Se você está começando a fotografar agora, vai ficar surpreso em descobrir as funções existentes no menu da sua Câmera DSLR. Apesar de todas terem um possível uso profissional para resultados de qualidade, não é preciso muita experiência para saber usá-las.
O melhor de tudo, é que não é preciso comprar câmeras ultra modernas, já que essas funções são encontradas nos equipamentos fotográficos mais básicos.
Com a habilidade de ter o total controle da sua câmera fotográfica, você pode conseguir fotos perfeitas, dignas de profissionais que estão há anos no mercado.
Compensação de exposição de flash
O flash, muitas vezes, estraga uma fotografia que tinha tudo para ser boa. E isso é ruim, já que esse “acessório” pode ser muito útil quando usado corretamente.
O flash externo, por exemplo, fornece luz demais, resultando em uma aparência muito clara e sem cor.
A dica para melhorar essa aparência é ajudar a compensação de exposição de flash para reduzir esse brilho.
Para começar, ajuste-o para -2. Essa configuração cria uma qualidade suave de preenchimento do flash que fica imediatamente mais agradável. Se você precisar de menos luz ainda, você pode reduzir o flash para -3.
Apesar de ser raramente necessário, você pode até adicionar mais intensidade ao seu flash, aumentando esse número para o positivo. Apenas lembre-se: o uso correto do flash é para suavizar a imagem, e não para não eliminar as sombras.
Timer de dois segundos
Essa função raramente usada pode abrir um novo mundo de possibilidades criativas para você. Ela geralmente é encontrada no menu “drive” da sua câmera fotográfica.
Se você está em um lugar onde não é permitido o uso de tripés, ainda é possível fazer fotos nítidas, mesmo com longa exposição com esse times.
Selecione o timer de dois segundos e apoie a câmera em uma cadeira, ou no chão. Quando você acionar o disparador, a sua câmera vai se mexer um pouco, mas não se preocupe. Você ainda terá esses dois segundos para a câmera fotográfica estabilizar e fazer a imagem.
Essa função também é útil para tripés que não são tão estáveis quanto deveriam.
Se você não tem um disparador remoto, esse timer é uma ótima alternativa.
Histograma
O histograma pode ser visto como uma “cola” para fotografar tons claros. Para deixar um elemento verdadeiramente claro, você vai precisar que o gráfico do lado direito esteja mais próximo do histograma possível. Essa configuração indica uma exposição mais clara, do que uma aparência acinzentada.
Conforme você muda a exposição para deixar mais luz entrar no sensor, o histograma vai ser direcionado à direita. Continue ajustando as configurações até que não sobre nada na parte mais externa do gráfico. Dessa forma, você está maximizando todo o alcance dinâmico que a sua câmera fotográfica tem capacidade de ter.
Quando os dados do gráfico colidirem com o lado direito do histograma, você tecnicamente deixou uma parte da sua cena superexposta. Isso significa que não há nenhum detalhe nos destaques, mas sim um ponto de acesso que é impossível de ser recuperado, mesmo com um software sofisticado. Apesar de essa informação ser valiosa, ela não diz exatamente onde o ponto problemático está na sua cena. E é aí que a função Highlight Alert aparece para ajudar.
Highlight Alert
Na maioria das vezes, a configuração padrão da sua câmera fotográfica deixa o highlight alert desligado. Por isso, você vai precisar acioná-lo no menu. Essa ferramenta te mostra, exatamente, qual a parte da sua imagem está superexposta. Assim, você consegue corrigi-la com um ajuste na exposição, ou até mudar a composição para eliminar essa área indesejada.
Fazendo isso, você garante exposições mais consistentes e evita as áreas muito claras na fotografia. Você também consegue economizar tempo na edição posterior com ações de prevenção em campo.