Com o fim de 2022 e o início recente de ano, além de desejar um Feliz e Próspero Ano Novo, é momento de olhar para números. Mais especificamente, aqueles proporcionados nas diferentes áreas da indústria fotográfica e suas variantes.
Baseado em números apurados pelo portal Digital Photograph Review, o Blog eMania fará um apanhado das principais estatísticas. Nesse, para uma abordagem mais detalhada, a análise sobre os dados da indústria fotográfica vai acontecer em duas partes e com elementos distintos. Portanto, fique ligado!
Cultura retrô
Antes de abordar os números em si, uma característica que vai de encontro ao constante desejo de modernidade se destaca: a recuperação do “retro-tech”. Ou, em termos mais simples, a cultura retrô.
Não à toa, o destaque da apresentação estatística ficou para a mobilização nesse sentido. Seja com o uso de câmeras “point and shoot” como até mesmo a possibilidade de adquirir smartphones antigos. Como, por exemplo, o iPhone 3G, produzido no hoje bastante tecnologicamente distante ano de 2008.
Apesar desse caráter de resgate de elementos mais ligados ao passado, o portal também menciona a verdadeira “explosão” de um símbolo tanto dos tempos modernos como do conteúdo entregue em larga escala e curta (por vezes curtíssima) duração: o TikTok.
– Em termos de tendências, 2022 foi o ano da “tecnologia retrô” e do TikTok. A tecnologia de câmera mais antiga viu um ressurgimento com a Geração Z por sua aparência “retrô”. As pesquisas do Google por ‘iPhone 3G’ dispararam em fevereiro de 2022 e a #retrotech foi tendência ao longo do ano, com usuários de mídia social criando milhares e milhares de vídeos de Gen Zs experimentando smartphones mais antigos além do uso de câmeras point and shoot – destacou o DPReview.