Tutorial sobre iluminação: Como usar Luzes em Cena para Maior Qualidade

2 546

Todo o fotógrafo ou cineasta sabe que uma iluminação para estúdio fotográfico pode realçar ou acabar com qualquer imagem. A iluminação é uma das mais importantes, se não a mais importante parte na hora de planejar suas gravações ou sessões de fotografias. Se você ou quem estiver cuidando da iluminação em seu set fizer tudo direito será como se ele não estive nem ali, mas caso uma ou mais luzes estiverem mal posicionadas pode certamente estragar todo o trabalho que vocês tiveram.

Iluminar uma cena ou um set é, portanto, um dos principais fatores que separam o amador do profissional nesta indústria e saber utilizar todas as luzes disponíveis para criar um ambiente adequado para o que você está desejando é fundamental. Mas entre aqueles que estão começando a trabalhar na arte do filme e fotografia mais cedo ou mais tarde descobriram que iluminação não é uma coisa simples, e por vezes, nem muito barata. A seguir falaremos sobre como usar luzes práticas, isto é, aquelas que aparecem em cena, para dar vida a cena que você está criando.

Existem vários tipos de luzes práticas que podem ser utilizadas nos mais variados tipos de filmagem, seja uma filmagem em um set ao ar livre, durante, por exemplo, a gravação de um documentário ou num estúdio, onde se tem mais controle da iluminação. Utilizando luzes práticas sempre temos possibilidades de criar efeitos interessantes que ajudam a cativar sua audiência e melhorar a qualidade estética do seu filme.

iluminação

Usando iluminação interna nas filmagens: porque e quando aproveitar as luzes práticas.

Saber como utilizar luzes numa filmagem é uma arte que requer muita prática e treinamento para conseguir aperfeiçoá-la. Quando falamos de luzes e iluminação é sempre muito bom ter o lado prático aguçado. Fazer e testar com nossas próprias mãos pode ser o melhor método de aprendizado. Porém também podemos aprender com as teorias e experiências que outras pessoas tiveram. Temos como aprender com o que os outros já fizeram e a internet é uma grande biblioteca que oferece a nós quase tudo que já foi feito e testado neste mundo.

A luz prática não é, normalmente, a principal luz num set ou estúdio de filmagem. Por ser uma luz que aparece em cena, porém, ela sempre foi considerada como um coringa que pode ajudar a criar efeitos mais interessantes numa cena sem que pra isso você precise ter muita dor de cabeça com o arranjo das luzes. A melhor característica, contudo de uma luz prática é que pode ser virtualmente qualquer objeto que emita luz, e hoje em dia não faltam exemplos. Pode ser a luz de uma televisão, de um abajur, uma vela e até mesmo as luzes de natal.

Você pode e deve ser criativo ao utilizar luzes práticas para fazer a iluminação de seu vídeo. Existem basicamente duas razões pra se utilizar luz prática. A primeira é porque ela ajuda a criar o ambiente que leva a suspensão do descrédito da audiência. Quando a iluminação não faz muito sentido a crença e engajamento da plateia com o filme pode sofrer, pois as pessoas podem perceber que tem alguma coisa errada. A luz prática ajuda ao criar uma razão para que a iluminação seja do jeito que foi filmada.

Outro fator importante da luz prática é que ela pode dar mais dimensão ao seu cenário ao colocar mais luzes ao fundo. Isso cria um contraste e possibilita que a imagem tenha mais profundidade e dá mais qualidade e realismo ao vídeo. Como dito anteriormente você pode utilizar várias fontes de luz como luz contínua, explorando sua criatividade até o limite. Ainda mais hoje em dia com câmeras que tem mais sensibilidade que a gente jamais pode imaginar.

iluminação

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] pode fazer com que sua imagem surpreenda os outros.Há diversos fatores surpresa possíveis: uma iluminação diferente, ondas do mar, objeto incomum, neblina, nuvens simétricas, um avião ou algum outro elemento […]

  2. […] do trabalho. Se trata de fotografar nos horários propícios para atingir uma melhor e mais bonita iluminação. Esses horários são no nascer, ou no pôr do sol. A angulação do sol, iluminando diretamente […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.