chamativas e atraentes, uma tendência muito utilizada há alguns anos atrás. Se você nunca percebeu este “truque”, dê uma rápida folheada em suas recordações familiares e vai entender do que estou falando.

As fotos vintage podem obter o mesmo efeito se você adicionar algumas bordas a elas, faça experimentos em seu software de edição para ver quais das opções transmitem o sentimento desejado e fixe bordas em todas as fotos vintage que conseguir.

O Photoshop, por exemplo, pode ajudá-lo com isso, permitindo que você adicione uma borda em torno da foto. Mas, não para por aí, aumente o sentimento “envelhecido”, colocando alguma descoloração nos cantos da imagem, afinal de contas, fotos antigas não são vivas, não é mesmo?

Talvez seu avô acidentalmente tenha deixado cair sua xícara de café sobre a foto de família. Preste atenção para os danos que o tempo faz a imagens e experimente as velhas camadas de textura para alcançar o mesmo efeito em suas fotos vintage. Estas são as melhores técnicas para conseguir deixar suas fotos vintage mais reais e convincentes!

3.     Experiência com camadas de cores
fotos vintage cores

Se você olhar fotos antigas, muitas vezes elas têm uma aparência mais escura, desbotada. Você pode imitar isso criando camadas individuais de ciano, magenta e amarelo, e brincar com a porcentagem de cada cor. A ideia é colocar cada camada para a foto original em diferentes níveis de opacidade para que a tonalidade vá diminuir, mas não sobrecarregar a imagem.

As fotos vintage têm tudo a ver com a cor e saturação, fotos antigas não são vivas. Há muitas maneiras de ajustar os níveis em pós-produção para atingir uma sensação do vintage. Experimente alterar as configurações de contraste e saturação para conseguir fotos vintage mais fiéis.

4.     Tornar mais granulada

Fotos e vídeos mais antigos tendem a ter grão na imagem, você pode colocar um pouco deste grão em suas fotos vintage, adicionando ruído monocromático. Basta ter cuidado com o quanto você coloca, porque você pode acabar fazendo com que sua imagem pareça um momento de recordação de um filme romântico antigo e não é o que você quer.

5.     Desgaste
fotos vintage desgaste

Sua foto não é só a antiga, aparentemente, você realmente não cuida bem dela e assim adquire alguns arranhões ao longo dos anos. Use isto no Photoshop, criando uma nova camada, adicionando um pouco de ruído e, em seguida, recorra a alguns arranhões.

De um modo geral, menos é mais. Aplique a camada com o nível desejado de opacidade e você terá alguns arranhões agradáveis ​​e um pouco de grãos. Alternativamente, você pode procurar texturas predefinidas e escolher a que você mais gosta.

6.     Dê-lhe alguma textura

Coloque algumas rugas e vincos em suas fotos vintage, em seguida, achate e digitalize-o para usar como uma textura. Você vai querer guardá-lo como uma nova camada, em seguida, coloque-o em cima da foto como uma sobreposição. Você também pode querer adicionar um pouco de ruído e jogar com a cor.

7.     Use tons sépia

Sepia é, em poucas palavras, a cor perfeita para fotos vintage. É esse tipo de grão dourado marrom a cor que você vê em praticamente qualquer foto ou filme velho. A função do equilíbrio de cores no Photoshop pode ajudá-lo a obter o tom certo, mas há também outros softwares de edição que pode fazer o mesmo, com definições pré-ajustadas para tornar mais fácil para você.

8.     Mantenha-o nervoso

Bordas irregulares sobre uma foto criam a ilusão de que suas fotos vintage foram capturadas há muito tempo e quase não sobreviveram às investidas dos anos. O Photoshop pode ajudá-lo a obter esse efeito usando a escova redonda na camada de máscara. Desenhe uma borda irregular e ele vai apresentar a foto como se estivesse rasgada e desgastada nas bordas.

9.     Preto e branco

Possivelmente, a maneira mais óbvia de atribuir idade a uma imagem é remover a cor, mas, simplesmente fazer isso não é suficiente. Como foi mencionado acima, sepia é realmente muito mais perto de uma cor da imagem velha do que o preto e branco, mas, isso não significa que isso não vai funcionar para você, apenas que você precisa prestar atenção a coisas como grãos e borrados, pois nas fotos vintage em preto e branco eles podem não aparecer de forma tão evidente.

Realmente, a chave para uma boa edição de fotos do vintage não é uma coisa qualquer, mas usar uma combinação de técnicas em conjunto para criar o efeito desejado.

10.Digitalização de fotos vintage
fotos vintage digitalização

A melhor maneira para criar fotos vintage é pegar aquela fotografia antiga e digitalizá-la, você vai conseguir boa parte do que precisa para transformar essa fotografia em sucesso. Apenas lembre-se que talvez seja necessário restaurar a imagem para dar toda a ênfase que precisa para as suas fotos de vintage.

11.Novo velho
fotos vintage novo e velho

Uma nova tendência das fotos vintage é usar o chamado “novo velho”, nesse tipo de fotografia são capturadas imagens nos dias atuais, mas com a temática de eventos e personagens do passado. Quantas vezes você viu a foto de um personagem famoso recriada com uma modelo?

É exatamente isso que tratam as fotos vintage “novo velho”, uma maneira de misturar o passado e o presente e conseguir imagens arrasadoras. Experimente isso em seu trabalho!

12.Fotos vintage sem edição
fotos vintage sem edição

Fotos antigas são conhecidas pelo olhar distorcido, estranhamente exposto, arranhado e às vezes até mesmo sujo. A boa notícia é que você pode obter esse efeito com sua câmera atual, seja digital, analógica ou HD.

Com uma câmera digital, você pode tentar colocar vaselina diretamente nas bordas da sua lente para dar as suas fotos vintage um foco de filme antigo. Se você tem bom equipamento fotográfico, provavelmente, você deve colocar um filtro de lente claro para não prejudicar a câmera DSLR e sua lente profissional.

Você também pode querer experimentar, esticar uma meia de nylon sobre sua lente para suas fotos vintage ficarem mais perfeitas e conseguir cores diferenciadas. Experimente um papel claro, papel de cera, ou qualquer outra coisa ligeiramente transparente para capturar suas fotos vintage de maneira diferenciada.

13.Tente você mesmo!

As fotos vintage são tão populares nos dias de hoje que você realmente precisa ter o cuidado para se destacar de toda a gente e não fazer da mesma maneira. Como acontece com qualquer estilo ou tendência em fotografia, há sempre espaço para a individualidade.

Estude os milhares e milhares de exemplos lá fora e começar a jogar ao redor para encontrar o que realmente funciona para você.

Os melhores aplicativos Android para editar fotos vintage
fotos vintage apps

A mania do vintage nesta era digital é muito fascinante – fotógrafos modernos querem fazer seus tiros com um olhar atemporal. Felizmente, você não tem que gastar horas na câmara criando estas fotos, esses aplicativos acessíveis são tudo que você precisa para recriar as fotografias dos velhos tempos.

1.     Retrica

Retrica é um aplicativo bem conhecido e aclamado pela crítica para edição de fotos vintage. Com mais de 100 filtros, você está certo de encontrar um punhado de ajuda para criar suas fotos vintage de maneira mais fácil. O que é grande com este aplicativo é que você pode visualizar imagens com o filtro escolhido antes mesmo de tirar a foto, você também pode adicionar uma borda para suas imagens, que podem aumentar o efeito do vintage que você está tentando criar.

2.     XnRetro

XnRetro possui todos os recursos para a criação de fotos vintage. Cada filtro tem um efeito de envelhecimento e até mesmo exibe texturas como arranhões ou dobras de papel falso de foto. Filtros como Lomo, Holga e Toy Camera são exemplos de especialidade deste aplicativo. Além dos filtros, você também pode adicionar beiras do vintage e efeitos especiais.

3.     Pixlr-o-matic

Pixlr-o-matic não só apresenta filtros de fotos bonitas, mas a interface do aplicativo em si é também um prazer de usar. Depois de aplicar um filtro, você pode adicionar sobreposições como vazamentos de luz e bokeh. Você também pode adicionar uma borda ou deixar a foto como é. Embora os filtros de fotos não sejam tão diversos, a capacidade de adicionar sobreposições interessantes, como brilhos ou luzes de néon faz o app uma escolha única.

4.     Retro Camera

Se você não quer gastar muito tempo escolhendo filtros e aplicação de efeitos, Retro Camera torna simples para você. Você só tem cinco filtros predefinidos para escolher, completos com efeitos de foto e sobreposições. Escolha um e atire sem confusão. O que você recebe são fotos vintage impressionantes que você pode compartilhar instantaneamente.

5.     Instagram

É definitivamente a escolha óbvia, como Instagram foi um dos primeiros aplicativos para fazer fotos vintage mais popular. Com sua recente atualização, não só você pode aplicar filtros de qualidade, mas também ajustar o brilho e o contraste. Aplicando efeitos obscuros como bokeh e tilt-shift permitem adicionar alguns toques finais únicos.

Conclusão sobre as fotos vintage
fotos vintage conclusão

Software de edição de fotos como o Photoshop ainda é a maneira mais fácil de criar suas próprias fotos vintage. Ao assistir um dos inúmeros tutoriais on-line, você pode começar a adicionar efeitos impressionantes para todas as suas fotos.

Com um pouco de prática, você será capaz de brincar com as configurações de exposição e correção de cores. Você ainda vai aprender a “borrar” as suas fotos usando as inúmeras opções de filtro disponíveis. Certifique-se de tirar suas fotos em formato RAW e não em JPEG para evitar afetar a sua qualidade.

Por último, não se esqueça que você deve começar com uma fotografia de boa qualidade, não basta olhar para o tema principal de suas fotos vintage, tem de levar em conta todo o ambiente para ter certeza de que tudo pode ser editado e dar uma melhor qualidade as suas fotos vintage.

O que você achou dessas maneiras de fazer fotos vintage com criatividade? Compartilhe a sua opinião abaixo, ou compartilhe alguma dica incrível abaixo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. juan Diz

    gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
    website, verygood content. i will follow you 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.