Em entrevista para o portal Digital Photography Review, o Gerente do Departamento de Planejamento e Marketing da Tamron, Kota Misawa, falou sobre o uso de inteligência artificial em lentes fotográficas. Mais precisamente, de que forma essa tecnologia pode ajudar na melhoria de performance.
Nesse sentido, a compensação de vibração em filmagens é o mecanismo mais relevante. Além disso, o gerente da Tamron garantiu que esse recurso em nada interfere nos outros aspectos e características das lentes fotográficas.
“A IA na câmera não afeta as funções ou o desempenho das nossas lentes. Mas já estamos usando a tecnologia de IA para melhorar o desempenho da compensação de vibração ao gravar vídeos. Quando criámos este mecanismo de compensação de vibrações, testamos pessoas que faziam vídeos enquanto trabalhavam e testamos a forma como a câmera treme e o número de vezes que treme. Utilizamos os resultados dos testes para determinar o melhor ajuste de compensação. Por isso, sim, também podemos utilizar a IA para melhorar as nossas funções”, detalhou.
Evolução constante
Para a figura gerencial da companhia japonesa, o uso de inteligência artifical é um recurso que a empresa entendeu ser importante embarcar. Não apenas para acompanhar o movimento de mercado como também para abrir caminho visando produtos cada vez mais inovadores:
“A evolução das câmeras é espantosa, como no reconhecimento melhorado de objetos por IA e a inclusão de obturadores globais. Na nossa empresa, buscamos novos desafios para acompanhar a evolução das câmeras.”
Curiosamente, um dos pontos que o profissional entende como facilitador do processo de inovação é a dimensão da empresa. Isso porque, na comparação com outras gigantes do mercado de lentes fotográficas, a operação da Tamron tem menor proporção.
“Por vezes, podemos dizer que queremos uma lente que cubra uma distância focal específica. Ou dizemos ao departamento de design que precisamos de um determinado tamanho. Às vezes, dizemos apenas que precisamos de uma ‘objetiva de zoom padrão’, especificamos o tamanho do produto e perguntamos que tipo de distâncias focais podemos alcançar. A Tamron não é uma empresa gigante. Por isso, é bom podermos discutir novos produtos com o departamento de design. É muito fácil manter contato”, concluiu Kota Misawa.