O chocante impacto em todo o planeta do coronavírus em fotos

11 399

Não existe um único ser vivo em todo o Planeta Terra que não tenha conhecimento sobre o vírus aterrorizante que vem se abatendo sobre a população de todas as partes batizado de COVID-19. Afinal de contas, estamos falando de uma doença que já vitimou mais de 55 mil pessoas ao redor do globo e contabiliza mais de um milhão de infectados. São números absolutamente alarmantes.

Infelizmente, mesmo em meio a tantos avisos (inclusive vindos de órgãos nacionais e internacionais que são autoridade no assunto), ainda existem aqueles capazes de desrespeitar as normas. De menosprezar o que vem sendo aconselhado. Também por isso, o Blog eMania publica aqui um relato dos mais chocantes sobre o novo coronavírus em fotos.

A China: onde tudo começou

o-chocante-impacto-em-todo-o-planeta-do-coronavirus-em-fotos-china-Blog-eMania
Foto: Héctor Retamal/AFP

Foi na cidade de Wuhan, distante mais de mil quilômetros da capital, Pequim, que os primeiros casos do novo vírus que teriam sofrido mutações para se adaptarem ao organismo humano foram encontrados ainda no fim de 2019. E uma forma de retratar o coronavírus em fotos de maneira fidedigna apareceu ainda no mês de janeiro assustando a população chinesa e mundial.

Um clique feito pela câmera de Héctor Retamal, profissional da agência de notícias e fotografias AFP, flagrou um idoso deitado sem qualquer reação em uma calçada onde não existia qualquer movimentação ou locais abertos a sua volta. Pouco depois, policiais e profissionais da saúde com roupas de proteção se aproximaram e retiraram o homem que, na verdade, estava morto.

Itália: um dos países mais afetados

o-chocante-impacto-em-todo-o-planeta-do-coronavirus-em-fotos-italia-Blog-eMania
Foto: Reuters/F. Lo Scalzo via DW

No início, o prefeito da cidade de Milão, Giuseppe Sala, menosprezou o poderio destrutivo da doença ao endossar uma campanha com a #MilãoNãoPara e instigar as pessoas a continuarem suas atividades normalmente na região.

Pouco tempo depois, a capital da província da Lombardia se tornou um dos focos mais brutais de contágio pelo Covid-19 chegando a mais de nove mil casos. A autoridade chegou a se desculpar publicamente, mas o desastre já estava instalado: necessidade de quarentena com presença policial nas ruas para inibir a presença de desobedientes e a necessidade de fechar o crematório por atingir a lotação máxima de corpos.

Espanha: outra nação esfacelada pelo Covid-19

o-chocante-impacto-em-todo-o-planeta-do-coronavirus-em-fotos-espanha-Blog-eMania
Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Atrás da Itália, a Espanha é o país que registra, em solo europeu, o maior número total de mortes superando a espantosa marca de 10 mil pessoas vitimadas pelo novo coronavírus. Em fotos, é possível notar que até mesmo os hospitais temporários em uma metrópole como Madri já estão completamente tomados por pacientes.

Nos últimos dois dias, o país, por duas oportunidades consecutivas, registrou uma marca de mais de 900 pessoas falecidas. Mesmo com o fato de que a quarentena oficialmente decretada no país dura desde o dia 14 de março.

Estados Unidos: uma nação em crise sanitária

o-chocante-impacto-em-todo-o-planeta-do-coronavirus-em-fotos-eua-Blog-eMania
Foto: Brendan Mcdermid/Reuters

O comportamento do presidente Donald Trump em um primeiro momento foi semelhante ao do prefeito de Milão. E, assim como ocorreu em solo italiano, o impacto da doença demonstrou que o julgamento inicial não poderia ter sido mais equivocado.

Em números atualizados, são 7 mil mortos, 273 mil casos de infecção onde a cidade de Nova York é o verdadeiro “epicentro” dos casos: 2.935 óbitos sendo que 562 deles aconteceram nas últimas 24 horas. Algo que chegou a motivar um apelo quase que desesperado pelo governador Andrew Cuomo:

– Nova York está em crise. Ajudem York. Depois… vão para o próximo lugar à medida que isso se espalha pelo país. É assim que derrotamos essa droga de vírus à medida que ele marcha pelo país.

O Equador e a situação calamitosa de Guayaquil

o-chocante-impacto-em-todo-o-planeta-do-coronavirus-em-fotos-equador-Blog-eMania
Foto: Vicente Gaibor del Pino/Reuters

O país sul-americano vive dias aterrorizantes com o avanço da pandemia atingindo, principalmente, a cidade de Guayaquil onde, em casos confirmados, vitimou 60 pessoas e já registra mais de 1,3 mil infectados.

Com isso e a crescente em níveis incontroláveis, o sistema funerário da cidade entrou em colapso e corpos já estão sendo simplesmente deixados nas ruas sem a previsão de quando poderão ser velados ou enterrados. Ao ponto de uma pessoa que teria falecido em casa no dia 28 de março ainda estar exatamente no mesmo lugar pela impossibilidade de mobilizá-lo ao IML local ou mesmo a um hospital. Um horripilante do coronavírus em fotos quase inacreditáveis.

você pode gostar também
11 Comentários
  1. […] canais de comunicação. Em um mundo onde a inclusão digital já era exaltada, a pandemia do novo coronavírus reforçou o cenário e estreitou o contato, porque não, do homem com a arte da […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.