Início » Indústria Fotográfica em 2022 teve recuperação da “Cultura Retrô”
Artigos de Foto e Vídeo

Indústria Fotográfica em 2022 teve recuperação da “Cultura Retrô”

Com o fim de 2022 e o início recente de ano, além de desejar um Feliz e Próspero Ano Novo, é momento de olhar para números. Mais especificamente, aqueles proporcionados ...

Artigos de Foto e Vídeo

Indústria Fotográfica em 2022 teve recuperação da “Cultura Retrô”

Com o fim de 2022 e o início recente de ano, além de desejar um Feliz e Próspero Ano Novo, é momento de olhar para números. Mais especificamente, aqueles proporcionados ...

industria-fotografica-em-2022-teve-recuperacao-da-cultura-retro-1-Blog-eMania

Com o fim de 2022 e o início recente de ano, além de desejar um Feliz e Próspero Ano Novo, é momento de olhar para números. Mais especificamente, aqueles proporcionados nas diferentes áreas da indústria fotográfica e suas variantes.

Baseado em números apurados pelo portal Digital Photograph Review, o Blog eMania fará um apanhado das principais estatísticas. Nesse, para uma abordagem mais detalhada, a análise sobre os dados da indústria fotográfica vai acontecer em duas partes e com elementos distintos. Portanto, fique ligado!

industria-fotografica-em-2022-teve-recuperacao-da-cultura-retro-Blog-eMania
Alexander/Pixabay

Cultura retrô

Antes de abordar os números em si, uma característica que vai de encontro ao constante desejo de modernidade se destaca: a recuperação do “retro-tech”. Ou, em termos mais simples, a cultura retrô.

Não à toa, o destaque da apresentação estatística ficou para a mobilização nesse sentido. Seja com o uso de câmeras “point and shoot” como até mesmo a possibilidade de adquirir smartphones antigos. Como, por exemplo, o iPhone 3G, produzido no hoje bastante tecnologicamente distante ano de 2008.

industria-fotografica-em-2022-teve-recuperacao-da-cultura-retro-2-Blog-eMania
Anna/Pixabay

Apesar desse caráter de resgate de elementos mais ligados ao passado, o portal também menciona a verdadeira “explosão” de um símbolo tanto dos tempos modernos como do conteúdo entregue em larga escala e curta (por vezes curtíssima) duração: o TikTok.

– Em termos de tendências, 2022 foi o ano da “tecnologia retrô” e do TikTok. A tecnologia de câmera mais antiga viu um ressurgimento com a Geração Z por sua aparência “retrô”. As pesquisas do Google por ‘iPhone 3G’ dispararam em fevereiro de 2022 e a #retrotech foi tendência ao longo do ano, com usuários de mídia social criando milhares e milhares de vídeos de Gen Zs experimentando smartphones mais antigos além do uso de câmeras point and shoot – destacou o DPReview.

Ícone "Verificada pela comunidade"

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados