As homenagens podem surgir das maneiras mais inesperadas, inusitadas e com referências que, por vezes, somente as pessoas homenageadas são capazes de sentir completamente a profundida da atitude. Como, por exemplo, a atitude que Diana Rodrigues teve quando decidiu incluir, em seu ensaio fotográfico, um caminhão.
Em entrevista que a secretária executiva concedeu ao veículo Folha MT, Diana explicou qual era o significado que tinha a fotografia onde um caminhão fazia a espécie de uma reverência ao bebê que estava em sua barriga:
“A conexão com caminhões começou antes mesmo de eu vir ao mundo. Fui concebida na boleia. Minha mãe sempre viajou com meu pai dentro de um caminhão, desde a lua de mel deles. Queria tirar uma foto de frente com o caminhão, gosto de estar de frente para ele. Mas meu marido abaixou a cabine com a ideia de que o caminhão reverenciasse o bebê e ficou incrível.”
Tamanha foi a repercussão que a própria fotógrafa responsável pelo trabalho, Lilian Nogueira, fez uma longa postagem em sua rede social contando a verdadeira “saga” que todos precisaram passar em busca do cenário em iluminação, captação e momento perfeito.
Confira abaixo o relato:
Essa foto traz tanta história… Quando Diana me contratou, disse que queria muito uma foto com caminhão, até porque ele era um simbolo da sua existência. Chegou o dia da sessão e, sim, não tinha ideia de como faria a foto e de qual seria resultado, então fizemos algumas fotos na casa dela, enquanto isso temporal se formou, muita chuva naquele dia. Diana já estava muito preocupada porque o parto estava marcado para 5 dias depois. E fomos mesmo chovendo para local, acredite levamos um caminhão para fotos (risos). Chegamos lá chuva, trovões e vários raios, fiquei com medo por ela estar gestante e estarmos em um lugar aberto e mais já era 20h, estava tudo escuro, um desafio grande para fotografo, chuva, raios ,trovoes e breu de escuridão. Mas ela não deixou desistir, foi quando ela me explicou o porque essa foto era tão importante, sim ela foi concebida dentro de um caminhão e casou-se com um amante de caminhões (sim ele e extremamente apaixonado hehe) . Então eu e a Fernanda Nogueira vivemos toda aquela historia através desta foto, foram varias tentativas para pegar o brilho do céu, tecido voando. Mas uma foto que resultou em um grande amor e significado.