Home»Artigos de Foto e Vídeo»A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: OS BEATLES NA ABBEY ROAD

A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: OS BEATLES NA ABBEY ROAD

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.

“Come together, right now, over me”…poxa, analisando a fotografia de hoje, dá até vontade de cantar um dos maiores sucessos dos Beatles: “Come together”, composta para o décimo segundo álbum da banda inglesa de mais sucesso no mundo e que originou a foto “Os Beatles na Abbey Road”.

Os Beatles minutos antes da fotografia icônica ser capturada

Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969, imortalizando não só o grupo britânico, como também, o fotógrafo escocês Iain Macmillan, que capturou o momento do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Fontes da época relatam que o Macmillan só teve apenas quinze minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres. Contam também que Lennon teria dito:

“Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas” – mal sabia ele que a foto “idiota” correria o mundo inteiro até os dias de hoje.

O fotógrafo Iain Macmillan subiu em uma escada de cerca de 10 metros colocada bem no meio da Abbey Road e tirou seis fotos dos Beatles atravessando a rua. No dia, um policial foi contratado para controlar o tráfego aos arredores. Os Beatles chegaram ao estúdio por volta das duas horas da tarde.

A placa da rua que indica o nome – Abbey Road – não aparece na capa do álbum dos Beatles. Mas, mesmo assim, em 2007, ela teve de ser removida do local pela prefeitura de Londres por conta da alta incidência de vandalismo, sendo um dos exemplos da importância que a fotografia deu ao local.

Sem contar os milhões de fãs que se fotografam atravessando a rua. A capa do álbum foi “imitada” e “reproduzida” por diversos músicos, como Kayne West, passando por desenhos e filmes. Assim, Os Beatles na Abbey Road têm um legado inestimável.

Post anterior

Fotógrafo avalia desempenho da Explorer 1s, a câmera de ação da MGCOOL

Próximo post

Como funciona o disparo de 20 fotos por segundo da Sony a9 ?

O Autor

Marco Antonio Barros

Marco Antonio Barros

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em TV, Rádio, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo.