A importância do backup para fotografias

0 187

Para um fotógrafo, fazer um ensaio, mesmo que não seja para um cliente e que seja para compor o seu portfólio, exige tempo e dinheiro. Além de oportunidades que podem não se repetir. Perder registros fotográficos é uma decepção para qualquer um depois de viagens ou passeios. Vamos falar hoje sobre a importância do backup para fotografias.

Para um fotógrafo um trabalho de 1 dia pode ter rendido centenas de fotografias que poderiam ter feito parte de um portfólio incrível ou ter sido entregue para o cliente após uns dias.

Alguns fotógrafos não adotam a ideia de fazer backup de imagens porque, assim como nós, pensam que um problema nunca vai acontecer com ele. Infelizmente todos estamos sujeitos as surpresas que a tecnologia tem a nos oferecer. O seu computador pode estar funcionando agora e daqui 2 minutos apagar completamente.

tumblr_mm95pa1CFI1r9x643o1_500_00002

O susto é ainda maior quando você consegue ligar novamente e todo o seu trabalho foi perdido e você não tem nada que garanta essas imagens de volta para você.

Existem diversas alternativas para armazenamento de fotos e arquivos que vão te ajudar a sempre recuperar seus trabalhos mesmo que algum problema aconteça em sua câmera digital ou em seu computador. Vamos te apresentar algumas dessas alternativas.

Por que fazer um backup para fotografias?

Encontramos na internet diversos depoimentos de fotógrafos que já perderam todo o seu trabalho porque não se importavam com armazenamento de imagens e tiveram terríveis surpresas ao seu computador apresentar falhas.

Esse tipo de história nos faz repensar como é importante possuir uma maneira de backup para fotografias. As alternativas que a tecnologia nos apresenta são baratas e algumas gratuitas e por falta de tempo deixamos de usá-las.

Além de serem de baixo custo, não oferecem nenhum tipo de trabalho para usar nos e mesmo assim insistimos em confiar na nossa intuição de que nada de ruim irá acontecer com nossos trabalhos.

Dicas de backups para fotografias

Saber a importância de um backup é comum. Ninguém deseja perder trabalhos e arquivos que não poderão ser recuperados. Por isso trouxemos alguns exemplos de armazenamento. Não só para imagens mas para qualquer tipo de arquivo. Essas ferramentas podem ser muito úteis para você fotógrafo.

  • No computador: é uma das mais fáceis e práticas formas de fazer backup de imagens através de DVD, por exemplo. Algumas ferramentas do windows permite que você salve seus arquivos com segurança além de serem baratos e úteis. O único problema é a quantidade de arquivos que, se for grande precisará de dezenas de DVD’s iguais para armazenar.
  • No pendrive: é um dispositivo mais versátil e possui versões com mais espaço disponível de armazenamento. Também não é uma opção cara e pode ser muito útil. Você pode carregar os seus arquivos e portfólio para onde quiser em um dispositivo tão pequeno.
  • No HD externo: outra forma simples que funciona quase da mesma maneira que um pen drive, porém possui versões com ainda mais espaço de armazenamento. Se conecta facilmente em qualquer computador e também pode ser levado a qualquer lugar
  • Na nuvem: atualmente estão surgindo serviços online que permite que você armazene seus arquivos dentro de uma nuvem que pode ser acessada online. É muito segura e é capaz de armazenar um grande número de fotos. A maioria dos planos são grátis e funcionam muito bem.

tumblr_mm95pa1CFI1r9x643o1_500_00000

Para um fotógrafo, o mais decepcionante é perder arquivos de dias de trabalho por um erro um problema técnico no computador. Isso pode não ser mais o seu problema se você souber fazer um backup para imagens. Não demore para fazer o seu para não ter decepções futuras.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.