Em tempos de isolamento, use a fotografia como terapia

0 548

O poder da fotografia como terapia é notório. Privilégio de uma arte que perpassa os tempos e ganha elementos cada vez mais relacionados a questão tecnológica sem perder a sua alma intimamente ligada a sensibilidade. Não importa os recursos da câmera, se não houve o toque artístico, o exercício estará visivelmente incompleto.

Vivemos tempos sombrios, é inegável. Mesmo para quem queira muito negar, fica difícil diante de tantos fatos e imagens estarrecedoras. Período esse onde seres microscópicos e desconhecidos para o grande público até o início de 2020 levaram nações a total paralisação. Ao sentimento de impotência, desespero, angústia, caos.

Nova Canon EOS Rebel SL3 uma DSLR para Iniciante
f/4, 1/200th sec., ISO 400 By Theano Nikitas

É absolutamente compreensível pensar primeiro na questão econômica. Afinal, esse impacto parece ser mais palpável, objetivo de ser medido. Índices de PIB, valores de ações, projeções de crescimento da economia global, tudo isso é e será afetado pela sequência de eventos relacionados ao novo coronavírus.

Mas e a questão da saúde mental? Não seria essa também uma questão firme a ser abordada? Poderia esse tema ficar de fora dos debates mediante a importância que ele tem justamente para o bom andamento da indústria, comércio e serviços em geral, temas esses puramente de ordem econômica? É justamente nesse ponto que entra o papel da fotografia como terapia.

Melhores Câmeras para Iniciantes

A arte de fotografar sempre cumpriu bem seu papel de informar e expressar a arte. Ela mostra o que há de mais belo (e também mais chocante) no mundo que vivemos. E, por muitas vezes, um mundo que sequer sabíamos existir. Porém, nesse momento, penso que o papel dessa expressão artística transcende esses significados e atinge um patamar superior que é o terapêutico.

O fato de simplesmente retratar o que existe. Sem compromissos profissionais ou mesmo o pudor de apenas considerar o plenamente belo. Analise tudo, fotografe tudo, observe tudo. Faça com que isso tome o seu tempo. Tempo que antes você podia não ter e, com a necessidade de isolamento social, hoje pode lhe sobrar.

Faça com que esse período valha (ainda mais) a pena. Usar a fotografia como terapia é uma ótima pedida. Tente!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.