São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.
“Come together, right now, over me”… Analisando a fotografia de hoje, dá até vontade de cantar um dos maiores sucessos dos Beatles: “Come Together”. A músicafoi composta para o 12° álbum da banda inglesa de mais sucesso no mundo e que originou a foto “Os Beatles na Abbey Road”.

Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969. Ela, por sinal, imortalizou não só o grupo britânico como também o fotógrafo escocês Iain Macmillan.
Contexto de ‘Os Beatles na Abbey Road’
Fontes da época relatam que Macmillan só teve apenas quinze minutos para clicar seis vezes os músicos atravessando a faixa de pedestres. Com direito, aliás, a lenda que atribui ao lendário John Lennon as seguintes palavras:
“Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas.”
Mal sabia ele que a foto “idiota” correria o mundo inteiro até os dias de hoje…
O fotógrafo Iain Macmillan subiu em uma escada de cerca de 10 metros colocada bem no meio da Abbey Road e tirou as fotos dos Beatles atravessando a rua. No dia, foi preciso contratar um policial para controlar o tráfego aos arredores, o que permitiu o contexto mais “limpo” da imagem.
A placa da rua que indica o nome – Abbey Road – não aparece na capa do álbum dos Beatles. Mesmo assim, em 2007, a prefeitura de Londres a retirou do local por conta da alta incidência de vandalismo. Sem contar os milhões de fãs que se fotografam atravessando a rua.
A capa do álbum foi “imitada” e “reproduzida” por diversos músicos, como Kayne West, passando por desenhos e filmes. Assim, Os Beatles na Abbey Road têm um legado inestimável.